Projeto que autoriza repasse do PMAQ a servidores da saúde em Petrolina gera controvérsia na Casa Plínio Amorim

sessão casa plinio amorimA votação do projeto de lei de autoria do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que autoriza o repasse do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) da Atenção Básica aos servidores de saúde, gera mais uma controvérsia na Casa Plínio Amorim.

A discussão, que ainda está acontecendo, encontra dificuldades de consenso porque a categoria dos enfermeiros deve ficar com um percentual maior dos recursos do PMAQ (25%), em relação às demais categorias do setor.

Por sua vez o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) reivindica um repasse igual para todas as categorias, até porque esse benefício é verba ‘carimbada’ do governo federal e não se trata de remuneração, mas de uma gratificação – portanto, não será incorporado aos salários dos funcionários.

No plenário da Câmara estão presentes representantes dos enfermeiros e do Sindsemp, que divergem sobre o tema. Mais detalhes pelas próximas horas. O presidente da Casa, Osório Siqueira, argumentou a necessidade de agilizar a votação porque o projeto é de ‘urgência urgentíssima. O projeto contém algumas emendas. Mais detalhes pelas próximas horas.

Comentários

55 thoughts on “Projeto que autoriza repasse do PMAQ a servidores da saúde em Petrolina gera controvérsia na Casa Plínio Amorim”

  1. maria disse:

    Gostaria de acrescentar na matéria que os enfermeiros que conseguiu junto a gestão o repasse da verba do pmaq para os servidores, e também quem será responsável direto do pmaq na unidade de saúde será o enfermeiro, na hora de repassar o dinheiro nada mais justo que seja diferenciado o sindsemp que deveria conseguir melhorias para todos os sindicalizados agora só pensam em perseguir os enfermeiros por vingança devido a categoria ter articulado essa verba sem nenhum apoio do sindsemp.

    1. Anônimo disse:

      voces tabe de veriam auento porquer o PMAQ voces não vam receber se os deais membros da equipe não aderir, e indica que não vão. o vão ficar se aumento e sem PMAQ

    2. ROMILDA disse:

      enfermeiras se acham as donas da cocada preta, cambada de fdp, quero ver ganhar premio sem equipe……. Isto nao existe…… pmaq avalia a equipe e nao o enfermeiro……..

      1. maria disse:

        Realmente a equipe deveria lutar juntos e conseguir esta gratificação, mas na hora de negociar o repasse da verba cade os ACS ? Depois de tudo pronto vem com o discurso de coitadinhos ,conseguimos negociar uma verba que ninguém estava recebendo, agora toda a EQUIPE vai receber e ainda acham que os enfermeiros são os vilões da história, tenham um pouco de humildade e respeito com seus colegas de equipe.

        1. Eugênia disse:

          Desculpa colega, mas sem querer ofender, não é questão de se fazer de coitadinho não, mas sem o trabalho do ACS, o enfermeiro não sai do canto, me diz através de quem o enfermeiro informa dados, quem coleta dados? quem quem identifica os riscos? quem monitora os grupos de risco? e os pacientes com doenças como hanseniase, tuberculose e outras quem é que por vezes percebe a doença e orienta procurar a unidade… são tantos fatores, os ACSs são os que mais se expõem aos riscos para coletar dados para que o sistema funcione.

          1. henrique disse:

            CADA UM TEM SUA REALIZA SUA FUNÇÃO. Ganha mais quem é mais especializado

          2. Joao paulo disse:

            Boa noite, me responda uma coisa quem coordena a Unidade Básica , quem controla é o responsável pela equipe . quando ocorre um problema quem é o primeiro a ser chamado para resolver , eu sou o coordenador de 17 pessoas numa UBS , a referencia é sempre o enfermeiro a cobrança toda cai em cima da gente ,A certeza que tenho é o seguinte o enfermeiro é o que mais trabalho numa UBS

      2. RIVALDO disse:

        Concordo plenamente com a Romilda vda, os fdp, nem trabalham como os demais, técnicos de enfermagem, agentes etc. Temos mesmo é que denunciar. A Prefeitura de Marechal Deodoro-AL, agora é que está repassando a verda, ref. ao mês de DEZEMBRO DE 2012. Perguntamos? ONDE ESTÁ TODA A VERDA REFERENTE AO RESTANTE DO ANO E TODO ANO DE 2013 E 2014. COM CERTEZA DESVIÁRAM..

