Artigo do leitor: Religioso rende homenagem a Monsenhor Bernardino

Neste artigo enviado ao Blog, o padre Ilmário Pinheiro presta uma homenagem ao Monsenhor Bernardino Padilha da Luz pelos seu aniversário de 89 anos. Confiram:

Bernardino por InahMonsenhor Bernardino,

Hoje a cidade de Petrolina recorda com gratidão o nascimento de um dos seus filhos mais ilustres: Monsenhor Bernardino Padilha da Luz. A sua grandeza, como em todos os homens de boa fé, não está em seus feitos, mas na realização, em sua vida, da autêntica vocação humana: ser imagem e semelhança do criador. Na trilha de sua existência, ao encontrar Deus nas tantas faces humanas que a vida lhe apresentou, soube ser reflexo do amor trinitário que gera comunhão e paz.

Monsenhor Bernardino, primogênito de Dr. Pacífico da Luz e de Dona Maria das Dores Padilha, nasceu no ano de 1924, em uma família bastante católica, onde encontrou terreno fértil para o seu desenvolvimento humano e espiritual. Veio ao mundo pouco depois da posse de Dom Malan na diocese de Petrolina; cuja história nunca se poderá contar sem uma grata referência a sua pessoa. Uma criança tranquila e brincalhona, o menino Bernardino apresentou desde tenra idade o desejo de ser padre.

Deixou a família para entrar no seminário Sagrado Coração de Jesus em março de 1941. Após passar por Olinda e Belo Horizonte, foi ordenado padre no dia 12 de dezembro de 1948 pela imposição das mãos do então bispo de Petrolina Dom Avelar Brandão Vilela. Desde esse dia, o jovem sacerdote entregou-se irrestritamente ao trabalho pastoral, não tendo outra meta senão a promoção da fé.

Toda a sua ação pastoral esteve sempre embasada numa intensa vida espiritual, centralizada no amor a Jesus eucarístico e reforçada na devoção a Nossa Senhora. As suas claras e vibrantes pregações ganhavam força ainda maior pela sua coerência de vida. Incansável, sempre encontrou tempo para atender as tantas pessoas que o procuravam em busca de um consolo espiritual.

Hoje, ao completar 89 anos, Monsenhor Bernardino encontra-se recolhido em sua residência, carregando a cruz da fragilidade física. Mesmo impossibilitado de celebrar, pregar ou ministrar qualquer sacramento, permanece tão fiel como antes à missão que abraçara há quase 65 anos, pois continua em união íntima com Jesus Cristo, único e eterno sacerdote. Tal qual uma vela, se consome, mas não deixa de brilhar. Continua a viver o seu sacerdócio como oblação incondicional e guardando a esperança que não decepciona.

Padre Ilmário Pinheiro (Foto: Inah Torres)

Comentários

7 thoughts on “Artigo do leitor: Religioso rende homenagem a Monsenhor Bernardino”

  1. clara disse:

    Este sacerdote Pe Ilmário, expressou a manifesção de carinho de todo o povo de Petrolina. Sabemos que os méritos de todos nós, somente Deus pode reconhecer na hora da nossa morte nos premiando com o céu e ficando ao final nos braços do PAI.
    Obriga Deus por ter premiado a nossa geração de hoje pessoas com 60 anos, 65 anos de idade com a presença de fé em nossas vidas pela presença deste padre , nas missas , nos catecismos, como confessor, orientador…. e principalmente nos falando de Maria. parabéns nosso padre, e que Deus possa recompensá-lo com saúde. Obrigada pelos dias que nos passou muita fé. e continua fazendo.

