FBC destaca no Senado ampliação do Porto Digital para Petrolina e Caruaru

FBC porto digitalA expansão do Porto Digital – instalado no Recife há 15 anos – para o interior de Pernambuco foi destaque de um discurso feito pelo senador Fernando Bezerra Coelho na tarde desta segunda-feira (3), da tribuna da Casa. FBC lembrou que Petrolina, no Sertão, e Caruaru, no Agreste, serão os dois mais novos “armazéns da criatividade” no estado, o que deverá estimular a inovação nessas regiões.

O Porto Digital é uma engrenagem que envolve instituições de ensino, governo e iniciativa privada, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras. “Um centro com a habilidade de manejar vários setores da economia criativa, na computação, comunicação, designer e artes”, destacou o senador.

Criado por um grupo de professores da Ciência da Computação, que decidiu que o Nordeste brasileiro não perderia mais profissionais para outros centros de formação pelo país e o mundo, o Porto Digital foi concebido para ser um polo de tecnologia, com a capacidade de manter talentos que saiam das universidades como também profissionais dispostos a pensar e inovar.

O Porto Digital é uma realidade e um grande orgulho para todos nós, nordestinos”, afirmou o senador. “Um arranjo produtivo inovador, que gera empregos qualificados para quase oito mil pessoas e tornou-se referência nacional”, acrescentou Bezerra Coelho.

Empresas

Mais de 250 empresas estão ancoradas no Porto Digital, que atualmente ocupa uma área de aproximadamente 150 hectares, na região central de Recife. Gerado na Universidade Federal de Pernambuco, o Polo foi instalado em uma área até então degradada da capital pernambucana, que vem sendo revitalizada em aspectos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico. As informações são da assessoria do senador. (foto/divulgação)

Junco ‘atropela’ Massaroca e decidirá título do Campeonato Interdistrital de Juazeiro contra Carnaíba do Sertão

junco - campeonato interdistritalJá estão definidos os finalistas do Campeonato Interdistrital de Juazeiro (BA). Ontem (2), na comunidade de Curral Novo, no Salitre, foi realizada a partida de volta da semifinal, na qual o Junco goleou a equipe de Massaroca por 4×1.

Favorito, o Junco venceu todas as partidas que disputou durante o campeonato. Iniciando o jogo indo para cima do adversário, aos 11 minutos do primeiro tempo a equipe marcou o primeiro gol com o meia Valmir. Depois disso o Massaroca teve que conviver com a pressão dos donos da casa e sua empolgada torcida.

O adversário até tentou reverter a situação, mas a equipe do Junco mostrava superioridade e, no segundo tempo, o atacante José Carlos, artilheiro do campeonato, marcou mais dois gols. O último do Junco foi assinalado pelo lateral-direito Ronaílson. Aos 39 do segundo tempo, em uma cobrança de pênalti, o meia Helenildo fez o gol do Massaroca.

Agora, no domingo (9), às 15h30, em Carnaíba do Sertão, a seleção do Junco enfrentará os donos da casa no primeiro jogo da final do Campeonato Interdistrital. A competição conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Esportes. (foto/divulgação)

Bradesco compra HSBC, mas funcionamento de agência em Petrolina não será alterado

O Bradesco anunciou hoje (3) a compra do HSBC no Brasil. Mesmo assim, o banco se mantém atrás do Itaú em valores de ativos, embora tenha ficado mais próximo do concorrente. A compra foi feita por R$ 17,6 bilhões.

A compra, no entanto, não afetará as agências do HSBC pelo país. Um exemplo é Petrolina. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da cidade, Augusto Ribeiro, todos os funcionários da agência local permanecerão trabalhando, agora para o Itaú. Mesmo após as transações entre as duas instituições financeiras, os clientes do HSBC continuarão a ser atendidos da mesma forma habitual.

Ribeiro informou ainda que uma exigência do Banco Central garante que os funcionários não sejam atingidos nos seus salários durante um período de dois anos.

As direções do Bradesco e do HSBC já fizeram contato com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), de modo a tratar da transação entre as duas instituições.

Presidente do PSDB Mulher de PE acredita que prisão de Dirceu vai aproximar Lula e Dilma da Lava-Jato

Terezinha Nunes3As investigações da Operação Lava Jato estão se aproximando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff com a prisão, nesta segunda-feira (3), do ex-ministro José Dirceu – o ex-homem forte dos governos petistas e grande articulador político do PT. É nisso que acredita a presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, Terezinha Nunes. Para a tucana se ficar comprovado que Dirceu “operava o esquema criminoso” de dentro do Palácio do Planalto, é “sinal de que Lula e Dilma sabiam dos ilícitos praticados”.