    3. Solange disse:

      Discordo completamente de vc Maria, o PMAQ não avalia somente os Enfermeiro mas sim a equipe toda, se for pra pagar essa gratificação do jeito q sua categoria quer então os médicos deveria ficar com uma porcentagem ainda maior que a dos Enfermeiros vc não acha???
      Se é o trabalho em equipe q é avaliado nada mais junto que o recurso seja dividido em partes iguais.
      ;)

      1. Darci Maria disse:

        É verdade Solange, acho uma graça os enfermeiros se colocarem como os mais importantes, achando inclusive que merecem mais dinheiro do PMQ que os outros profissionais, eu sou ACS e acho que sem nosso trabalho não precisaria de avaliação do PMQ, já que os ACS não vão receber sozinhos esse dinheiro, que seja divido em partes iguais.

    4. Willian disse:

      Concordo com sua explicação, mais 5% para os ACS, esta sendo de uma enorme desvalorização injustiça, afinal o ACS não é o elo de ligação entre a Unidade de saúde e a comunidade? Não é ele que traz todas as informações para que se promova projetos de prevenção?

    5. audenira disse:

      Quem faz o pmaq é a equipe e não os enfermeiros, aliás estes tem a obrigação de junto com a equipe decidir se querem ou não participar e de antemão negociar o recebimento de gratificação.Não vejo porque enfermeira receber mas que outros profissionais,elas se acham as donas do pedaço mas quero ver psf funcionar sem acs, téc. de enfermagem, zelador…psf é uma equipe e como equipe direitos iguais.

  2. Eder disse:

    O PMAQ exige mais esforço na área gerencial.

    Quem faz a pactuação é a enfermagem,

    Quem gerencia o posto é a enfermagem,

    Sem a adesão da enfermagem, não tem pactuação,

    Então,

    LEIAM, para entender…

    O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

    O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.

    O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

    A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

    A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).

    A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.

    E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

    1. Anônimo disse:

      se um membro da equepe não aceitar não tem PMAQ .

    2. Se o enfermeiro assinar sozinho, há adesão?

  3. CLARA SILVA disse:

    DESDE QUE FOI CRIADO QUE JUAZEIRO PAGA AOS SERVIDORES. E A PROPOSTA DE PETROLINA ERA DE QUE OS SERVIDORES DEVERIAM TRABALHAR MAIS, DESENVOLVER PROJETOS,PARTICIPAR DE REUNIÕES CANSATIVAS ETC.SIMPLESMENTE POR AMOR A CAUSA E NÃO TEM PORQUE ENFERMEIRO GANHAR MAIS DO QUE O RESTANTE DA EQUIPE SE A QUALIDADE NA MELHORIA DO TRABALHO DEPENDE DA EQUIPE NO GERAL A PROPOSTA É, SE O MÉDICO FAZ SEU TRABALHO DE FORMA BRILHOSA E A ENFERMEIRA NÃO DA CONTINUIDADE AO RESTANTE DO ACOMPANHAMENTO E CONSEQUENTEMENTE O TEC. DE ENFERMAGEM E O ACS O PMAQ NÃO ACONTECE E ASSIM VAI-SE TRABALHANDO PARA QUE O RESULTADO SEJA HARMONIOSO ENTÃO VOLTO A DIZER NÃO TEM PORQUE ALGUNS GANHAR MAIS QUE OUTROS.E SE FOR PRA GANHAR QUE SEJA OS ACS.ESSES SIM SÃO GUERREIROS.

