Flash ad ID:31

Santa Maria da Boa Vista: Povoado de Curral Novo ganha unidade de saúde

PSF Santa Maria da Boa Vista: Povoado de Curral Novo ganha unidade de saúde

A população de Santa Maria da Boa Vista, sertão do São Francisco, conta agora uma Unidade de Saúde da Família (USF) no Povoado de Curral Novo. A unidade de saúde beneficiará várias comunidade vizinhas e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, alcançando 100% de cobertura nas áreas de assentamentos do município.

A prefeita Eliane Costa (PSL) aproveitou para anunciar a construção de mais três unidade de saúde no município, que já contam com recursos garantidos.

“Nós estivemos no Curral Novo durante nossa campanha e assumimos o compromisso com os moradores para implantarmos um posto de saúde aqui, hoje estamos voltando para cumprir o nosso compromisso e aproveito para anunciar mais três unidades de saúde que construiremos no município”, afirmou a prefeita Eliane. (Foto/Ascom)

OAB Pernambuco entra com ações por crimes de preconceito nas redes sociais

OAB PE OAB Pernambuco entra com ações por crimes de preconceito nas redes sociaisA OAB Pernambuco entrou com ações por crimes de preconceito contra nordestinos nas redes sociais. De acordo com o presidente da Ordem de Advogados do Brasil- seccional Pernambuco (OAB-PE), Pedro Reynaldo Alves, seis pessoas já foram representadas, junto ao Ministério Público Federal (MPF).

A acusação foi por incitação ao ódio e ao preconceito nas redes sociais. Esse tipo de crime pode levar a revisão de pena de dois a cinco anos de reclusão.

Ao todo foram cinco pessoas no Recife e uma advogada no Ministério Público Federal em São Paulo. Nesse tipo de crime praticado nas redes sociais quanto maior a difusão da manifestação odiosa e preconceituosa, maior é a pena. (Fonte: Blog da Folha)

Comunitário petrolinense reclama de Corpo de Bombeiros por causa de abelhas

walter romão Comunitário petrolinense reclama de Corpo de Bombeiros por causa de abelhasO comunitário Walter Romão (foto) soltou o verbo contra o 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Petrolina. Residente à Rua Vital Brasil, no bairro Maria Auxiliadora, zona leste de Petrolina, ele teve uma surpresa desagradável ao acionar uma equipe da corporação para que retirasse um enxame em sua residência. A resposta, segundo ele, é de que isso não seria possível.

“Disseram que não tinham um carro, nem material para espantar as abelhas”, informou Romão.

Ele informou ter acionado os bombeiros na noite da última quinta (30), mas havia ligado também pela manhã e à tarde. “Eles não vêm em hora nenhuma porque não têm como realizarem o serviço. É um absurdo”, desabafa. A reportagem tentou várias vezes um contato com o 4° Grupamento, mas não obteve sucesso. O espaço está garantido ao órgão para que esclareça o assunto.

Flash ad ID:31

Faixas de pedestres na Avenida Monsenhor Ângelo: Excesso de confiança não rima com segurança

avenida monsenhor angelo sampaio 800x600 300x225 Faixas de pedestres na Avenida Monsenhor Ângelo: Excesso de confiança não rima com segurança

A ansiedade de atravessar a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, mesclada ao excesso de confiança nos condutores de veículos, levam alguns pedestres a se esquecerem de que no trânsito também possuem deveres.

Nossa reportagem presenciou na tarde de hoje (31), nas imediações do Hipermercado Gigo, o que poderia vir a ser uma tragédia. Um grupo de estudantes mal esperou os veículos pararem antes da faixa e já foram logo passando, sem darem muita importância se todos haviam parado.

Mas um dos veículos foi obrigado a frear no limite, e por pouco não provoca um atropelamento (talvez resultando até em óbito). Fica o alerta do Blog: antes de cruzar a pista, cabe a todo pedestre observar se está completamente seguro.

Treinamento na UPAE aborda conduta profissional e limites individuais no esforço físico

Treinamento UPAE Treinamento na UPAE aborda conduta profissional e limites individuais no esforço físico

Treinamento Treinamento na UPAE aborda conduta profissional e limites individuais no esforço físicoFuncionários da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina passaram recentemente por duas capacitações. Uma referiu-se a condutas dos profissionais no atendimento ao público. A outra, relacionada a ergonomia, abordou o trabalho em equipe e segurança no local onde se trabalha.

