Artigo do leitor: A genealogia política por Ranilson e Fernando em Petrolina

MD REPÓRTER 02Neste artigo, o radialista e colaborador do Blog, Marcelo Damasceno, descreve a trajetória de duas lideranças política de Petrolina: Fernando Bezerra Coelho e Ranilson Ramos.

Confiram:

A genealogia política por Ranílson e Fernando em Petrolina

Em 1982, dois jovens surpreenderam o eleitorado conservador e dividido de Petrolina. Fernando Bezerra Coelho era escalado por seu tio Nilo Coelho, então senador, para disputar uma cadeira no parlamento de Pernambuco.  E com expressiva votação, elegeu-se pelo PDS deputado estadual, arrastando multidões para ouvi-lo, em diferenciada oratória. A atração era ele próprio, Fernando Bezerra Coelho.

Ao seu lado, Ranílson Ramos abria a fronteira das urnas, candidatando-se para a Câmara Municipal de Petrolina. Foi o mais votado e se tornou, dias depois, emblemático presidente da Casa Legislativa, com a teoria implícita da terceira via, tantos anos atrás. Um profecia para os dias modernos do prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB).

Ranilson Ramos, era filiado ao PDS, mas carregava seu sertão libertário nos discursos adquiridos em longo aprendizado da sua parentela liderada por irretocável imigrante, em simpatia e discrição, seu pai, Gregório Ramos, comerciante da cebola e dos insumos do então embrionário “agronegócio”, simultaneamente ao ciclo irrigado. FBC virou liderança inconteste em capítulos de sua vida marcados por desavença e rompimento com todos os seus tios.

Ranílson Ramos sedimentava sua carreira, e ainda aos seus 23 aos de idade, liderando com surpreendente habilidade, a convivência dos contrários numa legislatura barulhenta e convivência quase bélica com inimigos letais e discursos sem clemência pelo adversário político. Ranílson Ramos se notabilizava em dobradinha junto ao mais novo quadro de sua geração, FBC.

Fernando, quatro anos depois, ampliou sua meta e peitou Osvaldo Coelho. Nascia ali a cisão dentro do PDS de Nilo Coelho. Em 1986, a campanha eleitoral de Miguel Arraes irrompia um Pernambuco de atmosfera insípida, tolerante às indiferenças de Brasília. FBC virou deputado constituinte; Ranílson ocupou sua cadeira no Recife, elegendo-se deputado estadual pela implícita terceira via. Já, já, eu conto o resto.

Marcelo Damasceno/Radialista

Parque de Proteção ao Jumento vai parar atividades por falta de recursos e Odacy pressiona governo: “Tem de fazer sua parte”

ANIMAIS NO PARQUEUm projeto idealizado e mantido praticamente sozinho pelo deputado estadual Odacy Amorim corre o risco de morrer quando já começava a dar frutos. O Parque Ecológico de Proteção ao Jumento, localizado em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, vai parar as atividades a partir desta semana.

Segundo informou Odacy, desde o ano passado ele aguarda recursos no valor de R$ 200 mil, oriundos de emenda de sua autoria, para pagar o aluguel da área, mas até o momento o governo do estado não liberou os recursos. Isso já deveria ter acontecido no final do ano passado, mas o governo suspendeu a liberação e até o momento não disponibilizou os recursos.

“Visitei o parque na última sexta (3), e cheguei a esse entendimento com os herdeiros de não mais receber os animais a partir dessa semana, porque eles precisam do dinheiro do aluguel da fazenda, e até hoje essa minha emenda não foi liberada. Foi suspensa em dezembro e até o momento não houve sinalização dessa liberação. Deixei de colocar esses recursos em horas máquinas, por exemplo, para que fosse aplicado nesse trabalho, com vistas à redução dos acidentes nas estradas com a retirada e o recolhimento dos animais, mas continuo sem os recursos da emenda e sozinho não tenho como manter o trabalho”, lamentou o parlamentar.

