fechar x

Enquanto isso…

Impeachment-no-Senado

Resultado das audições do espetáculo ‘Filho de Deus, Menino Meu’ é divulgado em Petrolina

espetáculo filho de deusForam divulgados os nomes dos atores que irão participar da encenação do espetáculo “Filho de Deus, Menino Meu”, que ocorrerá no mês de dezembro em Petrolina.  A seleção dos participantes aconteceu em dois dias – a primeira no domingo (21), e a segunda, na terça-feira (23), no Centro de Evangelização Shalom.

Para o diretor do espetáculo, Maurício Moisés, trazer ao Vale do São Francisco a dramatização do Nascimento de Jesus Cristo com esse roteiro da Comunidade Shalom é uma excelente oportunidade de, por meios das artes, levar os espectadores a ter uma experiência única com Maria e o Salvador,  vendo como Deus abaixou-se de sua realeza, fazendo-se um menino frágil e indefeso, nascido em uma gruta em Belém, por amor à humanidade.

Alista dos selecionados é a seguinte:

– Ana Karolina dos S. Passos

– André Lucas Santos Porto

– Ângela Maria Rodrigues Soares

– Breno Sepedro Lima

– Camila Emanuely Rodrigues Barbosa

– Cybelle Cristina S.F. de Menezes

– Francisco Bezerra Soares

– Geovana Mycaelli Rodrigues

– Geovana Priscilla da Silva Ribeiro

– Gustavo Luis de Araújo B. Sá

– Hellen Vanessa L. dos Santos Faria

– Igor Coelho Alves

– João Antônio Pereira da Silva

– Joel Firme da Silva

– Krarly Melo de Oliveira

– Lailana Brito de Oliveira Reis

– Luis Felipe Lima de Oliveira

– Maria Kerlaine S. de Oliveira

– Maria Rosineide Alves Neto

– Marinalva P. de Araújo Gama

– Pablo Martinelli

– Nadiane Raquel Moura

– Nadson Santos Duarte

– Raiane da Silva Brito

– Rosialine da Silva Bezerra

– Reginaldo Araújo de Oliveira

– Sharline Filgueira de Lima

– Taianny Marina Nunes de Andrade

– Virgínia Gabriela Pereira Andrade

– Wellington Jesus Oliveira

O espetáculo

“Filho de Deus, Menino Meu” é o espetáculo musical que narra o nascimento de Jesus de uma forma inusitada, usando elementos regionais, circenses e um roteiro que transita entre o drama, a comoção e momentos de descontração.

IFBA de Juazeiro abre inscrições para novas turmas de Vôlei

O campus Juazeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para novas turmas de esporte. São vagas para crianças e adolescentes de 12 a 16 anos na modalidade Voleibol. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 8h às 10h.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no protocolo do campus, localizado na BA-210,bairro Dom José Rodrigues. Os documentos necessários são os seguintes: comprovantes de residência e de matricula e Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento. Outras informações pelo telefone (74) 3612-5878.

Carcará cai diante do Fortaleza pela Série C do Brasileirão e agora passa a mirar outra realidade

brasileirão série cCom gols de Rodrigo Andrade, Anselmo e Daniel Sobralense, o Fortaleza bateu por 3×1 o Salgueiro na tarde deste sábado (27), na Arena Castelão, pela 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O gol do Carcará saiu dos pés de Cássio, no começo da etapa complementar.

Com o resultado, o Fortaleza chega aos 25 pontos e aguarda os outros jogos da rodada para saber a posição ao final dela. Por 3 enquanto o Tricolor cearense é o líder. O Salgueiro segue com 17, em 6º lugar no Grupo A, e agora lutará contra outra realidade: se afastar definitivamente da zona da degola, que rebaixa os quatro últimos colocados para o ano que vem.(Com informações de Globoesporte.com/foto reprodução)

Utilidade pública: Coleta seletiva em Petrolina chegará a mais 16 bairros

coleta seletiva petrolina

O serviço de coletiva seletiva em Petrolina – feito em parceria entre a prefeitura, a Ecovale e as cooperativas Comarca e Renascer – passou a ser ampliado. A informação é da assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura. Além das comunidades da Cohab IV, Cohab V, Jatobá ll, Novo Horizonte, Idalino Bezerra, Vila Geovana, Rio Jordão, Henrique Leite, Cosme e Damião, Residencial Novo Tempo, Residencial Novo Tempo lI, São José, Maria Auxiliadora, Centro e Orla, Loteamento Vale Dourado, Pedra linda, Dom Avelar e Padre Cicero, a coleta chegará a mais 16 bairros.

