Juazeiro entre as cidades baianas que terão vagas no Pronatec Jovem Aprendiz

Juazeiro (BA) e mais nove municípios do Estado foram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Jovem Aprendiz, que tem por objetivo inserir jovens no mercado de trabalho.

Além de Juazeiro, as cidades atendidas são Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Será dada prioridade aos locais considerados de vulnerabilidade social nessas localidades. Ainda não há o número final de vagas destinada a cada município, já que o programa ainda está em fase de pactuação.

O Pronatec Aprendiz tem como foco os jovens entre 14 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino. As vagas de emprego podem ter jornada diária de trabalho entre 4 e 6 horas. Como forma de capacitação, os contratados pelo programa farão um curso gratuito de 400 horas, divido em dois anos.

Segundo o Correio da Bahia, as micro e pequenas empresas vão arcar com custos como o salário-mínimo-hora (meio salário mínimo no caso da jornada de quatro horas) e vale-transporte, além de fazer a contribuição reduzida para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). (foto/divulgação)

Programa Escola Segura espera coibir a violência e o tráfico próximo às escolas de Juazeiro

coronel anselmoEm solenidade na Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Paço Municipal, ontem (31/07), a Prefeitura de Juazeiro e a Polícia Militar (PM) firmaram parceria através do programa “Escola Segura”, que tem como objetivo fazer uma gestão conjunta das quadras poliesportiva pela companhia de policia e escolas municipais. Com isso a PM realizará visitas sistemáticas às unidades de ensino com dois veículos disponibilizados pela Secretaria de Educação e Esportes (Seduc).

Na ocasião foram entregues duas viaturas que farão as rondas exclusivas nas unidades de ensino. Agora a ronda escolar possibilitará o diálogo constante com as unidades de ensino e as comunidades para prevenir situações de violência. O Comandante Anselmo Brandão destacou que a parceria da PM com Juazeiro não se restringirá a esse programa. “Vamos fortalecer nossa atuação em todo o Estado e a região Norte não poderia ficar de fora. A ideia é avançar nos programas que visam combater a violência através da prevenção, onde a Polícia e os cidadãos serão parceiros. Não apenas por ser filho de Juazeiro, mas pela importância da cidade enquanto pólo de desenvolvimento, vamos unir forças junto à Prefeitura para oferecermos mais segurança à população”.

O prefeito Isaac lembrou que o Comando-Geral da PM já havia atendido uma reivindicação da Prefeitura há poucos meses, a instalação da Rondesp. “Temos recebido um grande apoio da Polícia Militar e esse programa vem para se somar às demais ações. No ‘Escola Segura’ haverá orientação para prevenção da violência, o que beneficiará os alunos e todas as comunidades próximas das escolas. Podemos dizer que esse programa irá difundir a cultura da paz”.

O “Escola Segura” também irá fortalecer o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o projeto “Movimente-se”, promovendo atividades físicas abertas à população, na Orla II. (fotos/divulgação)

Bailarina juazeirense se apresenta em noite de gala em Nova York neste sábado

vitória almeidaA noite deste sábado (1º) em Nova York, nos Estados Unidos, vai ter um brilho baiano. É que a bailarina juazeirense Vitória Almeida se apresentará na ‘Gala do American Academy of Ballet’. No evento a bailarina apresentará quatro coreografias – sendo duas clássicas, um samba nas pontas e um folk dance, coreografias essas ensaiadas por brasileiros, russos e americanos.

O evento acontecerá no teatro The Performing Arts Center, conhecido espaço da cidade de Nova York, onde foi gravado o filme Cisne Negro tendo a famosa atriz Natalie Portman no papel principal.

Vitória, que mora e trabalha em Fortaleza (CE),  foi aprovada  em novembro do ano passado  na audição  na capital cearense para  o curso de férias  na  Américan Academy of Ballet,   onde anualmente reúne   alunos e professores  do mundo inteiro para aulas de até 8 horas por dia, de segunda a sábado.

