Após mobilização, sindicatos aceitam proposta da Prefeitura de Juazeiro e servidores municipais terão aumento salarial

Uma reunião realizada no inicio da tarde de ontem (27), selou o acordo de reajuste salarial dos servidores municipais de Juazeiro (BA). As comissões de negociação com representantes do Governo e de quase todos os sindicatos chegaram a um entendimento e o funcionalismo público municipal  terá aumento de 5% já na folha de março com retroatividade a janeiro de 2017, além de 0,65% no mês de junho e mais 0,65% no mês de julho, totalizando 6,30% e assegurando a reposição da inflação.

O acordo foi fechado com o Sinserp, Sintase, AGMJ, Assogestran e Sindmed. Apenas o Sintrab/Saúde não concordou com o reajuste e as negociações com o sindicato continuarão. Os servidores promoveram uma mobilização ao lado do prédio da prefeitura, também no dia de ontem. Além do reajuste salarial de 6,30%, cujo projeto foi enviado à Câmara de Vereadores para análise e aprovação, a comissão do Governo também sinalizou com 6,3% de reajuste do auxílio alimentação. Porém, essa pauta será levada para uma nova mesa de negociação. (foto/divulgação)

Redução de vazão de Sobradinho já limita negócios no Vale

A redução da vazão do Lago de Sobradinho, na Bahia, já está se tornando um limitador do crescimento de algumas empresas localizadas abaixo do reservatório que precisam da água do São Francisco para as suas atividades, como as situadas em Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, no Sertão.

“Deixei de fechar um contrato de um plantio de mandioca pela insegurança na captação da água”, diz o empresário e presidente da Associação dos Produtores do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto.

Desde a última quarta-feira, 22, a vazão de Sobradinho passou a ser de 650 metros cúbicos por segundo, a mais baixa da história. E não vai parar por aí. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está analisando a possibilidade de reduzir a vazão a 600 metros cúbicos por segundo.

O contrato que Gualberto deixou de fechar era para plantar mandioca numa parte da sua propriedade. “Teremos que fazer uma obra de engenharia para continuar captando a água com a vazão reduzida que começou na semana passada”, resumiu o empresário. Segundo ele, essa adaptação para captar a água num nível mais baixo poderá custar até R$ 1 milhão.

Gualberto é diretor da Fazenda Milano, uma das pioneiras no Vale do São Francisco em Santa Maria da Boa Vista, sertão do São Francisco. Atualmente, a empresa cultiva mil hectares irrigados. “Estou há quase 50 anos na região. Não me lembro de outra estiagem igual a essa. Estamos indo para o 6º ano de chuvas insuficientes”, conta.

Redução

A diminuição da vazão de Sobradinho está sendo analisada pela Chesf porque o lago estava com 15,22% do seu volume útil na última quinta-feira, 23. Há um ano, era 32,80%. “Este ano, as chuvas foram mais fracas. Estamos monitorando e, se tudo tiver normal, a vazão deve ficar em 600 metros cúbicos por segundo. O objetivo é garantir a segurança hídrica dos demais usuários do São Francisco”, conta o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

O período chuvoso da área que abastece o São Francisco (em Minas Gerais e na Bahia) vai até maio. De junho a novembro, é o período seco. Ou seja, está acabando mais um período chuvoso e o Lago de Sobradinho está com a quantidade de água no mesmo patamar a de 2015, quando tinha 17,92% do seu volume útil no dia 23 de março. Naquele ano, o lago chegou a pouco mais de 1% do seu volume útil em dezembro.

João Henrique diz que não há risco de racionamento de energia, porque as térmicas e eólicas estão produzindo 50% da energia consumida na região. No entanto, a Chesf está gerando menos nas suas hidrelétricas por falta de água. (Com informações do JC Online)

Curso de Direito da Uneb de Juazeiro está entre os melhores do País

O curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro (BA), foi bem avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015, obtendo Conceito Preliminar de Curso (CPC) mais alto que instituições particulares e outras públicas do país.

Os resultados foram divulgados este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira (Inep). O curso conseguiu nota 4,0616. Além de outros cursos da Uneb em outras cidades, outras universidades estaduais da Bahia também foram bem avaliadas pelo Enade, exame que todo estudante concluinte precisa fazer para obter o diploma.