  2. GILBERTO MOREIRA DA SILVA disse:

    TENHO MUITO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO AO MONSENHOR BERNARDINO, QUE PARA MIM PARA SEMPRE SERÁ PADRE BERNARDINO, POIS NO CASO DO MESMO É UM TÍTULO PERPÉTUO, POIS PARA SEMPRE SERÁ LEMBRADO EM NOSSOS CORAÇÕES. COM MUITA SIMPATIA E GRATIDÃO ME LEMBRO QUE EMPRESTOU-ME SUA BATINA PARA EU MESMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO NA FACULDADE ONDE ESTUDAVA, E TANTAS OUTRAS LEMBRANÇAS, POIS PARA MIM É COMO SE FOSSE UMA PESSOA DE MINHA FAMILIA, FAZ PARTE DE NOSSA VIDA, SEMPRE QUANDO ESTAVA PRESENTE ÀS MISSAS SENTAVA BEM PRÓXIMO, NO BATENTE DO ALTAR COM MUITO PRAZER. PARA SEMPRE LEVAREI COMIGO AS BOAS LEMBRANÇAS DO NOSSO QUERIDO BERNARDINO, NETO DO MEMORÁVEL CORONEL JOSE RABELO PADILHA (NATURAL DO RECIFE) E DE DONA MARIA AUGUSTA DE MIRANDA PADILHA( NATURAL DE BONITO – PE). VIVA PADRA BERNARDINO PADILHA DA LUZ

  3. Maria Esse disse:

    Monsenhor Bernardino,, pequenino em estatura, porém um gigante SER humano,
    Grande orador, singelo e simples, sorriso constante, alma iluminada.

  4. MARIA DOS HUMILDES MACEDO FEITOSA disse:

    Padre Bernardino Padilha da Luz – um homem íntegro que conheci na minha infância nas missas da CATEDRAL DE PETROLINA – TEMPLO QUE TEM A MARCA DO PADRE BERNARDINO PADILHA DA LUZ! PARABÉNS PELA SUA EXISTÊNCIA NA FACE DA TERRA, PELA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS COM SUA VOZ SERENA E MEIGA. Deus te conceda saúde e paz! Não posso esquecer do seu carisma em suas celebrações onde muitos católicos que não podiam comparecer na Catedral de Petrolina para as missas aos domingos, tinham o compromisso de ouvir nas ondas sonoras da EMISSORA RURAL – a transmissão ao vivo da solene missa. PARABÉNS PADRE AMADO POR PETROLINA e TODA REGIÃO! Hoje, faço parte de outra denominação, mas não posso deixar de PARABENIZAR UM PADRE ESPECIAL que tive o privilégio de ouvir e aprender ensinamentos bíblicos na minha infância e adolescência!

  5. FABIANA PAULA disse:

    Muito bonita essa homenagem meu amigo Padre Ilmário, ao nosso querido Padre Bernardino, quem não se recorda das missas tão bem celebradas por ele, com simplicidade e ao mesmo tempo tanto amor a Eucaristia e a Igreja.Ainda me recordo de quando criança, indo a missa na catedral com meus pais, e ele no momento do abraço da paz fazia questão de abençoar cada criança ali presente, me emociono ao lembrar,fazia fila no altar de tanta criança que queria receber a benção dele pela simpatia e pelo carisma.Me lembro ainda de muitas vezes mesmo já adulta onde o encontrava na rua, tinha sempre comigo o desejo de pedir-lhe sua benção.Agradeço a Deus por ter enviado esse grande discípulo para nossa cidade, e a ele por ser esse exemplo de Fé para todos nós Católicos de Petrolina,Sinto muita saudades dele,que Deus o cubra de bençãos e de saúde.

  6. Águia Pequena disse:

    Prezado Padre Ilmário, parabéns pela singela homenagem ao nosso “pequeno” em estatura, mas “grande” homem de fé e discipulo missionário do Senhor. Monsenhor Bernardino Padilha da Luz, é o ÍCONE perfeito do Cristão que faz o Povo de Deus que está em Petrolina, pelo seu TESTEMUNHO de VIDA e de FÉ. Homem íntegro desde sua concepção quando no ano de 1924, Petrolina se alegrava e continua se alegrando, embora com sua saúde fragilizada, pelo exemplo de um fiel Sacerdote segundo a Ordem do Rei Melquisedec. Nos alegramos com o Senhor Pe. Ilmário,pela singela homenagem ao um dos Filhos mais Ilustres de Petrolina. São 89 anos de vida dedicada ao Reino de Deus já instaurado por Cristo Senhor Nosso. Nossas orações ao Santo Padre Petrolinense, Mons. Bernardino Padilha da Luz. Abraços.

  7. Deus seja louvado, Parabéns Padre Bernadino !

Deixe uma resposta

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br