Catedral de Juazeiro prepara-se para Festa de Pentecostes

As ruas do Centro de Juazeiro (BA) ficarão coloridas de vermelho e branco no próximo final de semana. Os católicos participarão da festa da unidade da Igreja, o Pentecostes, também chamada de Festa do Divino Espírito Santo. Na Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, os fiéis se preparam para a comemoração, com um Tríduo que começará nesta quinta-feira (1/06) e terminará no sábado (3/06), sempre às 19h.

Segundo o vigário geral da Diocese de Juazeiro, Padre Josemar Mota, a comunidade católica deseja levar os fieis a uma profunda reflexão da palavra de Deus como inspiração a seguindo o exemplo de Jesus que veio para servir e não para ser servido.

“A Bandeira do Divino Espírito Santo, durante um ano, percorre várias comunidades, ruas, visitando diversas famílias. É um momento de evangelização muito bonito em nossa cidade, pois a festa celebra o amor de Deus derramado em nossos corações. Por meio da força do Espírito Santo nos tornamos testemunhas de Jesus Ressuscitado”, disse.

No domingo (4/06) haverá Missa Solene pela manhã, às 9h, e procissão à tarde, como já é tradição, saindo da Avenida Edgard Chistinet, no Bairro São Geraldo, às 17h, e percorrendo várias ruas até chegar ao santuário, onde será celebrada a última missa, presidida pelo Bispo Dom Dom Beto. (Foto: Ascom/arquivo)

Ao lado de amigos, Dona Inah Torres festeja 35 anos de colunismo social e multa alegria de viver

Considerada a ‘primeira-dama’ do rádio petrolinense, a jornalista Inah Torres comemorou nesta segunda-feira (29) seus 35 anos de colunismo social e 84 de vida do jeito que mais gosta: ao lado de amigos.

Vários comunicadores participaram do programa especial de ‘Dona Inah’ (como é carinhosamente chamada) na Rádio Grande Rio AM, o “Em Sociedade”, realizado na Praça 21 de Setembro, no Centro de Petrolina. Depoimentos de carinho não faltaram para ela. E foram de coração.

Afinal de contas, Dona Inah foi pioneira em levar os acontecimentos da sociedade da região para o rádio, no início da década de 80. E permanece até hoje.

Sem falar que, apesar de alguns dramas pessoais já superados, ela permanece iluminada e com muita vontade de viver. Essa guerreira merece!

UPAE/Imip ultrapassa marca de 500 mil exames e amplia oferta de serviços

A UPAE/Imip de Petrolina já realizou mais de 500 mil exames de Biomagem e, em menos de quatro anos, ampliou o número de serviços ofertados. Entre as novidades recentes estão a realização dos exames neurológicos (Eletroneuromiografia e Eletroencefalograma), auditivo (Bera) e o acompanhamento oferecido às crianças com microcefalia que têm a UPAE como referência na reabilitação e estimulação precoce.

São exames de apoio diagnóstico de difícil acesso e que na rede privada teriam um alto custo para o usuário. Além disso, muitos desses procedimentos só são realizados pelo SUS na nossa unidade. Então, sem dúvida, esse é mais um motivo de orgulho pra nós”, pontua a coordenadora geral, Ana Beatriz Mota Aguiar.

O serviço da Bioimagem oferece o suporte diagnóstico ao ambulatório e não atende demanda espontânea, ou seja, não abre agenda externa para o público. O acesso segue o seguinte passo a passo: primeiro o paciente passa pelo posto de saúde para a avaliação de um clínico e, se julgar necessário, o médico da atenção básica faz o encaminhamento ao especialista.

A primeira consulta no centro de especialidades é marcada via secretaria municipal de saúde, a partir desse encaminhamento. Caso o serviço referenciado pela secretaria de saúde seja a UPAE, esse paciente então ingressa na unidade para a sua avaliação com o especialista, que indicará os exames de diagnóstico necessários.

