Delegação de Juazeiro é vice-campeã geral dos Jogos Abertos do Interior da Bahia

Jogos abertos do interior Juazeiro 1 Delegação de Juazeiro é vice campeã geral dos Jogos Abertos do Interior da Bahia

Jogos abertos do interior Juazeiro 2 Delegação de Juazeiro é vice campeã geral dos Jogos Abertos do Interior da Bahia

No último fim de semana, atletas da delegação de Juazeiro trouxe o título de vice-campeão na categoria geral dos Jogos Abertos do Interior da Bahia que aconteceu em Vitória da Conquista. A delegação ainda foi bi campeã no Futsal Feminino.

Os Jogos Abertos do Interior é uma realização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB e é considerado uma competição importante para a integração dos municípios.

O Chefe da Delegação de Juazeiro, Joaci Oliveira, embora soubesse da capacidade dos atletas que acompanhou até Vitória da Conquista, ficou surpreso e contente com o título, mas credita isso à organização da Superintendência de Esportes do Município. “É uma coisa inédita para Juazeiro conseguir esse título geral, afinal são mais de 20 municípios participando. Somos vice-campeão geral! Isso se dá com planejamento e organização”, afirma.

De acordo com o Superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, é a Prefeitura quem custeia tudo para a delegação de Juazeiro durante o campeonato. “O município entra com tudo: transporte, alimentação, pagamento da comissão técnica, tudo. Agora, sendo vice-campeões dos Jogos Abertos do Interior, fizemos mais, trouxemos mais um motivo para a cidade se orgulhar”, concluiu Gilberto. (fonte/foto: Ascom PMJ)

Hospital Regional de Juazeiro, H. Dom Malan e UPAE de Petrolina implantaram o Núcleo de Gerência de Risco

Hospital regional de Juazeiro 300x117 Hospital Regional de Juazeiro, H. Dom Malan e UPAE de Petrolina implantaram o Núcleo de Gerência de RiscoPara orientar condutas procedimentos e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos, os hospitais Regional de Juazeiro, Dom Malan e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE), geridos pelo IMIP, implantaram o Núcleo de Gerência de Risco. O núcleo também pretende melhorar a assistência prestada aos pacientes.

No HRJ, o núcleo é formado por uma enfermeira exclusiva e 10 representantes de cada área do hospital. Ao todo já foram capacitados 340 profissionais desde sua implantação. Segundo a enfermeira, Leila Landim, gerente do núcleo, todas as ações visam garantir uma equipe atuante na tomada de decisões relativas aos riscos.

“Este núcleo foi instituído para desenvolver planos de segurança para os pacientes, vamos orientar e fiscalizar ações que minimize ou sane falhas na assistência, partindo da identificação correta do paciente, à higienização adequada das mãos, atenção na hora de prescrever e administrar medicamentos, até a prevenção de quedas, prevenção de úlceras por pressão, entre outros”, destacou.

Segundo Leila, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou  um sistema de notificação de eventos adversos para quer as unidades que implantaram os núcleos possa registrar a rotina para reforçar as boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde. (fonte: Ascom Imip)

Lançamento do Carnaval 2015 de Juazeiro vai ser no Dia Nacional do Samba com Nelson Rufino

Nelson Rufino Lançamento do Carnaval 2015 de Juazeiro vai ser no Dia Nacional do Samba com Nelson RufinoO lançamento do Carnaval de Juazeiro 2015 vai acontecer na próxima terça-feira (2), às 20h, no Depósito (Armazém Caffé), no bairro Piranga em Juazeiro.

O evento marca as comemorações do Dia Nacional do Samba e terá a participação especial do sambista  baiano Nelson Rufino, autor de inúmeros sucessos nas vozes de artistas como Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Mariene de Castro, dentre muitos outros. A banda Swing Samba também vai animar os convidados.

Na oportunidade a coordenação apresentará a marca e anunciará o formato e as atrações do Carnaval de Juazeiro 2015, que acontecerá de 28 a 31 de janeiro no Polo João Gilberto (Orla 2), Polo Luiz Galvão (Rua da 28) e Circuito Ivete Sangalo (Adolfo Viana/Orla 1).

TCM multa prefeita de Campo Alegre de Lourdes por irregularidades

Campo Alegre de Lourdes TCM multa prefeita de Campo Alegre de Lourdes por irregularidadesNesta terça-feira (25), o Tribunal de Contas dos Municípios na Bahia divulgou nota informando sobre a multa de R$ 3 mil aplicada contra a prefeita de Campo Alegres de Lourdes, norte da Bahia, Delaneide Borges Dias.