Vitória tem 22 anos e é filha do poeta e compositor Manuca Almeida e da radialista e publicitária Lu Almeida. Ela está em Nova York há 25 dias. (fotos/divulgação)

Juazeiro: Prática criminosa de furto de água pode dar cadeia e multa, alerta SAAE

corte d´'aguaO furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. Quem age de forma fraudulenta, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro (BA), pode ser multado e pegar pena de até um ano a quatro anos pela infração.

Durante toda esta semana, o setor de corte e ligações do SAAE intensificou a ação de combate às ligações irregulares – conhecidas popularmente como “gatos”. De acordo com o chefe do setor, Fernando Brito Júnior, só nesse período foi retirado uma média de 50 ligações indevidas.

A ação criminal, segundo o órgão, representa grandes prejuízos, principalmente na perda significativa de água, tempo de serviço, e financeiro, visto que impõem ações efetivas de reparo de rede, conserto de vazamentos, entre outros. “Continuaremos com a fiscalização das ligações irregulares, como também as clandestinas em todos os bairros de Juazeiro. É necessário que os usuários compreendam que essa é uma atitude criminosa e acaba prejudicando toda a população, como também ao SAAE, nos impedindo de investir em mais melhorias no abastecimento de água”, colocou a diretora comercial da autarquia, Tarcila Gomes.

Os usuários que se sentirem prejudicados podem fazer a denuncia ao SAAE pelos telefones (74) 3614-9800/ 9848. Conforme a assessoria do órgão, não é precisos e identificar. (foto/Assessoria/divulgação)

Mestrado em Educação do DCH-III da Uneb em Juazeiro inscreve para aluno especial até a próxima segunda-feira

ppgesaEstão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas (DCH-III) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. As vagas são para História das disciplinas escolares, currículo e avaliação (15 vagas) e Letramento e Cultura Visual (16 vagas). O candidato que for aprovado nas duas só será admitido em uma única disciplina por semestre.

Para inscrição, os interessados deverão entregar toda a documentação exigida em edital, presencialmente, por procuração simples ou via sedex, das 8h às 17h, na Secretaria do PPGESA localizada no 1º andar do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Avenida Edgard Chastinet, s/n (Bairro São Geraldo, CEP 48.905-680, Juazeiro-BA). O resultado da seleção será publicado no dia 14 de agosto no site www.ppgesa.uneb.br e no mural da Secretaria Acadêmica do PPGESA. Os selecionados deverão efetivar matrícula no dia 18 de agosto, das 8 às 17h, na Secretaria Acadêmica do programa.

Sobre o programa

Fundamentado na Convivência com o semiárido brasileiro, o PPGESA busca contribuir diretamente com a disseminação dos referenciais teórico-práticos da Educação contextualizada como instrumento formativo de novos educadores sociais e novos atores sensibilizados e comprometidos com esta discussão. Tem como objetivo geral discutir os processos educativos formais e não formais que se estabelecem em contextos de regiões semiáridas de diversas partes do mundo, destacando-se, deste cenário, o semiárido brasileiro, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação.

O edital completo e ficha de inscrição podem ser acessados através do site www.ppgesa.uneb.br. Outras informações sobre a seleção e o programa podem ser obtidas através do e-mail ppgesa@gmail.com ou pelos telefones (74) 3611-6860 | 5617 | 6463 – Ramal 229.

Sindicatos de Juazeiro farão encontro na próxima semana para discutir adequações ao PCCR dos servidores municipais

sinserp juazeiroAs adequações e propostas feitas pelos servidores municipais de Juazeiro (BA) ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) serão debatidas na próxima semana numa nova rodada de análise a cargo das entidades que respondem pela categoria.