    1. claudia disse:

      concordo plenamente colega

    2. ROSIENE SOBRINHO disse:

      sou agente de saúde em alagoas e concordo com vc aqui em minha cidade eles querem fazem com que os médicos recebam mais será 10% em cima do salario da categoria isso é muito injusto…

      1. cristina santos disse:

        sou acs de jacobina bahia e nunca vi nem o xero desse dinheiro vai todo pro bolso de quem ? nos acs so servimos pra trabalhar mais nada

    3. henrique disse:

      concordo que sejam guerreiros, porém temos que lembrar que o enfermeiro é responsável pela organização de todo o ESF e é pessoa mais capacitada( estudou mais) e portanto tem maior responsabilidade merece proporcionalmente mais. Um faxineiro não deve receber igual um médico por mais que se esforce na limpeza já que o trabalho do segundo é mais especializado

      1. ana cleide disse:

        desculpe colega respeito sua opinião, no entanto, enquanto alguns se sentir subordinados por uma razão ou outra nosso país jamais vencerá a desigualdade seja ela qual for, penso que devemos nos valorizar em qualquer posição que estejamos.

  4. cidadã petrolinense disse:

    Um progeto que o governo federal bonifica os funcionários das equipes de PSFpelo o trabalho desenvolvido e os enfermeiros com o apoio do executivo e os vereadores da sua base aliada- maioria, se dão bem porque estudaram!!!!! Oxente e os médicos não estudaram mais?!!!!!!!!!!! Ñão …Não , esperteza!!!! arrumadinho!!!!!!!!!!! Ah…. em Petrolina é agora é assim. É assim, a equipe toda trabalha na hora de partir o bolo tira uma mine fatia para repartir com mais ou menos 12 profissionais e o restante do bolo divide com o executivo e o enfermeiro!!!!!!!!!!!! É mesmo? o coitado do Agente comunitário de saúde queima as pestanas no sol para dar conta de tudo na mão do enfermeiro p/ consolidar no arcondicionado. Disse que é porque o ACS não estudou!!!!!!!!!!!! uh!!!!!!! Oxente e eles vão aceitar , mais os técnicos e o´s médicos???????????????????????????????????????????????????????????????????????
    Outra quer dizer que os vereadores da situação e os em cima do muro ficaram ao lado de 70 profissionais e contra a mais de 1500 profissionais! Engraçãdo né!!! EIta e daqui a 4 anos? Será que esquece???????????????????????????????????????????????????????????????????
    Quem são os vereadores de oposição? ´Parece que é um tal RONALDO CANCÃO, um tal MANOEL DA ACOSAP e o tal do ZE BATISTA. Só percebir esses!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parece que os caras tem uma raça danada, tambem se não tiver, como são poucos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. LIZIANE OLIVEIRA disse:

    AQUI EM BARRA DOS COQUEIROS-SE, A PROPOSTA É QUE CADA UM RECEBA O VALOR DO PMAQ, PROPORCIONAL AO SALÁRIO, IMAGINE: O QUE O ACS IRÁ RECEBER? SE DEPENDER DE MIM, MINHA EQUIPE NÃO PARTICIPA, POIS SOMOS N´S QUEM MAIS TRABALHAMOS. E ELES ACHAM QUE NÃO MERECEMOS RECEBER ( AO MENOS EM FORMA DE INCENTIVO) O MESMO QUE ELES. ISTO É MUITO INJUSTO!

  6. jOANA disse:

    POIS AQUI ONDE MORO NUNCA VIMOS A COR DESSA VERBA!! OU SEJA, IMCENTIVO DE QUE??? O GESTOR USA O DINHEIORO NA COMPRA DE BENS PARA A UNIDADE!! ASSSIM DIZ ELE NÉ…

  7. celma souza carvalho disse:

    queria saber se esse dinheiro é a secretaria que decide quando paga!!!!