O paciente já sai da consulta com as solicitações, podendo marcar no mesmo dia na central de marcação de exames, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h. Dessa central de marcação, o paciente sai com o seu procedimento agendado, devendo comparecer no dia e horário previamente informados para a realização. (Foto: Ascom)

Especialidades

No serviço de especialidades a unidade médica dispõe de ambulatório, cirurgias e exames. Juntos, eles prestam um atendimento de saúde integral à população da 8ª Regional de Saúde de Pernambuco, que envolve sete municípios (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista). Para que a população entenda melhor o perfil de cada serviço ofertado, a direção da unidade resolveu criar um projeto que levasse informação de forma direta e clara aos usuários. A iniciativa surgiu em março e, desde então, já foram apresentados os fluxos da UPA 24h, das consultas médicas e cirurgias eletivas, faltando apenas o setor de exames laboratoriais e de imagem (o Bioimagem). (Foto/Ascom)

Vítimas de enchentes em PE poderão receber FTGS como ajuda na volta para casa

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) defendeu, nesta segunda-feira (29), em discurso no plenário no Senado, a liberação das contas do FGTS para as vítimas das enchentes em Pernambuco. O petebista lembrou que a medida será possível por ato da Caixa Econômica Federal (CEF) a partir da homologação, pelo Ministério da Integração Nacional, da decretação do estado de calamidade pública e de emergência em 15 municípios atingidos pelas cheias.

“Com a medida, as famílias poderiam recuperar seus imóveis e as condições mínimas de habitabilidade”, justificou. Segundo ele, a liberação do FGTS complementaria a proposta do governo estadual, que considerou louvável, de ajustar a legislação do Cartão Reforma, administrado pelo Ministério das Cidades, para incluir na linha de crédito favorecida do Cartão as vítimas das enchentes.

Armando propôs que se esqueçam as divergências políticas e se mobilize de forma suprapartidária as bancadas de Pernambuco no Senado e na Câmara dos Deputados para articular e cobrar dos governos federal e estadual ações que, no curto prazo, minimizem os impactos da tragédia e, no médio prazo, deflagrem iniciativas de caráter preventivo e estruturante.

O senador lamentou a paralisação das obras das quatro barragens de contenção prometidas para a Mata Sul nas cheias de 2010, que deveriam estar prontas em 2013 e 2014. “Os estragos das chuvas poderiam ser bem menores se estivessem concluídas as barragens de Panelas, em Cupira; Gatos, em Lagoa dos Gatos; Guabiraba, em Barra de Guabiraba, e Igarapeba, em São Benedito do Sul”, salientou.  (Foto/reprodução Diário de PE)

Agentes de combate a endemias de Juazeiro voltam a pressionar por melhorias, mas secretário rebate: “Questões estão sendo resolvidas com o sindicato”

Um grupo de Agentes de Combate às Endemias (ACEs) voltou a cobrar da Prefeitura de Juazeiro, por meio deste Blog, melhores condições de trabalho e gratificações por desempenho em relação ao trabalho contra a dengue este ano. Procurado pela reportagem, o secretário de Saúde Plínio Amorim decidiu rebater os profissionais.

Plínio assegurou nunca ter se reunido com esses agentes. “Eles trabalham no anonimato. Nunca me reuni com eles por desconhecê-los”, justificou.

O secretário garantiu também que todas as questões pertinentes aos ACEs estão sendo resolvidas junto ao sindicato da categoria – a qual, segundo Plínio, também não sabe quem são. “Ninguém se apresenta como componente dessa ‘comissão’”, reforçou. “Tenho resolvido as coisas com o sindicato deles. Os materiais estão sendo entregues regularmente e o fardamento está em licitação com recurso assegurado”, completou.

Estudantes da Univasf criam empresa e lançam primeiro aplicativo para o mercado local

O mercado de aplicativos (apps) tem previsão de crescimento de 300%, mensurados de 2011 a 2017 segundo dados do eMarketer. Estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) perceberam essa evolução dos aplicativos e criaram a Umbu.Tech, que já tem o seu primeiro aplicativo a ser lançado, o ‘Pede Aí’.

Os jovens passaram a desenvolver seu próprio conteúdo. O app será criado para pedidos delivery de comidas e bebidas. A ideia surgiu ao diagnosticarem a própria dificuldade e de vários amigos em pedir delivery em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Foi quando eles decidiram arregaçar as mangas e aproveitar essa necessidade do mercado local. Na fase de testes do app, através do Play Store, várias pessoas baixaram o Pede aí.

