SAAE amplia saneamento na zona rural de Juazeiro

 

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro/BA – SAAE – está ampliando o esgotamento sanitário para o interior do município, visando melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos juazeirenses. Os benefícios já chegaram a todos os distritos com melhoria das condições sanitárias locais, como na Rua da Cuba, no Distrito de Juremal.

A rua que antes era praticamente intransitável, recebeu uma rede coletora de esgoto com 150 metros de extensão, pontos de visitas e a eliminação de focos de poluição. A moradora Izailde Nascimento agradeceu o serviço afirmando que os problemas causados pela lama que se formava na rua foram sanados com a rede de esgoto.

Aqui ninguém podia sentar nas portas das casas, pois o mau cheiro era insuportável sem contar com as doenças que estes esgotos traziam. Agora acabou o lamaçal e nossa rua voltou a ser transitável e boa para se morar”, disse a dona de casa.

A ação, realizada com recursos próprios do SAAE faz parte do programa de expansão do esgotamento sanitário que o Governo Municipal está levando também para o interior do município. (Foto: Ascom)

Cancelada 2ª etapa do Circuito Juazeirense de Corrida de Rua que aconteceria neste domingo

A segunda etapa do Circuito Juazeirense de Corrida de Rua, que aconteceria neste domingo (28), foi cancelada pela organização. A informação é da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, que não informou o motivo do cancelamento. Ainda não há nova data específica para a corrida, mas as inscrições continuam abertas, podendo ser feitas através do endereço eletrônico www.cronoschip.com.br e com a taxa de R$50.

Outras informações na Superintendência de Esportes pelo número (74) 3611-1002.

Greve de vigilantes leva agências bancárias a suspender atendimentos em Juazeiro

A greve dos vigilantes da Bahia, iniciada na última quarta-feira (24), está afetando o atendimento nas agências bancárias de várias cidades do Estado, inclusive em Juazeiro. Alguns bancos sequer abriram as portas. Os clientes que procuraram as unidades só encontraram os caixas eletrônicos funcionando.

De acordo com o Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado (Sindivigilantes), a principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial de 15%. As negociações acontecem desde fevereiro, conforme o sindicato. Uma rodada de negociação entre o sindicato e empresas de segurança acontecerá hoje (26) em Salvador.

Campanha de vacinação contra a gripe não atinge meta e é prorrogada

A campanha de vacinação contra a gripe, programada para acabar nesta sexta-feira (26), foi prorrogada até o dia 9 de junho. O motivo foi a baixa procura pela dose.

Podem receber a vacina gratuitamente crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

Em Juazeiro (BA), as pessoas que se enquadram no público alvo, têm mais duas semanas para procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, entre 8h e 14h. Já em Petrolina, os postos de saúde da sede funcionam das 8h às 17h. Na zona rural, das 8h às 13h.

Juá Garden Shopping recebe título de 5ª melhor empresa para se trabalhar na Bahia

O Juá Garden Shopping, em Juazeiro, foi reconhecido como a 5ª melhor empresa para se trabalhar na Bahia. A premiação foi ainda mais significativa com a conquista do 1° lugar entre os Shopping Centers de todo o Estado. O título foi dado pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), que anunciou a lista com as 15 premiadas, em uma cerimônia realizada na última terça-feira (23), em Salvador.

O Ranking da GPTW, publicado no Brasil desde 1997, é definido com base em uma pesquisa realizada junto aos funcionários. O Instituto analisa as práticas da empresa, que deve atingir uma amostra mínima de trabalhadores e obter uma nota igual ou superior a 70%. Para isso, são feitas 58 questões aos funcionários, envolvendo temas como relação com gestores e líderes, ambiente de trabalho, desenvolvimento profissional, política de remuneração e transparência.

Novidades

No próximo mês de junho, o Juá Garden vai realizar a sua primeira expansão com a chegada de mais lojas-âncoras com produtos e serviços diferenciados, com Lojas Americanas, Clínica Vale Saúde, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Farmácia Pague Menos, Chiquinho Sorvetes – entre outras.

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira em Petrolina e Juazeiro

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe, tem até esta sexta-feira (26) para ir a um posto e garantir a sua proteção em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O público-alvo da campanha no País é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 58,2% foram vacinadas, segundo o Ministério da Saúde.

Podem receber a vacina gratuitamente crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, após o fim da campanha, as doses serão administradas apenas para o reforço das crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. As pessoas que estão no público-alvo devem ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, das 8h às 14h.

Em Petrolina, os postos de saúde da sede funcionam das 8h às 17h. Na zona rural, das 8h às 13h. A Secretaria de Saúde disse que a vacina está disponível em todas as unidades do município. Depois que a campanha terminar, somente se houver disponibilidade.

Polícia Militar tem novo comandante regional em Juazeiro

O Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), localizado em Juazeiro (BA), terá um novo titular. O coronel PM Anselmo Moreira Bispo (foto) assumirá o cargo no lugar de outro coronel, Alfredo Nascimento, que tinha ocupado a função no final de 2015. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).  O Coronel Anselmo Bispo, que é juazeirense, estava na Academia de Polícia Militar, da estrutura da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo consta no Diário Oficial, Alfredo Nascimento foi nomeado para o cargo de comandante de Policiamento Regional da Capital, da estrutura da SSP.