A multa foi em razão da comprovação de irregularidades na contratação de atrações artísticas para os festejos do dia de Nossa Senhora de Lourdes, no exercício de 2013.

O conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, destacou que a administração municipal não justificou a suposta exclusividade que teria a empresa L. B. Bonfim e Cia Ltda para com as bandas contratadas, o Sensa é Massa, Encantus, Dose Dupla e Cheiro de Menina.

De acordo com a relatoria, o contrato com a empresa somente poderia ser realizado na hipótese de tratar-se de representante exclusiva, o que não ficou devidamente comprovado no processo.

A gestora também não comprovou em nenhum momento que as atrações contratadas com a intermediação da empresa são consagradas pela crítica especializada e pela opinião pública, seja a nível local ou regional, o que poderia justificar a inexigibilidade de licitação. A decisão cabe recurso. (Fonte: Ascom / TCM-BA. Foto: Blogspot)

Condutores em Petrolina continuam ignorando regras de estacionamento

Avenida Tancredo Neves Vila Mocó Condutores em Petrolina continuam ignorando regras de estacionamento

Através do Whatsapp, um leitor do Blog chama a atenção para desrespeito de condutores com as regras para estacionamento. Na Avenida Tancredo Neves, bairro Vila Mocó, em Petrolina, o leitor flagrou carros particulares estacionados em local indicado para estacionamento de veículos de carga e descarga. O leitor cobra fiscalização das autoridades.

Presidente do IPJ garante: “Nunca a prefeitura deixou de repassar o que é descontado do funcionário”

Antonio Carlos responde a vereadores Presidente do IPJ garante: Nunca a prefeitura deixou de repassar o que é descontado do funcionário

A criação e manutenção dos institutos previdenciários nos municípios que utilizam o Regime Próprio de Previdência estão quase sempre envolvidos em polêmicas com relação a administração dos recursos ou  o repasse das prefeituras.

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Juazeiro (IPJ), o professor Antonio Carlos dos Santos (da APLB) esteve na Câmara de vereadores de Juazeiro convocado pelo vereador Caffé do 8, para responder sobre o funcionamento, recursos e condições financeiras do Instituto.

Questionado se a Prefeitura Municipal estaria fazendo o repasse dos descontos realizados em folha dos servidores municipais, o presidente do Instituto garante: “Nunca a prefeitura deixou de repassar o que é descontado do funcionário. Os valores parcelados se referem ao percentual do empregador, que a lei permite seja dividido em até 60 meses e com juros maiores que o do mercado. E este parcelamento tem sido pago religiosamente em dia”, disse.

Para Antônio Carlos dos Santos, o Instituto melhorou as perspectivas de aposentadoria do servidor municipal, cumpre a contento seus objetivos, tem superávit financeiro e estabilidade econômica. O presidente  comprometeu-se a “continuar a inteira disposição” de qualquer servidor e dos vereadores.

A sessão foi presidida pelo vereador Mitonho Vargas (PT), acompanhada por poucos servidores e pelos presidentes do Sintrab Saúde e Sinserp Juazeiro. (fonte/foto: Ascom CMJ)

45ª CIPM erradica plantio de maconha e apreende 163 kg da droga em Curaçá

Maconha 2 300x225 45ª CIPM erradica plantio de maconha e apreende 163 kg da droga em CuraçáAtravés de denúncia, a 45ª Companhia Independente da Policia Militar da Bahia, no município de Curaçá, norte do Estado, foi informada na manhã de hoje (25), sobre um plantio de maconha no distrito de Riacho Seco.

O 5º pelotão da 45ª CIPM foi até o local indicado na Fazenda Árvore e foi encontrada uma plantação com cerca de 500 pés de maconha além de 163 kg da droga que foi apreendida e apresentada na Delegacia da Policia Civil de Curaçá. Ninguém foi preso. (fonte: 45ª CIPM/BA)

Uauá: acusado de homicídio é preso em flagrante

pmbahia 300x273 Uauá: acusado de homicídio é preso em flagranteEstá preso na Delegacia de Policia Civil de Juazeiro, o popular Oseias Ferreira da Silva acusado de assassinar  Jailson Cardoso dos Reis, na tarde desta segunda-feira (24), na Praça 31 de março, centro de Uauá, no norte da Bahia.