No dia de ontem (26) começaram a ser distribuídos nos bairros beneficiados o material impresso, como folders e calendários informativos, esclarecendo os dias e horários do serviço aos moradores. Os respectivos bairros passarão a receber a coleta na próxima quinta-feira, 1° de setembro.

A Secretaria de Infraestrutura ressalta que a principal dificuldade das associações é o material reciclável que chega misturado no mesmo saco de lixo orgânico, que suja as esteiras e dificulta o trabalho dos recicladores.

Para a segregação correta é necessário colocar em um saco de lixo todo o material reciclável seco, a exemplo de papel, vidro, plástico, isopor e metal.  Em um outro saco de lixo deve ser depositado apenas os materiais molhados, como restos de comida e papel higiênico. A Secretaria orienta ainda para que os moradores se atentem ao dia que o caminhão da coleta seletiva passa por suas casas, para que o lixo reciclável seja colocado na lixeira apenas nesses dias.

O roteiro diário acontece das 7h às 15h20, da seguinte forma:

Segunda-feira

• Cohab IV

• Cohab V

Terça-feira

• Jatobá ll

• Novo Horizonte

• Idalino Bezerra

• Vila Geovana

• Rio Jordão

• Henrique Leite

Quarta-feira

• Cosme e Damião

• Residencial Novo Tempo I

• Residencial Novo Tempo ll

Quinta-feira

• São José

• Maria Auxiliadora

Sexta-feira

• Centro baixo

• Centro alto

Sábado

• Loteamento Vale Dourado

• Pedra linda

• Dom Avelar

• Padre Cicero

(foto/divulgação)

Bahia inicia ação para comprovar ausência da peste suína clássica no estado

vacina porco bahia

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), inicia inquérito soroepidemiológico para a Peste Suína Clássica (PSC) em 320 criatórios de suínos de subsistência distribuídos por todo o estado. Está prevista a colheita de 1,2 mil amostras em 15 coordenadorias da Agência, abrangendo 139 municípios, para demonstrar ausência de circulação viral. A Bahia já possui o reconhecimento nacional, desde 2001, e o internacional foi concedido este ano pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE).

O Inquérito Soroepidemiológico para PSC, determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é realizado a cada dois anos, apenas em criatórios de suínos de subsistência, popularmente conhecidos como suínos de fundo de quintal, pois estão mais expostos ao vírus, caso haja circulação no estado. As amostras serão encaminhadas ao Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura (Lanagro) para análise.

Extinta há mais de 20 anos no Estado, a PSC é uma doença que gera embargos econômicos e restrições comerciais a exportação de carne do Brasil. A Bahia possui cadastrado um plantel de 620 mil cabeças de suínos, dos quais 30 mil são matrizes, e detém 1.328 granjas comerciais espalhadas em todo o estado. A peste é uma doença viral que acomete os rebanhos suídeos (porcos, javalis, javaporco, catetos) transmitida através de secreções, excreções, sêmen e sangue, e também por contato direto entre os animais. A doença é fatal, principalmente em animais jovens, e atinge suínos de todas as faixas etárias. Entre os sintomas estão febre alta, fraqueza, vômito, perda de apetite, manchas vermelhas e aborto. (foto: Ascom Adab/divulgação)