A data de lançamento está prevista para o dia 1º de junho. O objetivo da turma da Umbu.Tech é que o Pede aí seja o principal aplicativo do gênero no Vale do São Francisco.

Números

A quantidade de usuários de smartphones no Brasil chega a números continentais. É o que diz a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Estima-se que cada habitante terá um desses aparelhos até o final de 2017. A criação de aplicativos de diferentes funções cresce no mesmo ritmo e muitos jovens passaram a prestar muita atenção nesse mercado em expansão. Atualmente o Brasil conta com 198 milhões de celulares inteligentes em uso e é responsável por ser o 11º país mais lucrativo do mundo em downloads de apps.

Artigo do leitor: “Ordem, conduta e progresso”

Neste artigo enviado ao Blog, o leitor Tiago Fonseca Nunes lamenta que o dinheiro desviado pela corrupção poderia estar salvando vidas e sendo investido numa saúde pública de qualidade pelo País afora. Ele acredita que somente uma mudança profunda de mentalidade poderá dar ao Brasil uma “nova Ordem e Progresso”.

Confiram:

É, no mínimo, de se consternar diante das corriqueiras e exaustivas notícias sobre corruptos e corruptores no Brasil. Invariavelmente é a pauta principal dos editoriais, das capas de revistas, das aberturas dos jornais televisivos e das rodas de conversa país afora. Estamos diante de um “lugar-comum” repleto de inversão de valores e contrassensos que deveriam ser estrita exceção.

À medida que somos surpreendidos diariamente com maneiras diferentes de usurpar do dinheiro público, áreas essenciais para o país sofrem de negligência e sangria, deixando-o em patamares deploráveis. Será que todo o montante dos desvios não seria suficiente para termos uma saúde pública funcionante e/ou uma educação de qualidade no Brasil?

Parece um clichê de um passado muito distante, mas ainda hoje os municípios brasileiros dispõem de uma estrutura de saúde precária e medíocre, que falta medicamento, materiais para procedimentos, equipamentos para diagnóstico, com obras paralisadas, redução de leitos hospitalares…

O clamor da população que usa desses serviços deveria ser ensurdecedor para os gestores públicos, que insistem em protelar a urgência de ações. Ao passo que milhares de milhões de reais se esvaem pelos incessantes ralos da corrupção, a saúde vive sua calamidade e caos. Até quando?

O país anseia verdadeiramente por mudanças de comportamento nas três esferas – nacional, estadual e municipal – dando destaque ao que é fundamental para um país com propósitos de desenvolvimento: pragmatismo nas ações, honestidade, zelo pelo público e tolerância zero para corrupção. Chega de politicagens em rede nacional! Necessitamos dar ênfase ao que de fato merece. Por exemplo, investir em projetos inovadores na saúde, que gerem qualidade de vida à população; métodos educacionais de qualidade, refutando tudo que for retrógrado ao aprendizado, trazendo ganhos e incremento de mentes pensantes neste país; ampliar o número de bibliotecas públicas, museus, como forma de acesso à cultura e conhecimento…Não podemos mais suportar o desvio de prioridades.

Em suma, dar o passo inicial é fundamental para não continuarmos planando neste marasmo de descasos. Vamos enaltecer o país pelas boas atitudes, fazendo do que hoje é exceção se torne de fato uma regra. Ilicitudes têm de ser extirpadas do famigerado “jeitinho brasileiro”. Desse modo, aos desprovidos de competência e de valores de conduta, resta-lhes o adeus. É hora de uma nova Ordem para se obter o Progresso do Brasil.

Tiago A. Fonseca Nunes/Leitor

Juazeiro amplia recadastramento de feirantes

A direção da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) de Juazeiro (BA) realizou neste domingo, 28, mais um cadastramento de feirantes. Dessa vez a ação atendeu aos permissionários da feira livre do Bairro João Paulo II. O levantamento deu conta de 80 feirantes no bairro.