A reunião está marcada para o dia 3 de agosto, às 16h, no auditório da APLB/Sindicato (bairro Alagadiço). Representantes dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp), dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), da Guarda Municipal (AGMJ), dos Agentes de Trânsito (Assogestran), dos Agentes de Saúde e Endemias (Sintase) – além da APLB – debaterão o assunto.

Estudante de Juazeiro cria dispositivo que alimenta animais via comando de celular

anderson - estudante engenharia civilUm estudante de engenharia civil de Juazeiro (BA) inventou um dispositivo que fornece água e comida a animais domésticos, através de um comando do celular. (mais…)

Abertas inscrições para tradicional Passeio Ciclístico de Dia dos Pais em Juazeiro

passeio ciclístico juazeiro dia dos paisJá estão abertas em Juazeiro (BA) as inscrições para o tradicional Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia dos Pais, que acontecerá no dia 9 de agosto. Os interessados devem realizar a inscrição no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, no bairro Novo Encontro, e na Associação de Moradores do Bairro Tabuleiro, até o dia 7 de agosto, das 8h às 17h, gratuitamente.

De acordo com o coordenador de Esportes do município, Joaci Oliveira, o passeio ciclístico acontece já há alguns anos. Para esta edição espera-se cerca de 250 participantes. “Nós largamos do bairro Tabuleiro e fazemos um percurso por algumas ruas da cidade de Juazeiro. Durante o trajeto, os pais ganham alguns brindes e água. O evento é aberto a todas as pessoas e de todas as idades. É um dia para que pais e filhos possam interagir, passear, brincar, enquanto praticam um esporte saudável”, disse. (foto/divulgação)

Mina de cobre descoberta em Juazeiro pode injetar cerca de R$ 400 milhões na economia da cidade

neiva e mineradoresUma mina de cobre foi descoberta no distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro (BA). A exploração do minério vai gerar um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, declarou o diretor de Operação da Mineração Caraíba, Manoel Valério de Brito, ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva.

O projeto ‘Vermelhos’, como foi batizada a mina de Lavra Subterrânea, tem capacidade estimada em 3,2 milhões de toneladas de sulfetado de cobre e deve entrar em operação em 2016, gerando quase 800 empregos (diretos e indiretos) até a produção efetiva do minério. O empreendimento pode durar mais de cinco anos.

Agora, de acordo com o secretário Carlos Neiva, a ideia é alinhar os projetos – do município e da mineradora – desenvolvidos na região de Pinhões. (foto/divulgação)

Convocados da 7ª chamada do Concurso Público da Educação em Juazeiro deverão se apresentar dia 25 de agosto

Educação_-reprodução-internetA Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro da Bahia (Seduc) divulgou o Edital Nº003/2015 sobre a 7ª convocação para inspeção médica, entrega de documentos e posse dos candidatos aprovados no Concurso Público de 2011, nomeados pelo Decreto nº 254/2015. Os convocados deverão se apresentar no dia 25 de agosto, no anexo da Seduc.

Impreterivelmente às 08h, os convocados para os cargos de Secretários Escolares serão atendidos e às 13h será a vez dos Professores. Na oportunidade, os candidatos devem apresentar a documentação especificada no edital. “É importante que os convocados sejam pontuais, pois irão participar de três etapas: Perícia Médica, análise dos documentos e assinatura do termo de posse. Para a perícia, é preciso apresentar cópias e originais dos exames médicos, que deverão estar acondicionados em envelopes com nome do candidato. Não serão recebidos exames fora do prazo de validade, estabelecido pelo edital. As documentações pessoais e de comprovação de escolaridade, também devem ser trazidas original e cópia”, explica a Superintendente Administrativa e de Gestão de Pessoas, Mary Adriana Santos Evangelista.

De acordo com a Superintendente, a determinação do Secretário de Educação, Clériston Andrade, é que, conforme surjam vagas remanescentes, a Secretaria realize novas chamadas de convocação, até o encerramento do prazo do certame, que é 23 de dezembro de 2015. Acesse aqui o Edital e o decreto.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br