    1. raydo mauro ramos da silva disse:

      Sou agente comunitário de saúde, por um determinado tempo ficamos sem receber nada, depois vieram com uma tal de gratificação ,que é acrescentada em nosso contra cheque, resumo aumenta o desconto por que é em por centagem,e somos muito cobrado ;quando questionamos o pessoal ficam muito estressado. Mas quem faz toda produção somos nós A C Ss portanto deviríamos na verdade ganhar mais do que todos os profissionais.

  8. eder luis dos santos disse:

    A verdade é que o dinheiro estava aí pra dividir entre os trabalhadores e os diretores do Sindsemp, não quiseram discutir esta divisão para as outras categorias .porquê vcs não perguntam ao vice-presidente do Sindsemp, por que que ele colocou 40% para os dentistas categoria dele? gente acordem este Sindsemp, é altamente fisiológico só negocia pra quem eles querem. a presidente só quer saber dos professores… vamos lá vice-presidente Sindsemp, responda aos trabalhadores???????????????????????????????????????????

  9. Anônimo disse:

    O PMAQ deveria ser incentivo para a melhoria da qualidade de atendimentos ao cidadão e o que vejo são classes se tornando menos unidas. O que fazer com o valor deve ser decidido pelo município e o repasse pode ser ou não para o funcionário (o que acho ótimo já que fomenta melhorias). Acho q a divisão da verba deveria ser por porcentagem em cima de salário ou graduação de ensino. Mas…

    opnião minha: os enfermeiros deveriam ganhar 100% do valor já que gerenciam e coordenam toda a saúde e as unidades. Deve ser por isso q a saúde no Brasil tá excelente!!!!

  10. maria de jesus lemos costa disse:

    acho justo que os enfermeiros recebam um percentual maior ate porque na hora da avaliação somos nós que somos avaliado e tem o maior trabalho pois temos que responder por toda a equipe. portanto aqui no meu munucípio de RONDONIA foi dividido só que ficamos com o percentual maior .As responsabilidades também são maiores.

  11. anonimo disse:

    aqui em jacobina-ba- nunca vimos a cor deste dinheiro

  12. suey disse:

    O dinheiro tem que ser didivido por partes igual a toda a equipe pois quem ganha o premio é a equpe e pelo seus merito do trabalho realizado.

  13. dani disse:

    aqui em senador canedo os profissionais na area nem viu a cor do dinheiro….e tem mais a prefeitura que repassar R$100.00 ou R$50.00 aos Acs…um absurdo isso acham que qualqer valor abaixo ja e vantajoso para os acs que nos ficaremos satisfeitos em estar ganhando essa merreca…….OBS o dinheiro do pmaq ja esta na conta da prefeitura desde janeiro e ate hje ninguem fala em quando vamos receber ……..enquanto isso fica la o dinheiro gerando lucro pra prefeitura e indo pros bolsos de quem tem poder maior……………..INDIGNADA….a Afinal esse repasse que o governo fedseral passa deveria ser igual pra todos ,até porque esse beneficio que o governo passa e verba Federal e não se trata de remuneração mas de uma gratificação!!!!!

  14. Creio que esse questionamento de repasse para equipe é super delicado, sou professor e especialista em Gestão de Pessoas e responsável pela área na secretária de saúde do município. Fizemos o primeiro repasse em Julho para todos com os mesmos valores R$ 1.300,00, esta semana desenvolvemos o projeto VIDA – Valorizar – Incentivar – Desenvolver – Atendimento com qualidade, é um projeto que buscar valorizar por meritocracia todos os servidores da atenção básica com os recursos do PMAQ. Pagamos na segunda feira mais uma outra parcela e os ACS receberam mais R$ 1.200,00 aproximadamente e a divisão foi em três grupos: Nível Superior – Técnico e ACS e Médio e em dezembro teremos um outro evento para a próxima parcela.

    “A Mágica da Motivação para Servidores Públicos”

    Público: Servidores ligados a prefeituras, governos de estado ou federal, tribunais, autarquias ou estatais.