Otimista, prefeito de Lagoa Grande acredita que pode quebrar tabu nas eleições 2016: “É só compararmos nossa gestão com a dos adversários”

dhoni

O prefeito de Lagoa Grande (PE), Dhoni Amorim (PSB), vai tentar nas eleições deste ano um feito que nem seu pai, Robson Amorim, nem os outros gestores que o antecederam conseguiram, desde quando a reeleição passou a valer: emplacar o segundo mandato. Embora ciente dos desafios, o que não lhe falta é entusiasmo. “Aonde eu ando tenho dito que não queria ser prefeito, nem vereador. Mas em 2012 Deus me colocou no compromisso de fazer o bem pelo povo de Lagoa Grande, e desde 2013 aprendi a trabalhar e a escutar o povo”, afirmou, em entrevista ao Blog. Em meio à crise política e econômica em que mergulhou o país, Dhoni tentou driblar as dificuldades como pôde. Mesmo assim, faz uma avaliação positiva do primeiro mandato. Entre suas ações ele destaca a construção de 14 escolas (sendo uma de seis, outra de 12 salas), ampliação de quadras cobertas, além de R$ 3 milhões investidos no que considera o maior programa de pavimentação asfáltica já realizado no município.

Na saúde, o gestor citou a ampliação de seis para dez unidades de PSF e a reforma do Hospital Municipal. Também lembrou a inauguração da cozinha comunitária, além da construção e reforma de creches, formação profissionalizante de alunos pelo Pronatec – entre outras ações. “Vendo o carinho das pessoas que necessitavam, me coloquei à disposição do PSB para ser candidato à reeleição”, afirmou.

Perguntado sobre o desgaste de sua administração, Dhoni disse ser natural que qualquer gestor passe por turbulências. Mas justificou, primeiro, ter herdado um déficit de R$ 9 milhões da gestão anterior. Além disso teve de enfrentar o duro período de estiagem e a crise nacional, a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o atraso de emendas parlamentares. Afirmou, no entanto, que vem horando com compromissos como o Plano de Cargos e Carreiras e o pagamento em dia dos servidores. “Acho que esse desgaste que falam é muito mais birra política para desestabilizar nosso grupo. Por onde passo o povo está abrindo as portas e dizendo que me dará uma nova oportunidade para continuarmos avançando e corrigir o que erramos. Não denegrimos ninguém. Apenas comparamos o que foi feito na nossa gestão com o que fizeram nossos adversários”, avaliou Dhoni.

Caso seja reeleito, o prefeito-candidato ressaltou que a meta é priorizar investimentos nas áreas de saneamento básico em bairros populosos do município, promover avanços na saúde pública e na zona rural e implantar um campus avançado do IF Sertão-PE.  Em relação à vitivinicultura, atividade que colocou Lagoa Grande na vitrine econômica da região, Dhoni disse que vai buscar as parcerias junto a empresas do setor.

Ele disse ainda que, após o pleito de outubro, vai fazer uma análise com sua equipe de erros pontuais e reforçou que cobrará do Governo de Pernambuco um apoio para o município. “Quando Alberto Feitosa era o secretário de Turismo do Estado, pedi para ele desenvolver um projeto parecido com o que o Governo da Bahia fez com Casa Nova. Ele disse que não tinha condições, mas tenho certeza que o Estado pode fazer esse investimento”, ponderou.

União e críticas

Dhoni deixou claro que, apesar dos rumores de que um dos homens de sua confiança – o ex-secretário de Educação Daniel Torres – poderia romper e até se lançar candidato a prefeito como uma terceira via, só fortaleceu ainda mais o grupo. Ele admitiu que Daniel, o qual aceitou ser vice na sua chapa, foi procurado pelos adversários, mas mostrou que tem sua linhagem. “Ele (Daniel) tinha respeito e consideração ao grupo e sabia do trabalho que foi feito em Lagoa Grande. Hoje ele diz que não tinha o sonho de ser candidato a prefeito, ou a vereador, mas entrou nessa batalha porque não queria deixar Lagoa Grande voltar ao que foi no passado”, disse.