Segundo a psicóloga do setor de seleção e treinamento do Imip, Ruth Irabel, a importância do primeiro treinamento foi aprimorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Já sobre o treinamento de Ergonomia, o técnico em segurança do trabalho, Eder Fraga, explica que o objetivo foi a conscientização dos servidores sobre seus limites individuais de levantamento e transporte manual de peso, além da orientação postural correta durante as atividades laborais.

“Orientamos sobre deslocamento, levantamento e transporte de cargas, capacidade individual de carga por sexo,  procedimentos básicos e doenças causadas por levantamento de peso, movimentos repetitivos e alongamentos básicos”, relata. (fonte/foto: Ascom UPAE)

Lançamento: Novo livro do Padre Humberto Ferreira fala sobre sentido da vida

Padre Humberto Lançamento: Novo livro do Padre Humberto Ferreira fala sobre sentido da vida

O livro ‘Filosofia: conhecimento do Universo’, que apresenta conceitos de valorização da vida será lançado hoje (31), no centro Cultural Dom Bosco, área central de Petrolina. O livro se destina a todo o publico de professores, educadores, para refletir e saber a causa, o sentido maior da vida. “É a aplicação do conhecimento em favor da vida”, revelou Padre Humberto Ferreira, autor do livro.

Padre Humberto explica que o livro foi escrito enquanto o mesmo estava em Madri na Espanha, fazendo Mestrado quando encontrou os conceitos filosóficos do espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955). “Ele (Gasset) reflete muito sobre o sentido da vida, faz filosofia a partir da vida, mas antes critica a  tradição antiga. Ele apresenta a vida com um projeto que me entusiasmou bastante porque está inteira sintonia com os princípios cristãos”, explicou.

A obra será apresentada também nas universidades, segundo Padre Humberto, para refletir junto aos conhecimentos da ciência, unindo a filosofia com a teologia, “porque todas as ciências não se separam da vida, a vida que nós temos é o grande problema de todas as ciências e devemos buscar soluções a partir das experiências, dos conhecimentos, e socializar os conhecimentos sempre em favor da vida”, afirmou.

‘Filosofia: conhecimento do Universo’ está disponível em todas as livrarias católicas de Petrolina. Padre José Humberto Ferreira, é pároco da Diocese de Petrolina, e dirige a paróquia do bairro São Gonçalo. Já atuou no Seminário de São José como professor de Antropologia Filosófica.

Moradores do bairro São Gonçalo receberão Ocupação Social com serviços gratuitos

Ocupação Social 300x225 Moradores do bairro São Gonçalo receberão Ocupação Social com serviços gratuitosA comunidade do São Gonçalo, zona oeste de Petrolina, vai receber neste sábado (1/11), a partir das 8h, a Ocupação Social de Impacto, que oferecerá atendimentos gratuitos aos moradores na Escola Estadual João Batista. A iniciativa é uma parceria entre os governos municipal e estadual.

Segundo Célia Regina, secretária municipal de Cidadania, a ocupação social atende os que vivem distantes do Centro da cidade e têm dificuldade para obter serviços que só podem por lá.

Serão oferecidos serviços de vacinação, atendimento psicológico e jurídico do CREAS e CRAS, orientação bucal e distribuição de kits, exames de HIV/Sífilis, Celpe, emissão de carteira de trabalho e de livre acesso para idosos, emissão de documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento e óbito, entre outros serviços. (Foto: Ascom PMP/divulgação)

João Lyra Neto e Câmara pedem bênçãos ao Papa Francisco

4304 01498 João Lyra Neto e Câmara pedem bênçãos ao Papa Francisco  10603728 713499085404871 90314698508180907 n João Lyra Neto e Câmara pedem bênçãos ao Papa Francisco  Em viagem à Itália, onde cumprem uma agenda diversificada, o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, e o eleito, Paulo Câmara, foram recebidos na manhã desta sexta-feira (31) no Vaticano pelo Papa Francisco.