Odacy ressaltou que já foram recolhidos ao parque mais de 900 animais, desde 2013, quando ele criou a área de Rajada para abrigar o espaço e, assim, receber os animais recolhidos das rodovias de Petrolina e cidades vizinhas. O trabalho já resultou na redução em quase 90% nas ocorrências de acidentes na região, segundo levantamento da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Petrolina.

Pouco apoio

Ele diz ainda que o pouco apoio que recebe é da Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adagro), que realiza exames e vacina os animais recolhidos, mas o resto ele faz sozinho. “Recebi uma promessa do secretário Nilton Mota que iria agilizar essa liberação, mas até o momento isso não ocorreu“, destacou o deputado.

“Tenho trabalhado para que tenhamos um parque nacional de proteção aos jumentos. Estados como Maranhão e Piauí, já possuem. No nosso estado é preciso que se tenha pelo menos mais um parque. Até tenho conversado para implantarmos outro na região de Floresta e, assim zerar esses acidentes nas estradas, mas precisamos aguardar que o governo faça a parte dele e libere minha emenda“, concluiu o deputado. As informações são da assessoria do deputado. (foto/divulgação)

Começa amanhã cadastramento dos processos para regularização fundiária dos imóveis rurais de Juazeiro

cadastroTerá início nesta terça-feira (7) em Juazeiro da Bahia o recadastramento e cadastramento dos processos para regularização fundiária dos imóveis rurais do município.

Esse trabalho prossegue até o dia 11, das 8h às 17h, na sede do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf), localizado no bairro Country Club. Já de  13 a 18 de julho, o cadastro será realizado na Secretaria de Agricultura, localizada no Mercado do Produtor de Juazeiro.

Realizaremos o máximo de 100 cadastros novos e antigos, com área de 0,50 até 100,00 hectares, o que corresponde a cerca de 1,0 a 230, sem nenhum custo para os considerados agricultores familiares”, explicou o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Jorge Cerqueira.

Documentação

Durante o período do cadastramento o produtor (a) juntamente com sua esposa (o), se casado no civil, deverá fazer o requerimento de posse da terra levando a seguinte documentação: duas cópias do RG (identidade) e CPF do proprietário e da esposa, duas cópias da certidão de casamento do civil; se for divorciado, duas cópias da certidão do divórcio; se viúvo, duas cópias da certidão de óbito e certidão do casamento. O procurador deverá levar duas cópias da procuração específica (reconhecida firma e autenticada), RG e CPF do procurador, do documento da terra (CCI/INCRA, ITR, recibo de compra ou escritura), e do comprovante do endereço (se morar na propriedade).

O processo cadastral é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), e conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR), Setaf e Prefeitura de Juazeiro (através da Seapa).

Abertas inscrições para Processo Seletivo Extravestibular 2015.2 para cursos que integram o polo UAB Petrolina

UABA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou edital para o Processo Seletivo Extravestibular 2015.2 – Transferência Externa e Diplomados para os cursos de graduação em Letras e Língua Espanhola na modalidade a distância que integram o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Petrolina.

De acordo com as normas regimentais da UFPE e observadas as condições que se seguem no edital, as inscrições para o processo seletivo com vistas aos cursos no segundo semestr começam nesta segunda-feira (6) e vão até 15 de julho.

Para o preenchimento das vagas, a ordem de prioridade estabelecida para atendimento dos requerimentos será por categoria. Outras informações sobre a documentação e o processo seletivo podem ser conferidas no edital abaixo.

Polícia prende no N-7 dupla envolvida em apreensão de quase 4 kg de crack

armas e celulares apreendidosUma operação que contou com apoio de agentes do Núcleo Integrado de Segurança (NIS-4), Ciosac e Malhas da Lei, do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), resultou na prisão, na manhã desta segunda-feira (6), de dois homens. Fagner Rodrigues de Luna, o ‘Gogó’, ex-presidiário de 31 anos, e Lázaro Henrique Ferreira Freire, de 24, estavam envolvidos na apreensão de quase 4 quilos de crack, feita pela polícia na última sexta-feira (3).