    Foco da Palestra: Motivação para o trabalho com excelência e qualidade, destinada a servidores públicos. A lógica da motivação para o serviço público obedece a uma natureza ligada ao reconhecimento e ao atingimento de objetivos pessoais, e não propriamente apenas à remuneração. Esta palestra oferece aos servidores recursos para a transformação do trabalho diário competente em uma realização pessoal para a criação de “uma causa”. Cria-se co compromisso com o trabalho bem executado. Palestra apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TER-PI), ao Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), além de prefeituras e autarquias em SP, MG, RJ e RS.

    Distribuímos agenda, canetas, squeezes, post it, camisa, pasta do evento, blocos de anotação, crachá, porta retrato com foto do evento, caneca. Todos os brindes personalizados e mesmo assim existe a critica dos ACS que não são valorizados. Quando li todos os reclames de outros municípios…

    Coloco-me a disposição para repassar este projeto para outros municípios.

    Neste lançamento, fizemos um grande evento com um palestrante de São Paulo com a palestra: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201930672571156&set=a.1979365886531.255062.1314671009&type=3&theater

    1. Darci Maria disse:

      Sr. Emerson Campos eu sou ACS, Aux, de Enfermagem, Tec. de Enfermagem e Pedagoga em formação, como seria a minha gratificação???

  15. OSMAN ANDERSON disse:

    A solução para este conflito é facil! Em primeiro lugar os valores devem ser distribuidos em porcentagem para todas as categorias, tendo como base o falor recebido por cada equipe, ou seja se a equipe atingiu a meta 100 (muito acima da média) compartilha-ra R$ 11.000,00; se a equipe atingiu a meta 60 (acima da média) compartilha-ra R$ 6.600,00; e se a equipe atingiu a meta 20 (mediano ou abaixo da média) não compartilha nada, e utiliza os R$ 2.200,00 para estruturar a equipe quanto as metas não atingidas. Os valores acima descritos referem a equipe ESF com SB.

    SALARIO 50% SOBRE O NIVELAMENTO DE % DA
    BASE SALARIO BASE 50% SOB SALARIO BASE GRATIFI.
    MEDICO R$ 4.000,00 R$ 2.000,00 R$ 1.333,33 12,12%
    ENFERM R$ 2.000,00 R$ 1.000,00 R$ 1.333,33 12,12% ODONTOLR$ 2.000,00 R$ 1.000,00 R$ 1.333,33 12,12%

    TEC.ENFE R$ 800,00 R$ 400,00 R$ 383,33 3,48%
    TEC.ENFE R$ 800,00 R$ 400,00 R$ 383,33 3,48%
    ACB R$ 700,00 R$ 350,00 R$ 383,33 3,48%

    AUX.GERALR$ 700,00 R$ 350,00 R$ 350,00 3,18%
    AUX.GERALR$ 700,00 R$ 350,00 R$ 350,00 3,18%
    AUX.GERALR$ 700,00 R$ 350,00 R$ 350,00 3,18%

    ACS R$ 750,00 R$ 375,00 R$ 375,00 3,41%
    ACS R$ 750,00 R$ 375,00 R$ 375,00 3,41%
    ACS R$ 750,00 R$ 375,00 R$ 375,00 3,41%
    ACS R$ 750,00 R$ 375,00 R$ 375,00 3,41%
    ACS R$ 750,00 R$ 375,00 R$ 375,00 3,41%
    ACS R$ 750,00 R$ 375,00 R$ 375,00 3,41%
    ACS R$ 750,00 R$ 375,00 R$ 375,00 3,41%

    COORDENADOR ESF: R$ 400,00 R$ 400,00 3,64%
    COORDENADOR SB: R$ 400,00 R$ 400,00 3,64%
    COORDENADOR SI: R$ 200,00 R$ 200,00 1,82%
    COOR PMAQ NA EQUIPE: R$ 200,00 R$ 200,00 1,82%
    CAIXA PROGRAMAÇÃO: R$ 975,00 R$ 975,00 8,86%

    R$ 11.000,00 100,00%

    1. OSMAN ANDERSON disse:

      Onde se lê:”… base o falor…”; Leia-se: base o valor;
      Onde se lê:”… compartilha-ra…”; Leia-se: compartilhará;

      Desculpa os imprevistos ortográficos.

