Porque hoje é domingo….Rod Stewart & Amy Belle – “I Dont Want To Talk”

Diário de Pernambuco destaca números positivos da economia de Petrolina

petrolina

As vendas no varejo brasileiro registraram em 2015 a maior queda em 12 anos em meio ao cenário de recessão econômica, puxado por perdas em segmentos importantes como móveis e combustíveis. No ano passado, as vendas caíram 4,3% sobre 2014, informou o IBGE. Em Pernambuco, o resultado foi ainda pior que o nacional, com perdas de 7,7%. Enquanto isso, lá no Sertão, na divisa de Pernambuco com a Bahia, Petrolina reluz em meio à retração, com um crescimento real (descontada a inflação) de 2%. O percentual também está sendo esperado para 2016, mesmo sendo este um ano sombrio para o comércio no Brasil.

Além desse “bem-estar econômico”, o município é o 6º maior PIB de Pernambuco e tem o 6º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o 10º maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ide) do estado. Como explicar? Basicamente, o diferencial de Petrolina está na fruticultura irrigada e na exportação. Com o processo irrigado, há safras o ano todo. Com a exportação, vendas são em dólar, moeda em alta. Em Petrolina, a maior ameaça é hídrica.

Temos uma economia baseada na atividade primária e que emprega grande parte da população local. E, por sermos um polo regional, pois estamos distantes do Recife e de Salvador (700 km e 500 km respectivamente), o dinheiro da fruticultura fica aqui e nosso objetivo é sempre fazer esse dinheiro circular”, afirma o prefeito Julio Lossio. Dinheiro este que não é pequeno, uma vez que Petrolina exporta hoje 92% da manga e 95% da uva produzida em todo país, o que totaliza um volume de cerca US$ 100 milhões por ano.

A explicação é compartilhada por Valdivo Carvalho, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, que estima um crescimento de vendas de 2% no comércio da cidade para 2016. “Acredito que temos uma posição geográfica privilegiada. Quem recebe aqui e nas cidades próximas gasta aqui porque somos o município mais desenvolvido num raio de 200 quilômetros. Além disso, nossos empreendedores trabalham com planejamento. A cultura de negócios local é pensada sempre a médio e longo prazos. É como se sempre estivéssemos nos preparando para uma crise.” Ele reforça também que a baixa inadimplência dos moradores faz com que o crédito e o consumo permaneçam ativos em Petrolina.

Crise

Joaquim Castro, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindlojas) da cidade, não é tão otimista. Para ele, em relação ao faturamento pode haver queda de 3% no comércio da cidade neste ano. Ainda assim, diante da previsão de perdas de até 10% para Pernambuco, a redução em Petrolina pode ser vista mais como uma desaceleração do que retração. “Não estamos blindados contra a crise. O que acontece é que temos uma economia com foco na fruticultura irrigada e isso é único. Os índices de desemprego e queda de renda do resto do Brasil não estão no mesmo ritmo que os nossos.” O varejo agradece.

A repórter do Diário, Thatiana Pimentel, viajou a Petrolina a convite do River Shopping.

Dados preocupantes

geraldo acerolaPreocupado com os dados acerca do uso de agrotóxicos no Vale do São Francisco, o vereador Geraldo da Acerola (PT) soltou o verbo na Casa Plínio Amorim, clamando urgentemente por ações do Poder Público. Geraldo revelou que, além dos casos de câncer que vêm sendo associados aos agrotóxicos, muitos registros de suicídio também estão vinculados ao problema. Ele afirmou que as frutas e verduras contaminadas pelos agrotóxicos acabam afetando o sistema nervoso, provocando depressão – o que leva a pessoa a tirar a própria vida.

O vereador chegou a ironizar, em tom sério, se o clima acirrado na Casa, entre alguns dos seus colegas, não seria por conta dos produtos que consomem com agrotóxicos. Os números apresentados por Geraldo, que também é fruticultor, são alarmantes.

Ele disse que muitos trabalhadores rurais da região não têm a menor noção de como lidar com agrotóxicos porque simplesmente não recebem informações sobre o tema. Sem falar que boa parte deles também não usa os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários a quem trabalha com esse tipo de produto. Geraldo disse mais: Em Petrolina, agrotóxicos que são proibidos em alguns países são vendidos livremente na cidade. “O que nossas autoridades estão fazendo? ”, indagou. Baseado em dados oficiais, Geraldo revelou que o brasileiro consome, através de produtos contaminados, 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Os campeões entre os alimentos com mais teor de agrotóxico, segundo ele, são o pimentão, morango e pepino.

Concurseiros enfrentam apuros depois de prova para PM-PE em Petrolina

2016-05-29-PHOTO-00001859

O anseio por uma vaga no serviço público levou centenas de concurseiros às salas de aula neste domingo (30), quando foram aplicadas as provas para o concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Mas depois de meses de estudo e uma manhã tensa de provas, a volta para casa foi mais um teste de paciência para alguns candidatos. Segundo relatos enviados ao Blog, quem compareceu à Cidade Universitária em Petrolina para participar do certame, enfrentou um sol escaldante e um trânsito complicado na volta para casa – fato que não é novidade.