A vítima teria sido atingida com golpes de faca de acordo com informações policiais militares 4º pelotão da 45ª CIPM. Ao receber a denúncia e constatar o fato, policiais realizaram rondas e localizaram o acusado que foi preso em flagrante delito.

Vereadora Valdeci Alves questiona situação dos trabalhadores da Fazenda Mariad II

Neguinha da Sta Casa 300x200 Vereadora Valdeci Alves questiona situação dos trabalhadores da Fazenda Mariad IIA vereadora Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa (PV) questionou a situação dos trabalhadores da Fazenda Mariad II que após seis anos trabalhando na área da Fazenda, foram surpreendidos na manhã de hoje (25) na operação de emissão de posse.

“A operação teve o apoio da Policia Federal, Policia Militar e Ministério do Trabalho mas faltou uma assistência a essas famílias. O que eles vão fazer agora? O que vai acontecer com essas famílias? Virarem bandidos? Dali eles tiravam o seu sustento!”, declarou.

De acordo com informações de Edson dos Santos presidente da Associação dos Agricultores e ex-funcionários da Fazenda Mariad, os bens dos trabalhadores serão preservados conforme foi combinado com o novo proprietário da área.

Santa Maria: campanha de prevenção Novembro Azul oferta serviços de saúde

Novembro Azul 300x143 Santa Maria: campanha de prevenção Novembro Azul oferta serviços de saúdeEm Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, a campanha de prevenção ao câncer de próstata Novembro Azul está ofertando até o fim do mês, vários serviços de saúde para a população masculina.

A Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou sua equipe para realização de palestra educativa, testes rápidos de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, consultas médicas, planejamento familiar, entre outros serviços que serão realizados em todas as unidades básicas de saúde e no centro de saúde Raimundo Bedor.

Na programação estabelecida pela Secretaria de Saúde de Santa Maria da Boa Vista no dia 27,o atendimento será no Centro de saúde Raimundo Bedor e Ag15 e no dia 28 – PSF Mandacarú. Já foram realizadas as atividades dos PSFs Raimundo Bedor, Ag43, Ag29 no Projeto Fulgêncio e Bairro Senador Paulo Guerra. (fonte: Ascom)

Esgotos estourados no Jardim Amazonas e Rio Corrente tiram sono de comunitários

esgoto jardim amazonas Esgotos estourados no Jardim Amazonas e Rio Corrente tiram sono de comunitáriosesgoto rio corrente Esgotos estourados no Jardim Amazonas e Rio Corrente tiram sono de comunitáriosReclamações sobre esgotos estourados já viraram rotina em Petrolina, mesmo com os investimentos realizados pela Compesa para solucionar os transtornos. Na zona oeste, por exemplo, duas comunidades andam aborrecidas por conta do problema.

Uma delas é o Jardim Amazonas. Por lá, um esgoto estourado há 20 dias na Rua 3 vem atormentando a vizinhança. Pelo WhatsApp do Blog, uma moradora informou que ela e seu marido já ligaram várias vezes para a gerência regional da Companhia na cidade, mas até agora não obteve sucesso.

No sábado uma equipe da Compesa esteve no nosso bairro. Meu marido foi pedir a eles que fossem ver o esgoto, mas eles não lhe deram muita atenção”, lamentou a moradora, criticando a fedentina diária no local.

Na Avenida 3 do Rio Corrente, um problema semelhante já acontece há meses. Comunitários da área alegam que já informaram as autoridades competentes, mas por enquanto são obrigados a conviver com o incômodo até agora. Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria da Compesa sobre os relatos nos dois bairros.

Lixo em Orla de Petrolina irrita pedestres e vereador apela à Secretaria de Infraestrutura

edilsão 300x200 Lixo em Orla de Petrolina irrita pedestres e vereador apela à Secretaria de InfraestruturaO lixo em alguns trechos da Orla de Petrolina, que já tirou do sério alguns leitores deste Blog, também aborreceu o vereador Edilsão do Trânsito (PSL).

Segundo ele, o problema é antigo e ajuda a manchar a imagem de um dos mais belos cartões-postais da cidade. O vereador disse já ter solicitado a limpeza do local à Secretaria Municipal de Infraestrutura, mas até agora não recebeu retorno.

Eu estou cobrando essa limpeza da Orla de Petrolina há dias. Já fiz uma indicação pedindo à Secretaria de Infraestrutura a limpeza de alguns trechos específicos, mas não fui atendido“, disse.