    2. janycleide alencar disse:

      Osman gostaria de mais explicações sobre o Pmaq, sou enfermeira e coordenadora do pmaq da minha equipe, ja procurei coordenação para melhores explicações, porém nao obtenho respostas. exemplo como posso saber a avaliação da minha unidade de saude, se esta média, abaixo da media em que site posso ter acesso a estas informações. grata aguardo resposta

      1. Osman disse:

        Enfermeiros e Odontólogos devem ser cadastrados no site: http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab/login.php?acesso_negado=true

        Nesta pagina vc tem acesso a nota da equipe. Grato.

  16. OSMAN ANDERSON disse:

    Somando todas as porcentagens o valor deve ser igual a 100%; somando todos os valores de gratificação o valor deve ser igual a R$ 11.000,00;

    Todo o saldo remanescente compõem o caixa programação;

    Não pode haver variação da equipe descrita na distribuição. Caso haja a eminencia de acréscimo de profissionais como exemplo agentes comunitários de saúde, sugiro que faça blocos de distribuição. Exemplo: os agentes comunitários de saúde compartilham um bloco cujo montante é igual a 23,87% ou seja R$ 2.625,00; sendo este valor distribuídos entre os participantes elegíveis ao recebimento da gratificação. Sendo assim suponhamos que apenas 4 acs foram elegiveis em um mês especifico, isso ignifica que o montante seria dividido apenas entre os 04 ou seja cada um receberia o valor de R$ 656, 25;

    Espero ter contribuído para direcionamento deste conflito que, com certeza, deve estar deixando as equipes em desarmonia total.

  17. Wdson disse:

    Acho interessante que em tudo isso as pessoas se declaram mais importantes que outras pelo seu nível de escolaridade e Função profissional.Mas quero salientar que quando se aderiu o programa do PMAQ todos os profissionais da Equipe aceitou de forma homogênea, e a promessa foi que se houvesse ganho de recursos seria dividido de forma igualitária sem distinção de classe. PQ na hora que a verba chega os secretários de saúde e Prerfeitos querem repassar de forma diferenciada aos profissionais… Querem vir com a justificativa de que é injusto se dividir igualmente, e que Enfermeiros, Médicos e Dentistas devem receber mais, pois não tem 13º Salário. Quero salientar que 13º e Férias é um direito trabalhista constituído por Lei, e que não importa como seja seu vínculo, se contratado ou efetivo, e o pagamento desses direitos é dever do Gestor com verbas da Receita do município. O PMAQ é uma conquista de todos os profissionais da Equipe por meio de avaliação da qualidade de serviços, lembrando ainda que todos são importante, não só enfermeiro, dentista ou médico. Nem sempre a justiça agrada a todos, mais vejo que tem profissional se achando melhor na Equipe, então faça o trabalho sozinho pra ver se tem êxito, isto sim é hipocrisia querer usar a justiça pra se beneficiar KD a humildade?…ACS, Enfermeiros, Médicos, Dentistas, Atendentes, Técnicos em enfermagem, Serviços Gerais, ACDs enfim todos fazem parte de uma Equipe de Saúde!..Respeito é Bom e todos merecem.
    Enfermeiro só não é Equipe não!..

    1. Osman disse:

      Caro colega Edson, concordo que a divisão da verba deve ser feita de forma igualitária, exemplificando: Suponhamos os seguintes salários Tec Enf R$ 1.000,00; ACS 950,00; Enfermagem R$ 2.300,00; Levando em consideração a divisão do recurso entre as partes, cada um receberia um valor igual, suponhamos que após a divisão o valor da gratificação seja R$ 600,00. Vamos agora analisar se este valor é justo ou não; R$ 600,00 representa 60,0% do salário do TecEnf; R$ 600,00 representa 63,1% do salário do ACS; e R$ 600,00 representa 26,08% do salário do Enfermeiro; Quem recebeu a maior proporção salarial? Essa divisão foi justa ou não? Consulte os EUA Equal Employment Opportunity Commission website para as leis e regulamentos sobre igualdade de remuneração, práticas de remuneração comparáveis e igualdade de remuneração.