Sobre um dos seus principais adversários, Vilmar Cappellaro (PMDB), Dhoni não deixou de fazer suas críticas. Segundo o prefeito, o peemedebista afirma ter chegado muito jovem a Lagoa Grande e que conhece bem o seu povo, mas sequer investiu um centavo no município. “Cappellaro instalou suas empresas em Petrolina”, cutucou. Disse ainda que o apoio do ex-prefeito Jorge Garziera e dos vereadores Doutor Diolanda e Ítalo (vice na chapa do empresário) pode ser uma grande ‘roubada’ para Cappellaro. “Eles não apoiam sem ter nada em troca”, disparou. Dhoni também alfinetou o adversário pelo fato de tentar ser vice-prefeito em Petrolina (em 2012, quando formou chapa com Odacy Amorim), e candidato a prefeito em Santa Maria, culminando agora com a disputa em Lagoa Grande. “Ele quer ser prefeito não por vontade de fazer pelo povo, mas porque tem vontade de ser autoridade (…) ele não tem a cara de Lagoa Grande. Quem tem a cara somos nós, que nascemos e nos criamos em Lagoa Grande”, concluiu.

Série C do Brasileirão: Carcará tem jogo dificílimo contra Fortaleza daqui a pouco no Castelão

carcará do sertãoO time do Salgueiro terá daqui a pouco, às 16h, sua última tentativa de ainda sonhar com a classificação à próxima fase na Série C do Campeonato Brasileiro.

O Carcará está na capital cearense, onde pega o Fortaleza na Arena Castelão, pela 15ª rodada da competição. O time sertanejo tem 17 pontos e ocupa a 6ª colocação do Grupo A; já o tricolor cearense, que tem 22, está fora do G-4, mas pode voltar. Para isso, precisa vencer a partida.

Se for derrotado, o Salgueiro deixa praticamente de olhar para a parte de cima da tabela e terá que começar a se preocupar muito mais com a zona de degola.

Univasf inscreve para mais de 700 vagas em cursos de graduação a distância

univasf logoA Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está com inscrições abertas, até 5 de setembro, para o processo seletivo para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Ciências Biológicas e Bacharelado em Administração Pública. Os cursos serão ofertados na modalidade a distância e são oferecidas 720 vagas.

A inscrição custa R$ 80,00 e deve ser realizada exclusivamente pelo site da SEaD. Podem participar do processo seletivo, candidatos que concluíram o Ensino Médio. São ofertadas 210 vagas para Administração Pública, 210 para Licenciatura em Ciências Biológicas e 300 para Licenciatura em Pedagogia, distribuídas entre os polos presenciais localizados na Bahia (Capim Grosso, Campo Formoso, Irecê, Itaberaba, Jaguarari, Juazeiro e Paulo Afonso) e em Pernambuco (Ouricuri, Palmares e Petrolina).

Os candidatos deverão concorrer por uma das seguintes modalidades: reserva de vagas (cotas para egressos de escola pública), professores efetivos da rede pública (se o curso for Licenciatura) e Ampla Concorrência, de acordo com os seis grupos disponíveis no Edital Nº 1/2016 . No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um único polo de apoio presencial, onde o curso de interesse é ofertado.

Seleção

O processo seletivo é composto por uma prova de redação, que será realizada no dia 25 de setembro, das 9h às 12h, no local indicado no cartão de inscrição do candidato. A lista de confirmação do local será divulgada no dia 13 setembro no site da SEaD. O resultado final será divulgado no dia 18 de outubro e as matrículas serão realizadas entre os dias 25 e 28 de outubro em cada polo presencial. Os três cursos são ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação da SEaD, e terão duração de quatro anos. A metodologia envolve atividades a distância e presencias. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis na página da SEaD.

Santa Maria da Boa Vista: Candidato a prefeito George Duarte promete melhorias para Assentamento Catalunha

george duarte no assentamento catalunha

Em Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, os candidatos a prefeito e vice, respectivamente George Duarte (PSDB) e Anselmo Gomes (PP), reuniram na noite da última quinta-feira (25) um grande número de moradores do Assentamento Catalunha, zona rural da cidade.

George e Anselmo ouviram de lideranças do assentamento diversas demandas das quais a comunidade necessita no momento. O candidato a prefeito disse que o Catalunha “foi esquecido” pela atual gestão, e pediu confiança aos moradores na proposta da coligação para mudar essa realidade.

Anselmo reforçou dizendo que trabalhará conjuntamente com George para garantir as melhorias necessárias para que as famílias do assentamento possam viver com dignidade. Acompanhando os dois também estavam os ex-prefeitos Jetro Gomes e Leandro Duarte. (foto/divulgação)

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br