As equipes chegaram primeiro a Fagner, que estava em sua residência no N-7 do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho. Após levantamento de informações realizado pelo núcleo de inteligência, os policiais encontraram um Volkswagen Polo verde, o mesmo visto na operação da última sexta.

Na casa de Fagner a polícia recuperou ainda uma TV roubada e três relógios. Ao ser indagado sobre o paradeiro do condutor do Polo, o ex-presidiário levou os policiais a outra residência, alegando que seria de um comparsa.

Ao chegar ao local apontado, as equipes do 5° BPM perceberam tratar-se de uma roça, onde os elementos teriam se encontrado para beber. Na vistoria foi encontrado um cartucho deflagrado. Na roça só estava o caseiro, o qual apontou a residência onde o dono morava, também no N-7. O proprietário era Lázaro. Após buscas, os policiais encontraram duas armas de fogo. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal (DPF) em Juazeiro da Bahia. (foto: 5° BPM/divulgação)

Estudantes do IFBA campus Juazeiro voltam às aulas amanhã no novo prédio

IFBA JuazeiroOs estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) iniciam nesta terça-feira (7) as aulas na nova sede do instituto, na BA-210, S/N, no Bairro Dom José Rodrigues. No entanto, a cerimônia de inauguração ainda não tem nada marcada para acontecer, pois o IFBA ainda aguarda autorização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setecmec). As atividades administrativas já foram iniciadas nesta segunda-feira (6).

O Governo Federal investiu aproximadamente R$ 10 milhões na construção do câmpus de Juazeiro, que conta com Bloco Acadêmico (salas de aulas e laboratórios), Bloco Administrativo, Ginásio Poliesportivo, Auditório (250 lugares) e Refeitório, possibilitando oferta de cursos a aproximadamente 1200 alunos.

O IFBA campus Juazeiro conta hoje com 21 docentes (efetivos e substitutos) e 14 técnicos administrativos em educação, além de colaboradores terceirizados. Há previsão de contratação de outros 59 docentes e 31 técnicos, ao longo dos cinco anos iniciais de funcionamento. 30 vagas estão reservadas para a realização de concurso docente, cujo edital deve ser lançado ainda no segundo semestre de 2015.

Novos cursos

Além da oferta atual de cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Segurança do Trabalho e em Comércio, há previsão de oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Administração (Ênfase em Gestão de Cooperativas e de Agronegócios) e em Segura do Trabalho, ambos previstos para o início de 2016.

Também estão sendo planejados, para o ano de 2016, dois cursos superiores de Tecnologia, um em Logística e outro em Energias Renováveis e Meio Ambiente, além de cursos de pós-graduação lato sensu em Segurança do Trabalho (presencial) e de Educação Técnica e Tecnológica contextualizada ao Semiárido (semipresencial).

Cursos de capacitação (Formação Inicial e Continuada) e o Programa Mulheres Mil serão ofertados, inicialmente, à população dos municípios de Juazeiro e Sobradinho e, a partir de 2016, serão estendidos aos demais municípios do Território do Sertão do São Francisco. (fotos/divulgação)

Assessor de projetos especiais da Prefeitura de Petrolina quer evitar prejuízos em pavimentação e cobra da Compesa

rogerio valençaO assessor de projetos especiais da Prefeitura de Petrolina, Rogério Valença (foto), disse já ter cobrado à Compesa, por diversas vezes, informações detalhadas sobre o trabalho de manutenção que a Companhia vem fazendo na rede de esgotamento sanitário. Até agora, no entanto, Valença disse não ter obtido resposta.