  18. DILA disse:

    Não conheço a realidade da maioria das pessoas que deixaram seus comentários,Mas é realmente uma pena o que pensamos sobre os colegas de trabalho.Quando finalmente o dinheiro apareceu,a divisão se instalou,pessoal não se esqueçam que o trabalho de equipe deve ser compartilhado e até onde eu sei não existe isso de que enfermeiro deve ganhar mais por esta à frente do serviço;todos nós já somos remunerados mensalmente.Nada mais justo que receber uma gratificação por melhorias em nosso trabalho,refletido na atençao qualificada para a população,outra coisa interessante,O próprio PMAQ já fez a avaliação externa onde a equipe foi contemplada,depois do mérito,as classes se dividem,por isso que não conseguimos crescer como pessoas,ninguém consegue nada sozinho,temos limites e devemos respeitar as diferenças existentes em cada pessoa.Olha a exclusão chegando aí!!!

  19. carinhosa disse:

    VCS querem saber quem realmente deveria receber eram os ACS aqui em minha cidade os grandões dizem que somos as meninas dos olhos deles mais n hora de receber cade? em gruparam não deram pra ninguém mais o dinheiro ta na conta agora dizem que se eles fossem pagar o prefeito correria o risco de ser isonerado ele não ta afim de correr este risco isso é o fim da picada.

    1. Fran disse:

      difícil mesmo é trabalhar, e ter certeza que não vai receber nada, porque sou recepcionista e simplesmente nem faço “parte da equipe”, mas na hora de atender todos os pacientes dos médicos, das enfermeiras, dos dentistas e demais profissionais além de ter que fazer todos os trabalhos burocráticos desse “povo”, ah… ai eu existo.

  20. Impressionante como falar em dinheiro é mesmo que mexer em vespeiro! Sabe o que eu acho? Que deveria receber mais quem se dedicasse mais, quem fizesse projetos, quem desenvolvesse bem trabalhos nas USFs e áreas abrangentes e etc…Porque tem médico que vai atender rapidinho, vai embora e só aparece 2 ou 3 vezes na semana. Ele estudou, sim? Estudou, mas se empregou pra trabalhar, certo? Ninguém vai discutir que o enfermeiro acaba trabalhando mais, mas tem muitos que também não cumpre horário e tem uns que gerenciam a Unidade mal e porcamente, são incapazes de desenvolver um trabalho de continuação, um projeto ou coisa parecida e os ACSs trabalhariam mais sim, se todos levassem seu trabalho à sério, mas sabe-se que tem ACS que passa dias sem pisar na sua área! Portanto, eu acho muita cara de pau de quem fica questionando quem deveria ganhar mais ou menos. A EQUIPE tem que brigar é pra trabalhar melhor, isso sim! Tem que brigar por apoio de seus gestores para que possam desenvolver um bom trabalho ou se espelhar nas EQUIPES que fazem. Pra mim isso não passa de mais uma ”bolsa”, ”bolsa pmaq”, onde muitos que merecem vão ficar de fora!

    1. Maria disse:

      A pessoa escreve “progeto”, “recebir” e quer exigir alguma coisa…

  21. sorte de vcs que tem que discutir aqui em Tres LAGOAS MS NOS ADERIMOS ou seja nem todas as unidades. oque acontece é que o dinheiro esta na conta e não sabemos se vmos receber pois nõ falam nada a respeito as informaçoes qndo temos são vagas ou confu disse:

    a

  22. Niédja Maria disse:

    Perfeito seu comentário Eliana Ribeiro. Acrescentaria, que para discutir os temas técnicos com responsabilidade, faz se necessário embasamento para as argumentações, e são poucos os trabalhadores que investem em novos conhecimentos, que participam ativamente do controle social ou que estão preocupados com a ética profissional. Infelizmente o interesse é absoluto no quesito remuneração pessoal.