Moradora do Antonio Cassimiro detona prefeitura por “esquecer” comunidade

bairro antonio cassimiro

Indignada com o “esquecimento” do Bairro Antonio Cassimiro, zona norte de Petrolina, a moradora Eva Coelho detona sem dó a administração municipal, clamando por uma maior atenção à comunidade. (mais…)

Cultura de Paz nas escolas será tema de encontro em Petrolina

2016-05-29-PHOTO-00000003A Faculdade de Ciências Aplicadas e sociais de Petrolina (Facape) sediará na próxima quinta-feira (2/06) um evento que tem como objetivo discutir a cultura de paz nas escolas. Segundo organizadores, o evento é fruto do projeto de Pesquisa e Extensão intitulado ‘Estudos sobre a Violência nas Escolas Estaduais de Petrolina’, que teve início em 2015.

Fazem parte desse projeto 36 alunos dos vários cursos da Facape, que, durante um ano e meio participaram de palestras, fizeram pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em 6 escolas da rede estadual da cidade. Durante o evento, haverá palestras com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, e com a professora Simone Leite, que falará sobre a postura do professor diante do bullying. O evento acontecerá das 8h às 12h no auditório da Facape.

Sobradinho: PSOL pode anunciar advogado para sucessão municipal

DSC_0185Em Sobradinho (BA), no norte do estado, o PSOL ainda não anunciou oficialmente seu candidato à sucessão do prefeito Luiz Vicente, mas informações repassadas ao Blog dão conta que o advogado Luciano Rocha (foto) cresce como o mais cotado para a tarefa.

No município, o PT já confirmou Ademilson da Rocha ‘Tiziu’ como pré-candidato pela oposição. O nome de Luciano, porém, ainda não foi oficializado, mas ao que parece, ele segue no topo da lista de prefeituráveis.

Operação desarticula grupo que pretendia fraudar concurso da PM em Pernambuco

Polícia Militar PE novaA Polícia Civil deflagrou, na manhã de domingo (29), uma operação com objetivo de reprimir uma associação criminosa que tinha o intuito de quebrar o sigilo e a segurança do concurso da Polícia Militar de Pernambuco. O grupo desarticulado pela operação “Ponto Eletrônico” pretendia atuar em diversos locais da prova do certame, tanto no Recife como em outras cidades do Estado.

As investigações do caso começaram há cerca de um mês através da Delegacia do Cordeiro. De acordo com a polícia, a operação agiu para prender em flagrante os integrantes do grupo, que tentariam se beneficiar no concurso por meio de uso ilegal de pontos eletrônicos – aparelhos que possibilitam o recebimento de áudio.

Tanto os presos em flagrante quanto o material apreendido foram encaminhados para o Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil.

Participaram da ação 50 policiais civis – entre delegados, agentes e escrivães – e 162 policiais militares. (fonte: Folhape)

Morador de rua é detido após atacar homem com faca na Orla de Petrolina

5BPMUm morador de rua, de 37 anos, foi detido neste sábado (28) após atingir um homem com uma faca tipo peixeira na Avenida Cardoso de Sá, Orla de Petrolina. De acordo com informações do 5°BPM, a vítima, de 57 anos, mora do bairro José e Maria e teria sido atingida no braço, após uma discussão com o suspeito.

Após o ocorrido, a vítima foi conduzida ao Hospital Universitário (HU), onde foi atendida e liberada. O morador de rua e outro envolvido foram conduzidos para a 1ª Delegacia de Polícia Civil (DPC), onde foram apresentados para as medidas legais cabíveis.

Comunitária reclama de caos na coleta de lixo no Residencial Juazeiro I

lixo pedra linda AME2A coleta de lixo continua sendo alvo de reclamações da população. Desta vez, a bronca vem de moradores do Residencial Juazeiro I, que estão indignados com o lixo que permanece acumulado em frente aos pontos de coleta. Em contato com o Blog, a comunitária Laura Conceição chama atenção para o problema e diz que a situação causa risco à saúde dos moradores.

Acompanhem:

Estou indignada com a coleta de lixo feita no Residencial Juazeiro I,  do bairro Itaberaba, em Juazeiro. Aqui existem casas para depósito do lixo, porém como os animais rasgavam os lixos de dentro dessas casas, o carro da coleta não levava o lixo, causando mau cheiro dentro destas casas. A população revoltada trancou as portas, fazendo com que o lixo fosse depositado da porta da casa para fora.

Aqui nós temos a coleta, porém o carro leva apenas os lixos que estão em sacos, mas o lixo que ficou exposto, espalhado pelos animais, está se acumulando, deixando assim a nossa saúde comprometida, fazendo com que a comunidade fique vulnerável  ao mosquito da dengue, a moscas e á proliferação de baratas e ratos. 

Laura Conceição/Comunitária 

(foto/ilustração)

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br