A preocupação do secretário é com o serviço de recapeamento asfáltico que será iniciado pela prefeitura em várias ruas e avenidas da cidade. Como as equipes da Compesa precisam quebrar o asfalto para consertar a rede, ele explicou que a prefeitura não quer fazer a pavimentação em locais onde isso poderá ocorrer.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da gerência regional da Compesa comprometeu-se em fazer esse levantamento e enviá-lo ao Blog.

Seguindo comando nacional, servidores do INSS de Juazeiro iniciarão greve por tempo indeterminado nesta terça-feira

INSS JuazeiroO atendimento ao público na agência da Previdência Social em Juazeiro deve ser prejudicado a partir desta terça-feira (7) por conta da greve dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A adesão é estimada em cerca de 70% dos trabalhadores. Apenas 30% dos funcionários permanecerão realizando serviços essenciais, como manda a lei, por tempo indeterminado.

A falta de negociação com o Governo Dilma e o sucateamento do serviço público foram os principais motivos para a aprovação da greve.

As reivindicações da categoria são as seguintes:

– Reajuste da remuneração de acordo com a inflação;

– Incorporação das gratificações GDASS-GDPST;

– Plano de cargos e carreiras;

– 30 horas de trabalho para todos os servidores;

– Concurso público para repor quadro funcional;

– Fim do assédio moral;

– Contra as terceirizações;

– Isonomia salarial com paridade entre ativos e aposentados.

A greve geral dos funcionários do INSS foi confirmada em mais 15 estados do país, segundo a federação da categoria. O governo acenou com reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos, enquanto os servidores exigem 27% para compor perdas, além de melhorias nas condições de trabalho e atendimento ao público. (foto/reprodução)

Lagoa Grande: Prefeitura e Cruz Vermelha Brasileira realizarão ação comunitária no povoado de Vermelhos

cruz vermelhaA Prefeitura de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, vai realizar uma grande Ação Comunitária no povoado de Vermelhos, zona rural do município, com apoio da Cruz Vermelha Brasileira e das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, entre outras.

A iniciativa, batizada de “Operação Cruz Vermelha Viva”, acontecerá de 12 de julho a 1º de agosto e visa a prestar assistência à comunidade em diversas áreas sociais.

A ação social contará com a participação de estudantes universitários, técnicos, voluntários da Cruz Vermelha Brasileira e profissionais da Prefeitura de Lagoa Grande.

Cada região terá no mínimo um supervisor, que irá percorrer todas as equipes, orientando e supervisionando as mesmas. Durante a ação serão realizados serviços de acuidade visual, fonoaudiologia, avaliação nutricional e verificação de pressão arterial em pontos fixos e em visitas domiciliares. Além disso, haverá palestras educativas com diversos temas, primeiros socorros, orientação a gestante, doenças sexualmente transmissíveis, psicologia na comunidade, importância da água potável, entre outros. (foto/divulgação)

Guarda Municipal de Juazeiro pressiona prefeitura por porte de arma e paralisa atividades

guarda municipal juazeiroRepresentantes da Guarda Municipal de Juazeiro da Bahia estão neste momento no Paço Municipal, onde esperam ser atendidos pelo prefeito Isaac Carvalho. A categoria decidiu paralisar as atividades, na manhã de hoje (6), após assembleia da categoria, com o objetivo de pressionar a gestão a cumprir uma lei federal, que permite aos guardas terem porte de arma, como já acontece em Petrolina e em várias cidades do país.

Segundo informações repassadas pelos representantes da Guarda ao programa ‘Revista da Cidade’, da Rádio Cidade AM, apenas 30% dos profissionais estão trabalhando. Mas a depender da conversa com o chefe do Executivo Municipal, a categoria poderá aderir totalmente à paralisação.

O estopim para a insatisfação da categoria foi o assassinato de Josué Nunes Ribeiro do Santos. Ele era guarda municipal e foi morto com vários tiros no bairro dos Palmares, na última quarta-feira (1). Representantes da categoria que se o porte de arma já estivesse em vigor na cidade, a vítima poderia ter tido ao menos a chance da legítima defesa.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br