  23. maria disse:

    Não consigo entender qual a estratégia do PMAQ .No primeiro momento falaram que era obrigado repassar para as equipes que fosse avaliada como boa.Depois a conversa que não era obrigado a pagar.A Secretária com dinheiro, funcionários desmotivado Porque tanta crueldade com o profissional da Saúde,não seria mais fácil não prometer nada. Esquecendo de outra conversa, tem que ter negociação.Em que país vivem estas pessoas idealizadoras desses PMAQ Pés no chão vivem os profissionais de saúde, tem que trabalhar,avaliação boa e sem direito a nada. OBRIGAÇÃO DO FUNCIONÁRIO. Onde trabalho não é diferente do resto do país.Onde esta a estrategia do PMAQ? Provavelmente vão responder que este dinheiro esta sendo aplicado em melhoria da sua UBS. Porque tanta conversa se nem é preciso prestar conta dele.O PARAISO é AQUI mesmo Ilhas Cayman.

  24. Mauro Soutto disse:

    Olá, Carlos Brito.
    Bom que você tenha chamado a atenção para esse tema.
    Os ACS (e todos os fundionários) tem direito a uma parcela do PMAQ desde que seja aprovada uma lei.

    Veja esse artigo: http://meuprontuario.net/pmaq-o-que-e-tudo-sobre/
    E esse sobre a Lei do PMAQ aos Funcionários: http://meuprontuario.net/pmaq-pagamento-profissional-por-desempenho-partes-iguais/
    Abraços.

    1. FATIMA DE JESUS GODOY PEDRO _ disse:

      hola , estou procurando alguem que possa encaminhar meu projeto , para eu conseguir uma verba, ele e muito bom, pois e de culinaria em capsll, eles ficam felizes e aprendem desde coisas mais basicas como picar uma cebola, por favor para quem posso mandar o projeto???

  25. Giovana disse:

    Esse PMAQ é uma farsa…. não confio mais e não vou participar mais… eles não quiseram ver toda documentação que exigiram dizendo que estava tudo certo, e depois , quando a nota saiu não fomos bem, somente o PSF que tem como médica, a primeira dama do municipio que ganhou nota!!! não confio, é jogo sujo…
    outro absurdo, aqui ACS ganha 1.600 , enquanto um auxiliar de enfermagem, que rala o dia todo, ganha 870,00… não sei em outros lugares, mas aqui ACS, não faz nada, nem visita, fica a toa, so reclamando… municipio: Cajuru/SP

  26. GILVANIA disse:

    NO MUNICÍPIO QUE TRABALHO 10% VAI PRA PREFEITURA E OS DEMAIS SÃO DIVIDIDO COM O CORPO PSF, SO NÃO CONCORDO COM A DIVISÃO CONTEMPLANDO OS MÉDICOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICO, POIS JA TEM SUA GRATIFICAÇÃO ESPECIFICA E SÃO CUBANOS, APROVEITANDO A DISCURSÃO, GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM UMA INFORMAÇÃO SE ISSO É LEGAL OU NÃO?.NÃO TEMOS MÉDICOS NOS PSF NO MOMENTO.

  27. Gracinete de Sa disse:

    Nos ACSs aqui em Nova Mutum MT, recebemos 30,00 reais entao eu tbm acho que se somos uma equipe porque a descriminação, e ainda dissem que as ACSs que leva toda informação a equipe e sempre que precisa procurar ou saber algo de uma familia somos nos que entramos em campo.

  28. katia Cilene da Costa Hurtado disse:

    aqui em ladario ms o nosso secretario de saude disse que pmaq e uma chuvinha de verao que esse dinheiro nao da pra nada por isso nao paga o pmaq

Deixe uma resposta

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br