Crítico, Edilsão afirmou que algumas partes da orla assemelham-se a um lixão, incomodando principalmente quem gosta de praticar exercícios físicos no local. “As pessoas que caminham e transitam pela orla vêm cobrando desse vereador. Então, peço mais uma vez à secretária atenção para esse importante ponto da nossa cidade”, pediu.

Novela continua: Produtores de Itaparica pressionam Codevasf sobre prazo para começar assistência técnica

fachada codevasf 300x200 Novela continua: Produtores de Itaparica pressionam Codevasf sobre prazo para começar assistência técnica  A novela envolvendo os pequenos produtores do Sistema Itaparica e a Codevasf continua. Reivindicando assistência técnica em seus lotes, prometida pelo órgão federal, os produtores informam que a Codevasf – após as insistentes cobranças – vem cuidando de sanar o problema. A questão, no entanto, agora é prazo.

Segundo informações repassadas a este Blog, a Codevasf está tentando contornar a situação, mas sem marcar uma data para o início das atividades nos perímetros do sistema. E os produtores querem uma definição de quando isso acontecerá.

Educadoras de escola do N-5 contestam versão de mãe de aluna maltratada por colegas

educadoras N 5 Educadoras de escola do N 5 contestam versão de mãe de aluna maltratada por colegasUm grupo de educadoras da Escola Osório Leone de Siqueira, no N-5 do perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, negou na manhã desta terça-feira (25), no programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal Petrolina, as acusações da comunitária Fabrícia Kelma, a qual afirmou que o estabelecimento de ensino teria sido negligente com sua filha.

O caso aconteceu na última quinta (20). Segundo Kelma, a menina – que tem necessidades especiais – foi atingida acidentalmente no joelho depois que alguns colegas de turma brincavam de luta. A mãe reclamou ter faltado, por parte da escola, uma maior atenção a sua filha. Mas a vice-gestora Arluzia Costa garantiu que todo o atendimento foi prestado à garota.

Segundo Arluzia, a estudante foi levada até a diretoria pela professora de sala, Jascilene Avelino. “Ela não estava chorando, nem sentindo dor. Também chamei os alunos, que pediram desculpas e ela aceitou, mas pediu que não acontece mais”, informou a vice-gestora.

Arluzia ressaltou ainda que tem o contato de todos os pais dos alunos, mas como estes passam o dia nos lotes, qualquer fato envolvendo seus filhos é comunicado no dia seguinte. “Não vi motivo para acioná-la. Fiz isso no dia seguinte, mas ela (Kelma) estava nervosa, sem condições de dialogar. Reafirmo que não houve negligência por parte da escola”, completou.

A professora Jascilene Avelino ratificou as palavras da vice-gestora. Ela informou ter se afastado da sala durante o intervalo, por no máximo dez minutos, e quando retornou o fato havia acontecido. “Ela me contou o que aconteceu, mas estava normal. Temos outros alunos com deficiência e todos são tratados com o mesmo cuidado”, garantiu.

Bullying

Sobre as denúncias de que a menina sofre diariamente atos de bullying dos demais colegas, a professora Jacira Nogueira argumenta que não é apenas no N-5 que isso acontece, mas todas as medidas são tomadas para inibir a prática, independente de quem seja o aluno.

A diretora Virginia Lúcia aproveitou para lembrar que no N-5 todos os estudantes são incluídos nas atividades da escola. Mas reconheceu as dificuldades das educadoras em dividir as atenções entre os demais alunos e aqueles com necessidades especiais. Ela acredita que somente uma alteração na lei federal sobre o assunto poderia dar melhores condições de atendimento, dentro das escolas, a esses estudantes.

Hospital Universitário tem até 2 de janeiro 2015 para normalizar funcionamento e evitar interdição

Hospital Universitário 300x225 Hospital Universitário tem até 2 de janeiro 2015 para normalizar funcionamento e evitar interdição  O Hospital Universitário (HU) tem até o dia 2 de janeiro de 2015 para regularizar as escalas de plantão na unidade médica, além do fornecimento de medicamentos e de insumos básicos como soro fisiológico e gaze. Se isso não ocorrer, deverá sofrer uma interdição por parte do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Essa foi a conclusão pela qual chegaram os 42 conselheiros do Cremepe, na plenária realizada na noite de ontem (24).

Segundo informou a assessoria, o Cremepe decidiu que seguirá as recomendações do Ministério Publico Federal (MPF) e fará um Termo de Ajuste de conduta (TAC) para ser cumprido pela gestão do HU. O documento será acompanhado pelo MPF e pelo Conselho, através de fiscalizações quinzenais.