Os dois acompanharam a apresentação que a orquestra ‘Criança Cidadã Meninos do Coque’, do Recife, fizeram para o Papa. Mas Lyra Neto e Câmara aproveitaram para pedir as bênçãos ao Sumo Pontífice. O primeiro para agradecer pela missão de encerrar um ciclo exitoso do Governo do Estado, iniciado em 2007 com Eduardo Campos. O segundo, pela missão árdua que o espera pelos próximos quatro anos, no mínimo. (Fotos: SEI-PE/divulgação)

Idosa diz esperar há quatro anos por cirurgia em Petrolina

IMG 3786 1 Idosa diz esperar há quatro anos por cirurgia em PetrolinaA demora em conseguir atendimento médico em Petrolina continua sendo alvo de revolta da população. Exemplo disso é a comunitária Francisca Maria Ribeiro. Ela foi ontem (30) à Câmara Municipal em busca de uma solução para o seu drama. Ao Blog, Dona Francisca revelou que espera há quatro anos para fazer uma cirurgia no olho.

Segundo ela, um procedimento já foi feito em um dos olhos há cerca de 4 anos, mas até agora ela espera uma resposta da Secretaria da Saúde para realizar o mesmo procedimento no outro olho.

Tem quatro anos que eu fiz uma cirurgia em um dos meus olhos, e estou até agora esperando para fazer no outro. Botei uma requisição lá no posto de saúde do bairro e até agora não chega resposta. Foi preciso pedir outra requisição e continuo esperando para ver se consigo, isso é uma falta de vergonha muito grande“, lamenta.

O fato estaria ocorrendo na Unidade de Saúde do bairro Pedra Linda, onde Dona Francisca reside. Além da demora em seu tratamento a comunitária também reclama do atendimento prestado a seu esposo, que segundo ela teria passado mais de um ano à espera de um exame de próstata.

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura e aguarda um posicionamento sobre a reclamação de Dona Francisca.

Suspeito de assaltos e dois homicídios em Petrolina é preso no Centro de Petrolina

assaltos 199x3001 Suspeito de assaltos e dois homicídios em Petrolina é preso no Centro de PetrolinaSuspeito de dois homicídios e assaltos, foi preso na área central de Petrolina, no fim da manhã desta sexta-feira (31) Daniel Cordeiro dos Santos, 23 anos.

Durante a captura, o mesmo tentou empreender fuga, pulando vários muros de residências. Mas foi capturado dentro de um ônibus de transporte coletivo de passageiros.

Daniel é suspeito de haver praticado dois homicídios nos últimos meses, vários roubos a transeuntes no centro comercial de Petrolina e bairros adjacentes. Nos últimos 20 dias, ele sofreu duas tentativas de homicídio.

River Shopping terá atendimento normal a público neste domingo, Dia de Finados

River 4 300x225 River Shopping terá atendimento normal a público neste domingo, Dia de FinadosNeste domingo (2), Dia de Finados, o River Shopping irá manter o horário de funcionamento normal. Segundo as informações da administração, as lojas âncoras abrirão das 13h às 21h; as demais lojas das 14h às 20h.

A praça de alimentação e lazer funcionará das 12h às 22h, e o Hiper Bompreço das 8h às 21h. O Expresso Cidadão estará fechado.

Vereador sugere que agentes de trânsito atuem 24 horas em Petrolina

Edilsão 300x225 Vereador sugere que agentes de trânsito atuem 24 horas em PetrolinaNão é de agora que os petrolinenses reclamam da falta de fiscalização de trânsito no período noturno, mas se depender do vereador Edilsão do Trânsito (PSL) a demanda está com os dias contados.

Em entrevista ao Blog na manhã desta sexta-feira (31), Edilsão informou que fará uma indicação na próxima segunda-feira (3) para que os agentes de trânsito passem a atuar por 24 horas nas ruas da cidade. Segundo o vereador, a iniciativa surgiu após várias reclamações da comunidade.

Fui procurado várias vezes por pessoas que reclamam da falta de assistência durante a noite. Por que a demanda é muito grande, muitas vezes acontece um acidente tarde da noite e as pessoas ligam para o batalhão e precisam aguardar. Vamos divulgar o telefone da EPTTC para que a população tenha outra opção que não seja só o serviço do 190”, disse.

O vereador informou ainda que o  projeto é totalmente viável e que o serviço em regime de 24h já é previsto pelo estatuto dos agentes de trânsito.

AMMA conscientiza petrolinenses a manter praças já revitalizadas

praça 21 de setembro2 AMMA conscientiza petrolinenses a manter praças  já revitalizadasA Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) vem recuperando algumas praças de Petrolina, mas o trabalho pode ser colocado em xeque se a população não fizer a sua parte. Por isso o órgão está fazendo um trabalho de conscientização para manter os espaços em perfeita ordem. Segundo a AMMA, algumas pessoas jogam lixo nos locais, arrancam algumas plantas e até mesmo colocam cadeiras dentro dos canteiros, prejudicando todo o trabalho de arborização.