A prisão pela segunda vez do ex-ministro José Dirceu, o grande formulador do PT, e ainda mais como criador do Petrolão, demonstra que as investigações estão cada vez mais perto da presidente Dilma e do ex-presidente Lula que, a partir de agora, podem ser os próximos a serem investigados. Comandante do Mensalão e do Petrolão, segundo foi comprovado, Dirceu pode pegar pena severa e acabar carregando Lula junto. Se Dirceu operava o esquema criminoso do gabinete que ocupava no Planalto, nos governos Lula e Dilma, é sinal de que ambos sabiam do ilícito e por isso devem ser condenados“, avalia Terezinha.

João Bosco estaria preparando sua própria carta de exoneração da 3ª SR Codevasf

João Bosco CodevasfA celeuma em torno do comando da 3ª Superintendência Regional da Codevasf parece ter aborrecido de vez o atual titular, João Bosco Lacerda.

Uma fonte informou a este Blog que a chateação de João Bosco chegou a tal ponto que ele já estaria preparando até sua carta de demissão.

Uma ala da 3ª SR Codevasf acredita mesmo que João Bosco não estaria mais suportando esse “fica e sai, sai e fica”. Mas outra ala tem certeza de que essa carta não passa de “vaidade” do atual superintendente. Ou seja, seria uma forma honrosa de deixar o cargo “pela porta da frente”.

Campanha arrecada donativos para família carente da zona rural de Dormentes

família carente2Uma família carente que mora no Sítio Maxixeiro, na zona rural de Dormente (PE), Sertão do São Francisco, está passando por sérias dificuldades financeiras e de saúde. (mais…)

Câmara Regional do TJPE fará sessão extraordinária em Petrolina

Fórum Petrolina divulgaçãoCom a presença do desembargador Frederico Neves, o Fórum Dr.Souza Filho em Petrolina receberá nesta sexta-feira (5), durante todo o dia, uma sessão extraordinária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

A unidade criada na gestão de Neves – que preside atualmente o TJPE – está em funcionamento desde fevereiro e descentralizou os serviços do 2° Grau de Jurisdição, sediada em Caruaru, no Agreste. Tem caráter itinerante, beneficiando uma população de 4 milhões de pessoas no Agreste e Sertão. Nos primeiros cinco meses de atuação foram julgados 5.508 processos. (foto: Noely Mota)

Bronca petista

Gilberto PiresInconformado com os últimos fatos relacionados ao Partido dos Trabalhadores, em especial a disputa que a legenda trava com o PP pelo comando da 3ª Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina, o assessor de comunicação do PT, Gilberto Pires, soltou o verbo em seu Facebook.

A que ponto chegamos. O PT de Pernambuco trava uma guerra de foice dentro de uma cisterna escura com o PP para garantir cargo de 3º escalão. Desde que se submeteu à submissão ao PSB, o PT-PE nunca mais foi o mesmo! Perdeu três cadeiras na Câmara Federal, encolheu na Assembleia Legislativa e, para 2016, se não mudar o rumo, as perspectivas não são nada boas. Enquanto isto, o senador do PT em Pernambuco, Humberto Costa, visita Petrolina e poucos petistas ficam sabendo!!! Tá difícil!”, desabafou Pires.

Abertas inscrições para 45ª edição das Olimpíadas Estudantis de Petrolina

oloimpíadas estudantis petrolinaJá estão abertas as inscrições para a 45ª edição das Olimpíadas Estudantis de Petrolina. Os estudantes interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (7), na Secretaria Executiva de Esporte, no Parque Municipal Josepha Coelho, área central da cidade.

Nesta segunda etapa, participarão da competição alunos de 15 a 17 anos das escolas públicas e privadas. Em 2015, cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes e educadores, deverão participar da disputa.

Modalidades como futebol, futsal, handebol, vôlei e basquete vão mobilizar os participantes em busca de uma medalha. A competição começa no próximo dia 24 de agosto. Uma novidade, neste ano, é a Corrida Estudantil, que foi um sucesso na categoria de 12 a 14 anos, no último mês de maio. (foto/divulgação)

Reitor da Univasf recebe título de cidadão juazeirense nesta quarta-feira

julianeli UnivasfO reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, será condecorado pela Casa Aprígio Duarte Filho com 0 título de cidadão Juazeirense. A solenidade acontecerá nesta quarta-feira (5), no auditório da Casa Legislativa, localizada no bairro Malhada da Areia, a partir das 18h.

Julianeli é professor da Univasf desde 2005. Tem graduação em Farmácia e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na Univasf, foi coordenador do Colegiado Acadêmico de Ciências Farmacêuticas (CFARM), coordenador do Laboratório de Farmacologia e é membro do Comitê de Ética em Experimentação Animal.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br