Também foi exonerado do cargo o comandante da 76ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Juazeiro, Major Manuel de Araújo Perdiz Filho. Quem assumirá o comando é o Major Luiz Henrique Vieira de Souza.

Ainda em Juazeiro, o Major Iulo Lins também foi exonerado do comando da 73ª CIPM. O novo titular será o Major Eduardo Almeida Cunha. Ainda não foi informado quando os comandantes serão empossados. (foto/arquivo divulgação)

Após formalização de convênio, confiram quais rodovias do norte baiano passarão por manutenção

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) irá realizar obras de manutenção em cerca de 570 quilômetros de estradas no norte da Bahia. Como este Blog adiantou ontem (24), o contrato foi assinado pelo presidente do Constesf, Genário Rabelo, e pelo governador Rui Costa, em cerimônia no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O convênio de R$ 2.725.531,82, firmado com o Governo da Bahia através da Seinfra, irá atender estradas dos municípios consorciados ao Constesf, como Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Curaçá, Pilão Arcado, Sobradinho e Sento-Sé, com prestação de serviços de capina, roçagem e limpeza lateral, limpeza de bueiros, tapa buracos, drenagem, obras complementares e sinalização.

Confiram a lista dos trechos que serão beneficiados pelo Constesf:

BA 144 – BA 210 (Eliseu) – Junco – Curral Velho – 10,0 km (pavimentada)

BA 161- BR 235 (Remanso-BA) – 752(Ac. Pilão Arcado) – 30,3km (pavimentada)

BA 210 – BA 700 (Ac. Pedra Branca) – Riacho Seco – 19,0km (pavimentada)

BA 210 – Riacho Seco – Ac. Curaçá – 20,0 km (pavimentada)

BA 210 – Ac. Curaça – BR407 (Juazeiro) – 88,1km (pavimentada)

BA 210 – BR 407 Juazeiro – BA 316 Ac. Sobradinho – 47,1km (pavimentada)

BA 210 – BA 316 Ac. Sobradinho – Sento-Sé – 38,0 km (pavimentada)

BA 316 – BR 235 – Sobradinho – 21,3km (pavimentada)

BA 722 – BR 235 – Pau-a-pique – 28,8 km (pavimentada)

BA 723 – BR 235 – Bem-Bom – 24km (pavimentada)

BA 752 – BA 161 (Ac. Galeão) – Pilão Arcado – Passagem – 34,2 km (pavimentada)

BA 144 – BA 210 (Eliseu) – Junco – Curral Velho – 21,5 km (não pavimentada)

BA 210 – BA 700 (Ac. Pedra Branca) – Riacho Seco – 10,3 km (não pavimentada)

BA 210 – Riacho Seco – Ac. Curaçá – 20,9 km (não pavimentada)

BA 210 – BA 316 Ac. Sobradinho – Sento-Sé – 107,6 km (não pavimentada)

BA 317 – BA 210 – Cachoeira do Sobrado – 18,5km (não pavimentada)

BA 320 – BA 722 (Pau-a-pique) – BA 723 (Bem-Bom) – 19,5km (não pavimentada)

BA 722 – BR 235 – Pau-a-pique – 10,0 km (não pavimentada)

Prefeitos baianos formalizam consórcio para manutenção de estradas

Oitenta e quatro prefeitos de seis regiões baianas assinaram contrato com o governo baiano para formação de Consórcios Públicos de Infraestrutura da Bahia – Consórcio Multifinalitário – nesta quarta-feira (24). O ato aconteceu às 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia, na capital do estado.

O governador Rui Costa (PT)  participou da assinatura dos consórcios, que tem por finalidade executar serviços de manutenção de estradas em mais de 3 mil km de extensão, abrangendo mais de 110 municípios baianos, por meio de parcerias entre o Estado e os municípios.

Ao todo são 10 consórcios, dos quais dois já tiveram os contratos assinados – Portal do Sertão e Vale do Jiquiriça. Os oito que assinaram contratos nesta quarta-feira foram: Mata Atlântica, Chapada Forte, Território do Sisal, Território do São Francisco, Municípios do Oeste da Bahia, Alto Sertão, Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.

Coleta seletiva é ampliada em Juazeiro

A área central de Juazeiro (BA) agora conta com novos pontos de coleta seletiva. Iniciativa do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), juntamente com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfitz), a cidade agora conta dez novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), totalizando 20.

Os associados da Cooperfitz e as assistentes sociais do SAAE estão visitando o comércio local, mostrando a importância da coleta seletiva como contribuição para um meio ambiente mais saudável.

Os Pontos de Entrega Voluntária estão localizados em toda extensão da orla, calçadões, Ruas Oscar Ribeiro, da Apolo, Praças da Misericórdia e Santhiago Maior e Avenida Flaviano Guimarães. Todo material coletado nestes pontos são conduzidos até o galpão da cooperativa, onde os associados fazem a separação e, posteriormente a comercialização do lixo reciclável.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br