“A população é quem nos pede com mais intensidade essa iniciativa de deixar a cidade mais verde, mais bonita, mais arborizada. Então a gente entende que não é justo que alguns possam interferir nesse processo e destruam o que já foi feito até agora. Nesse sentido nós pedimos a colaboração de todos, para que sejam parceiros do poder público no sentido de ajudar a manter organizados esses espaços que já ganharam melhorias”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Para estimular a educação ambiental, a AMMA tem desenvolvido mais palestras em escolas e instituições do município. Além do canteiro central da Avenida Souza Filho (foto), a agência já restaurou as praças Maria Auxiliadora, 21 de Setembro e o canteiro do Monumento da Integração. Outras praças – a exemplo da que fica ao lado da Igreja Matriz – estão no roteiro do planejamento da AMMA para revitalização.

Fernando Filho fala da relação com Governo Dilma e não crê em retaliações

Fernando Filho4 Fernando Filho fala da relação com Governo Dilma e não crê em retaliaçõesApesar de admitir o acirramento pré-eleitoral entre PSB e PT – intensificado no final do ano passado – até a opção dos socialistas em seguir o candidato a presidente Aécio Neves no segundo turno como fatores que abalaram o relacionamento entre as duas legendas, o deputado federal socialista Fernando Filho disse não crer em “retaliações”.

Os rumores mais insistentes nos bastidores, após a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT), eram de que ela poderia dar tratamento “de oposição” a Paulo Câmara (PSB), governador eleito em Pernambuco que derrotou o candidato apoiado pela petista, Armando Monteiro Neto (PTB).

Mas Fernando Filho avalia que, passado o processo eleitoral, o momento é de “desamar palanques” e buscar o diálogo e parcerias – intenção, inclusive, já defendida abertamente pela própria Dilma. Ele lembrou que a presidente já sentiu na pele o que a aguarda, se mantiver a mesma postura do primeiro mandato. Esta semana a Câmara dos Deputados derrubou o projeto criando os conselhos populares, que também deve ter o mesmo destino no Senado.

Em entrevista concedida a este Blog na manhã de hoje (31), Fernando Filho transitou entre as declarações do deputado federal eleito Tadeu Alencar e o prefeito do Recife Geraldo Julio (ambos do PSB), que opinaram distintamente sobre o assunto pela imprensa do Recife. Concordando com Geraldo, o socialista deixou claro que o partido inicia o governo com Paulo Câmara, a partir de 1° de janeiro de 2015, na oposição. Mas afinou o discurso com Tadeu ao deixar as portas abertas para uma futura reaproximação com os petistas.

O histórico do PSB é de sempre manter um alinhamento com o PT, mas essa decisão quem vai tomar é a instância do partido, na posição do nosso presidente Carlos Siqueira”, declarou.

Escolha

Fernando Filho também minimizou o fato de seu partido ter decidido apoiar Aécio no segundo turno, e que isso significou uma “quebra de confiança” irreversível. O parlamentar justificou, primeiro, que o PSB saiu do Governo Dilma para tocar seu próprio projeto, com a candidatura de Eduardo Campos. Com a trágica morte do socialista, num acidente aéreo (em agosto), Marina Silva foi a escolhida para continuar o projeto. “O PSB terminou por apoiar Aécio, mas saiu do Governo Dilma para apostar numa candidatura do nosso campo progressista, como era a candidatura de Eduardo e a da ex-senadora Marina Silva. O apoio a Aécio foi uma consequência das rusgas que houve na eleições”, completou.

O deputado acredita que os socialistas até podem ser procurados pelo petistas antes do que se imagina, haja vista a relação conturbada que Dilma já enfrenta com o PMDB do vice, Michel Temer. Além de derrubar os conselhos tutelares, o PMDB acena que não apoiará o candidato do PT a presidente da Câmara Federal. “Acho que toda vez que ficar difícil a relação da presidente com sua base, o papel dos aliados históricos vai ser resgatado. Vamos estar na oposição, mas isso não impede de votarmos a favor de projetos do governo quando entendermos que farão bem ao país”, finalizou.

