fechar I

Enquanto isso…

12698246_1754656888089857_2748002339167044765_o_Fotor

Exposição fotográfica que destaca protagonismo negro será aberta na próxima semana em Petrolina

Uma exposição fotográfica intitulada ‘Protagonismo  Nego: o retrato enquanto documento social’ será aberta na próxima próxima quarta-feira (17), às 20h, no prédio Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em  Petrolina.

Fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Candice Machado, a mostra  se estenderá o até o dia 11 de março.

A curadoria da exposição é de Elson Rabelo. O prédio da reitoria da Univasf fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro da cidade.

Campus Floresta do IF Sertão-PE realiza processo seletivo complementar para curso técnico em Agropecuária

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE),campus Floresta, no Sertão de Itaparica, divulgou, ontem (11), o edital nº 05/2016, referente ao processo seletivo complementar para o curso técnico em Agropecuária, na modalidade Ensino Médio Integrado. A seleção destina-se ao preenchimento de vagas no primeiro semestre de 2016, havendo quatro vagas disponíveis para o turno matutino e 14 para o vespertino.

As inscrições foram abertas hoje (12) e prosseguirão até a próxima terça-feira (16), das 8h às 17h, e deverão ser realizadas diretamente com a comissão responsável pela seleção. Para se inscrever, é necessário ter concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de apresentar a documentação requerida. Em qualquer caso, os candidatos serão classificados a partir da avaliação do histórico escolar individual, sendo contabilizadas as médias aritméticas das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro e as matrículas ocorrerão a partir de 22 de fevereiro. Outras informações podem ser conferidas acessando aqui.

Mosquito quase imbatível

governo combate aedes

Engajado no combate ao Aedes aegypti, o governo federal lançou uma campanha cujo mote é, no mínimo, discutível: “um mosquito não é mais forte que um país”. Será mesmo?

Ora, se o Aedes consegue disseminar – além da dengue – mais outros dois males, a febre chikungunya e o zika, e precisa que até as Forças Armadas se unam para combatê-lo, o mosquito mostra que é muito mais forte. Ao menos por enquanto.

E, somado a isso, a falta de conscientização de muita gente (inclusive em Petrolina) em ajudar a combater os focos do Aedes, torna-o quase imbatível. Dizem que a esperança é a última que morre. Mas morre. O que todo mundo espera é que o mosquito morra antes.  (foto/reprodução)

Onda de arrombamentos assusta moradores de Sobradinho

Em Sobradinho, no norte da Bahia, uma onda de arrombamentos a residências está deixando moradores da Vila Santana assustados. Segundo informações repassadas ao Blog, várias casas do bairro foram furtadas nas últimas semanas.

O problema é recorrente e a explicação pode estar relacionada à existência de um ponto de venda de drogas próximo à comunidade.

Ainda de acordo com informações, os meliantes não agem só na calada da noite. Os arrombamentos, muitas vezes, são praticados durante o dia. Fica ao alerta para as autoridades policiais. (foto/reprodução)

Motoristas enfrentam buracos e insegurança na BR-166, na Bahia

Viajar pela rodovia BR-166, trecho entre os municípios de Chorrochó e Abaré, no norte da Bahia, tem sido um desafio para os motoristas. Além dos buracos, existe o risco de assaltos.

Com as péssimas condições da via, os motoristas têm que andar em baixas velocidades e tomar cuidado para desviar da buraqueira. Mesmo assim, os prejuízos são inevitáveis.

Andar em baixa velocidade também deixa os condutores suscetíveis a ações criminosas. Segundo informações, assaltos ocorrem com frequência na rodovia. Uma vergonha para as autoridades. (foto/Chorrochó em Foco)

Vereador questiona 3ª SR Codevasf sobre convênio de empresa e associações do Pontal para abastecimento d’água

ronaldo cancão

Depois das recentes críticas ao atual gestor da 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Luciano Albuquerque, o vereador Ronaldo Cancão voltou a questionar o órgão federal. Desta vez Cancão quer explicações sobre um convênio firmado entre a empresa Focus e quatro associações rurais do Pontal, com vistas à exploração do serviço de abastecimento d’água da adutora que liga o canal até o distrito de Caititu, na zona rural da cidade.

O vereador disse estranhar o fato de a Codevasf não repassar essa tarefa diretamente à iniciativa privada, mas formalizar um contrato, por meio desse convênio, para que as quatro associações – Uruás, Cruz de Salinas, Caititu e Atalho – assumam o abastecimento. Pelo convênio, mil famílias serão contempladas, pagando uma taxa de R$ 25,00.

Preocupado, Cancão disse que Albuquerque precisa dar detalhes sobre outras questões. “Quero saber, por exemplo, como vai ficar a captação da água. E as demais comunidades que estão utilizando a água do Pontal? E a energia das outras comunidades e das outras adutoras”, indagou.

O vereador frisou que, caso a Celpe decida cortar a energia da adutora, quem primeiro arcará com as consequências será a comunidade do Caititu. “Mas a empresa vai ajuizar as associações, por ter promovido o contrato?”, continuou. Considerando “um equívoco” o convênio, Cancão afirma que a Focus é a mesma que “abandonou” o final da obra da Adutora do Caititu, que leva água até o município de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco. Para o vereador, havia outras empresas muito mais confiáveis em Petrolina para explorar o serviço, ou até cooperativas como a Cerpel, que tem serviços comprovadamente prestados na área. “Não se pode colocar conta de energia no trajeto apenas de Uruás a Caititu. Até porque há uma energia que gera a captação da água até chegar ao ponto final do canal do Pontal”, reforçou. “A comunidade quer pagar, mas é preciso que tudo fique mais esclarecido”, completou.

A reportagem tentou um contato com a 3ª SR, na manhã de hoje (12), mas não obteve sucesso. O espaço fica reservado aos citados pelo vereador para os devidos esclarecimentos.

Kits escolares serão distribuídos a alunos da rede municipal de Juazeiro, garante prefeitura

Todos os alunos a partir dos 4 anos de idade até às séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Juazeiro (BA) receberão kits didáticos contendo mochila, caderno, lápis, caneta, borracha, régua e lapiseira. A garantia foi dada pelo secretário de Educação, Clériston Andrade.

A iniciativa inédita da prefeitura beneficiará 27 mil estudantes da rede. De acordo com Andrade, a entrega dos kits será feita por etapas, em meados do próximo mês.

As aulas na rede municipal de Juazeiro terão início já na próxima segunda-feira (15). (foto/divulgação)

Poste inclinado preocupa vizinhança no Vale do Grande Rio

poste caindo vale grande rio

Um poste que ameaça cair vem tirando o sono de comunitários da Rua G do Bairro Vale do Grande Rio, zona norte de Petrolina. O motivo de tanta preocupação é que o poste está perigosamente inclinado, podendo causar até mesmo uma tragédia a qualquer momento.

“Nosso temor é que caia em cima das casas, causando algum acidente sério”, afirmou um morador. Haja bronca.

Tentativa de homicídio deixa dois feridos no bairro Itaberaba, em Juazeiro

Uma mulher e um homem foram baleados durante uma tentativa de homicídio no bairro Itaberaba, em Juazeiro (BA), na tarde de hoje (12). Segundo informações, a mulher foi alvejada quando transitava na BR-235, nos fundos de um conhecido supermercado.

Ainda segundo informações, dois homens numa motocicleta preta teriam praticado o crime. Após alvejar a mulher, efetuaram disparos contra o homem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento às vítimas, mas o estado de saúde delas é desconhecido. (foto/reprodução WhatsApp).

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br