Importância do estagiário no mercado de trabalho é tema de debate em Petrolina

Estagiario no mercado de trabalho 29 04 11 Importância do estagiário no mercado de trabalho é tema de debate em Petrolina O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE), promove nesta terça-feira (25), em Petrolina, um evento para discutir temas como a gestão de recursos humanos e de formação de mão de obra.

O evento acontece no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, às 19h, e é aberto ao público. O foco do evento é voltado a empresários, estudantes e profissionais de Recursos Humanos.   Participam do encontro, representantes da OAB-PE, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Univasf.

O debate contará com a moderação da consultora Ana Cláudia Mendonça, gestora de Desenvolvimento Empresarial do IEL-PE. Segundo os organizadores, o objetivo é disseminar aprendizado e melhorar a relação entre empresa e estagiário.

 

 

 

Obras inacabadas e esgotos estourados tiram sossego de moradores do Pedro Raimundo

foto1 Obras inacabadas e esgotos estourados tiram sossego de moradores do Pedro RaimundoIMG 20141125 WA0005 Obras inacabadas e esgotos estourados tiram sossego de moradores do Pedro RaimundoNo bairro Pedro Raimundo, zona oeste de Petrolina, os moradores já não sabem o que fazer para diminuir os transtornos provocados pelos esgotos na comunidade. Em contato com o Blog através do whatsApp, o comunitário Igor Rodrigues diz que o problema é antigo e até agora nenhuma solução foi apontada.

A compesa fez um rebaixamento da rede de água na rua, mas após a conclusão a rua ficou uma bagunça de difícil acesso”, disse. O problema ocorre na Rua 25 e até mesmo os veículos grandes encontram dificuldade para transitar.

‘Novembro Azul’ levará serviços gratuitos a público masculino em Santa Maria da Boa Vista

centro saúde santa maria boa vista Novembro Azul levará serviços gratuitos a público masculino em Santa Maria da Boa VistaEm Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, a Secretaria Municipal de Saúde viabilizou uma série de serviços gratuitos destinados ao público masculino, que serão ofertados nesta quinta-feira (27) dentro do ‘Novembro Azul’. A iniciativa tem por objetivo chamar atenção para o combate e prevenção ao câncer de próstata.

A programação acontecerá no Centro de Saúde Raimundo Bedor, a partir das 8h. Além de um café da manhã, haverá atendimentos médico, odontólogo e nutricionista, palestras, teste de glicemia capilar, eletrocardiograma e ultrassonografia da próstata.

Prefeito de Tabira comparece à Câmara Municipal para explicar perda de convênios

P1010281 225x300 Prefeito de Tabira comparece à Câmara Municipal para explicar perda de convênios O prefeito de Tabira, no Sertão pernambucano, Sebastião Dias, pediu e foi atendido pela Câmara Municipal de Vereadores. É que o gestor aproveitou a sessão desta segunda-feira (24) para ir à Tribuna da Casa para explicar a perda de convênios que motivaram a criação de uma CPI.

As licitações que motivaram duas ações populares contra a administração municipal também foram abordadas pelo prefeito. (com a colaboração de Anchieta Santos/para o Blog)

Pipeiros reclamam de atraso no pagamento feito pelo IPA e ameaçam paralisar atividades

Carros pipa 300x225 Pipeiros reclamam de atraso no pagamento feito pelo IPA e ameaçam paralisar atividades Os pipeiros contratados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa), mais uma vez, estão revoltados contra o atraso de pagamento e ameaçam paralisar as atividades.

Em contato com o Blog, um dos trabalhadores, Marcos Ferraz, afirma que os trabalhadores estão sem receber há quatro meses.

Estão há quatro meses completos sem receber seus salários, e já entrando para o quinto mês no próximo dia 30.11. Inclusive, já estamos na iminência de paralisarmos o abastecimento porque não temos condições de trabalhar sem receber”, disse.

Ainda segundo Marcos, o Ipa teria informado aos profissionais que dois salários atrasados seriam pagos até esta semana, mas até agora nada foi resolvido. “Em contato com o IPA, a informação que recebemos era que esta semana seria pago dois meses, mas já se passaram pelo menos três semanas ouvindo a mesma desculpa, sendo que nada foi pago”.

 A reportagem do Blog entrou em contato com o Ipa através de e-mail e reserva espaço para um posicionamento.