TCM-BA aprova contas da Câmara de Juazeiro no exercício de 2013

Vereador Pedro Filho 1024x682 640x426 300x199 TCM BA aprova contas da Câmara de Juazeiro no exercício de 2013 O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Pedro Filho (PR), anda de consciência leve e sorrindo à toa. Tudo porque o Tribunal de Contas do Município da Bahia (TCM-BA) aprovou, no último dia 23, as contas da Casa Legislativa referentes ao exercício de 2013, sob a gestão do vereador.

De acordo com o parecer do TCM, recebido na tarde desta quinta-feira (30), as contas não ultrapassaram os limites previstos pela Constituição em relação à receita tributária do município, mantendo-se dentro do limite previsto para despesas com pessoal, bem como o pagamento aos vereadores.

Salvo algumas ressalvas, referentes a despesas de seguro de vida com servidores, excesso de “serviços de reprografia” e outras pequenas falhas, a decisão do TCM foi de votar pela aprovação das contas. “O TCM é extremamente rigoroso e, por isso, detalhes técnicos quase sempre levam à desaprovação das contas e a multas. Temos uma equipe capacitada, empenhada e cuidadosa, a quem agradeço”, comemorou o presidente.  As informações foram repassadas pela assessoria da Casa Aprígio Duarte Filho. (foto/divulgação arquivo)

Sobrinha de Ariano Suassuna e professor da Unicamp recebem títulos de Cidadão Petrolinense

titulo livia suassuna Sobrinha de Ariano Suassuna e professor da Unicamp recebem títulos de Cidadão Petrolinensetítulo joão wanderley Sobrinha de Ariano Suassuna e professor da Unicamp recebem títulos de Cidadão PetrolinenseUma solenidade na noite de ontem (30) na Casa Plínio Amorim marcou a entrega de título de Cidadão Petrolinense a dois educadores. Um deles é a Professora-Doutora Lívia Suassuna, sobrinha do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (falecido este ano). O outro homenageado é o também Professor-Doutor João Wanderley Geraldi.

Ambos vêm colaborando, com atuações relevantes junto ao campus local da UPE no curso de Letras (Licenciatura e Língua Portuguesa). Natural do Recife (PE), Lívia tem dividido suas tarefas assessorando todo processo acadêmico do curso, principalmente no que diz respeito à formação e qualificação continuada dos docentes.

Ela tem sido elogiada pelo Pleno Colegiado do curso por seu trabalho nas disciplinas da área de linguística, com ênfase em metodologias, didática, educação e linguagem e avaliação, nas redes estadual e municipal. Juntamente com os professores Maria de Fátima Rolim, Aparecida Brandão, Isva Modesto, Genivaldo do Nascimento e Francisco Panta (todos da UPE), ela fez parte da equipe de autores de capítulos do livro “O Texto na Sala de Aula: Um Clássico do Ensino de Língua Portuguesa”.

João Wanderley é natural do Rio Grande do Sul e, atualmente, professor da Unicamp. Em sua área, possui referência tanto em nível nacional quanto internacional, com vários prêmio recebidos em reconhecimento aos serviços prestados em sua área. Os títulos aos dois educadores nasceram de projetos de Decreto Legislativo de autoria das vereadoras Maria Elena (PSB) e Cristina Costa (PT). (fotos: Ascom CMV/divulgação)

Caminhada do ‘Outubro Rosa’ reúne mais de 700 participantes em Cabrobó

10676229 555198671277539 7814456988906838372 n Caminhada do ‘Outubro Rosa’ reúne mais de 700 participantes em CabrobóMais de 700 pessoas saíram de suas casas e foram às ruas de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, nesta quinta-feira (30) para participar da 1ª Caminhada do ‘Outubro Rosa’. Os participantes percorreram cerca de 1 km com saída do Portal da Cidade até a Praça João Freire de Carvalho. Vestidos na cor rosa, eles levaram faixas e cartazes para reforçar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Irenice Nunes, o evento foi positivo e superou expectativas. “Foi uma tarde especial na qual homens, mulheres, crianças e idosos foram às ruas em prol de uma boa causa”, disse. Antes da largada, foram distribuídos aos participantes bonés, camisetas e botons em alusão ao mês de conscientização.

Denúncia: Mais um notebook do Governo de PE é colocado à venda pela internet

notebook governo Denúncia: Mais um notebook do Governo de PE é colocado à venda pela internetMais um notebook que deveria servir a alunos da rede estadual de Pernambuco foi parar nas páginas do Facebook. O equipamento está à venda, a preço “negociável”.