O cadastramento visa ao controle e aprimoramento das feiras, além de ações direcionadas para suprir as necessidades que forem apresentadas pelos feirantes, com o objetivo de ofertar um serviço mais seguro para todos. Será possível também, através do cadastramento, verificar tamanho das barracas, levantamento de funcionários, regulamentação da atividade, bem como separar  os feirantes por segmentos.

Já atualizamos os permissionários do Mercado Joca de Souza e agora atendemos os comerciantes da feira do João Paulo II. Esse cadastro é importante pra termos o controle interno desses permissionários, além de separar por cada setor como peixes, hortifruti, frutas, carnes, temperos, etc”, explicou o diretor da AMA, Mitonho Vargas.

Claudinete Pereira e a filha, Daiane Batista, foram cadastradas e elogiaram a iniciativa. “É muito importante esse cadastro para que a gestão elabore melhor essa reestrutura das feiras livres de nossa cidade e para conhecer os permissionários que trabalham aqui”, disse Claudinete, que atua na comercialização de carne há mais de 20 anos na feira.

Paulo Câmara, a eventual expulsão de Fernando Filho e as eleições 2018

Rumores de que o PSB já teria documentado a expulsão do ministro Fernando Filho (Minas e Energia), pelo fato de ter decidido permanecer no Governo Temer, mesmo contra a vontade da legenda, ganharam a imprensa estadual e regional no último final de semana. Mas o que será que o governador de Pernambuco e vice-presidente nacional da sigla, Paulo Câmara, acha disso tudo?

Provável candidato à reeleição ao Palácio do Campo das Princesas, Paulo Câmara vai precisar de todo o apoio possível em 2018, sobretudo porque faz uma gestão criticada por boa parte dos pernambucanos.

Se Fernando Filho for mesmo expulso, o senador Fernando Bezerra Coelho e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, evidentemente também sairiam. Ou seja: o governador perderia uma fatia considerável do apoio que tem no Sertão do Estado, através de vários prefeitos aliados do grupo de FBC. Câmara poderá até não admitir, mas a expulsão do ministro socialista, neste momento, seria um ônus pesado para ele arcar, com consequências desastrosas um pouco mais adiante.

Usuários da AME da Cohab Massangano reclamam de mau atendimento na unidade

Usuários da AME Ricardo Soares, do bairro da Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina, reclamam de mau atendimento na unidade. Uma moradora ressalta que levou o filho com febre para ser atendido e diante da emergência do caso da criança, antes de chegar à triagem, pediu a um médico que estava no ambiente que desse uma olhada no filho de pouco mais de dois anos. Ela conta que ele não só não atendeu seu pedido como ainda ironizou a solicitação da mãe, perguntando se ela tinha passado pela triagem.

A moradora conta que no começo do ano ocorreu outro caso com ela de mau atendimento no espaço. Ela estava grávida da filha que hoje está com três meses e levou o filho vomitando para a AME do bairro, mas chegando para ser atendida, ficou um jogo de empurra para alguém atender o menino. Diante do contratempo, ela teve queda de pressão e foi ai que chegou o atendimento, tanto para ela como para a criança. Segundo a usuária, os funcionários da AME Ricardo Soares só querem atender o paciente se tiver com febre, mesmo que o estado de saúde não seja bom. Conta que mandam voltar para casa, sem nem olhar o que está acontecendo.

Outras pessoas têm chiado com a forma de atender da AME da Cohab Massangano. Também existem reclamações da forma de atendimento de uma médica boliviana lotada na unidade. Os moradores dizem que são poucos os funcionários que costumam tratar bem a população local e gostariam de uma providência e fiscalização da secretaria municipal de Saúde.

Além da Cohab Massangano, a AME Ricardo Soares que funciona na Rua 22, s/n, atende usuários também do Parque Massangano, Distrito Industrial, Rio Claro e Rio Corrente, de segunda a sexta-feira, 8h às 17h. A redação do Boog entrou em contato com assessoria de imprensa da secretaria municipal de Saúde, mas até o final desta matéria ainda não tinha recebido retorno. Deixa o espaço para os devidos esclarecimentos. (Foto: Reprodução Internet)

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br