Até aí tudo seria normal, se não fosse por um detalhe: o notebook não pode ser vendido, porque faz parte de um programa do governo para beneficiar estudantes da rede pública estadual. Além disso, os pais ou responsáveis assinam termo de compromisso para devolver o notebook à escola, quando não houver mais interesse do aluno.

Esse já é o segundo caso divulgado pelo Blog, em menos de duas semanas. E já cabe uma investigação pelos órgãos responsáveis.

Tabira: Governistas e oposicionistas unem forças para conquistar presidência da Mesa Diretora da Câmara

S1+Noticias+1 Tabira: Governistas e oposicionistas unem forças para conquistar presidência da Mesa Diretora da CâmaraO líder da oposição na Câmara Municipal de Tabira, Marcos Crente (PSB), e o líder governista Aristóteles Monteiro (PT) formam, ao lado da vereadora Maria Nelly a chapa da situação para a eleição da mesa diretora. A eleição vai acontecer no dia 15 de dezembro, mas o clima é acirrado.

Nesta quinta-feira (30), Nelly e Aristóteles confirmaram que estão firmes com Marcos Crente, mesmo diante da proposta do vereador Djalma das Almofadas para que um deles pudesse liderar outra chapa. Votam na situação os vereadores Jose de Bira, Edmundo Barros, Aristóteles Monteiro, Didi e Sebastião Ribeiro. (com a Colaboração de Anchieta Santos/para o Blog)

Seca na nascente do Rio São Francisco compromete 90% da pesca e trabalhadores são obrigados a largar o ofício

iguatama 001 Seca na nascente do Rio São Francisco compromete 90% da pesca e trabalhadores são obrigados a largar o ofício A seca da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas, tem afetado de forma drástica uma das principais atividades econômicas da cidade de Iguatama. Primeiro município a ser banhado pelo Velho Chico no Centro-Oeste do estado, a cidade está com 90% da pesca comprometida, segundo a Colônia de Pescadores Profissionais. De cima da ponte que cruza o rio, a imagem é desoladora. “É dramático olhar para baixo e ver lama e pedaços de madeira. A água acabou e esse rio está morrendo”, lamenta Francisco Romoaldo dos Campos, pescador há mais de 30 anos.

A maioria dos 75 profissionais passa por dificuldades e muitos têm procurado alternativas para sustentar as famílias. Há cinco anos, Pedro Henrique Soares pesca no Rio São Francisco. Porém, com a seca rigorosa deste ano, ele precisou recorrer a outros meios para manter a família. “Trabalho como servente de pedreiro para ganhar dinheiro. Não podemos parar de comer, não é? Da pesca não dá para viver mais, pelo menos por enquanto. Então o caminho é buscar alternativas, e me tornei servente até a chuva encher de novo esse rio.”

Em locais onde os barcos a motor entravam da margem para seguir até a parte central do rio restaram apenas alguns filetes de água. Por isso, a navegação agora só é feita por meio das canoas. “Não há condições de entrar com o barco. O motor bate no solo por não ter mais água. Há alguns anos o rio quase transbordava na ponte que tem dez metros de altura. Da pesca está difícil de viver”, afirma a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luiza Augusta Garcia Leão.

O representante da Colônia dos Pescadores Profissionais de Iguatama, Geraldo Pereira da Costa, de 71 anos, mostrou por onde já passou de canoa no rio – que hoje só tem árvores e terra seca. Há três anos, segundo ele, que a marginal que sustenta o rio não enche como antes. “Já andei de canoa em toda a extensão do rio e agora só tem terra. É claro que veio secando gradativamente, e essa seca não é só deste ano, apesar de ter sido a pior de todas. Isso é um reflexo de cerca de dez anos de estiagem, mas volto a dizer, seca assim eu nunca vi em 30 anos de profissão“, conta.

Questionado sobre o que ele sente ao ver a situação do rio, o pescador se emociona e mostra a lagoa que sustentava o nível do Rio São Francisco. Hoje ela não existe mais. “Eu me sinto emocionado porque eu tirei sustento para minhas filhas desse rio. É preciso preservar, pois como que pode o São Francisco se alimentar das marginais se elas estão secas? Não tem jeito. O São Francisco vai secar, o Velho Chico vai morrer.” (fonte: G1 Minas Gerais)