Sai nova lista de contemplados do Bolsa Família em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis) de Juazeiro (BA), através da coordenação do Bolsa Família no município, divulgou nova lista de beneficiários do programa que passarão a receber o benefício a partir deste mês de março/2017. As famílias contempladas recebem através dos Correios um cartão de saque emitido pela Caixa Econômica Federal e junto com o cartão todas as explicações para ativá-lo, além do calendário de saques.

Caso o responsável familiar já possua cartão cidadão e senha, basta dirigir-se a uma casa lotérica para sacar o benefício conforme o calendário de pagamento. Se o beneficiário tiver cartão em mãos e esqueceu a senha, é necessário ligar para o número 0800 726 0207, no mesmo dia comparecer à casa lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento e em seguida sacar o benefício. Caso a família não possua ou não tenha recebido o cartão através dos correios, deve dirigir-se à Casa do Bolsa Família localizada na Praça da Misericórdia, no Centro.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda condicionada que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Confira a lista completa acessando aqui.

Serviço do SAAE provocará falta d’água em cinco bairros de Juazeiro nesta terça

Para trocar o rolamento de uma bomba na subestação de Piranga, em Juazeiro (BA), o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) terá que desligar o sistema nessa terça-feira (28) das 8h às 10h.  A interrupção no fornecimento de água vai afetar os Bairros  Castelo Branco,  Alto da Aliança, Tancredo Neves, Jardim São Paulo e Dom Thomaz.

Segundo o órgão, essas medidas fazem parte do trabalho de melhoria no abastecimento de água em toda a cidade. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto, o sistema voltará à normalidade.

Servidores municipais de Juazeiro promovem mobilização ao lado da Prefeitura

Como prometeram na semana passada, os servidores públicos municipais de Juazeiro (BA) realizam, neste momento, uma mobilização ao lado da Prefeitura, no centro da cidade.  Acompanhados por dirigentes de vários sindicatos e associações, eles aguardam negociação com a gestão municipal sobre a Campanha Salaria 2017.

Estão reunidos os sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp), Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias (Sintase), Associação da Guarda Municipal de Juazeiro (AGMJ), Associação dos Agentes de Trânsito (Assogestran), entre outros. Uma comissão está reunida com uma equipe do governo municipal. O Blog trará mais informações sobre o assunto nas próximas horas.

Perigo: animais dividem espaço com veículos em avenida de Juazeiro

Quem passa desavisado pelas ruas do bairro Alto da Aliança, em Juazeiro (BA), precisa tomar cuidado com cavalos que dividem espaço com os carros no trânsito. Segundo moradores, os animais andam livremente pela Avenida Irmã Dulce e há risco de acidentes. A flagrante acima foi feito por um leitor do Blog.

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) de Juazeiro disse que a população pode realizar denúncias e reclamações através do telefone da secretaria – (74) 3612-3574 – ou pessoalmente na sede, localizada à Rua Oscar Ribeiro, s/n°, Centro. A Semaurb informa ainda que após  registrar a denúncia, é gerado um número de processo, com o qual o denunciante pode acompanhar o andamento da denúncia.

Traficante tenta fugir pelo telhado e é preso em bairro de Juazeiro

Foi preso no final da noite de ontem (26), no bairro Novo Encontro, em Juazeiro (BA), Danilo Amorim, de 19 anos. A ele foram relacionados 42 pedras de crack e pouco mais de mil reais em espécie, que foram apreendidos.

Segundo a Rondesp (companhia da Polícia Militar), Danilo estava acompanhado de dois menores de 16 anos e tentou fugir pelo telhado de uma casa na Rua Senhor do Bonfim, após dispensar uma arma de fogo.

Segundo o suspeito, os menores o ajudavam no fracionamento da venda da droga. Todos foram encaminhados à Delegacia, juntamente com o material apreendido, para as providências de praxe. (foto/divulgação)

Em Juazeiro, manifestação contra cobrança da taxa de lixo na conta de água acontecerá nesta quarta

Está marcada para esta quarta-feira (29), em frente à Prefeitura de Juazeiro (BA), a partir das 10h, uma manifestação contra a  cobrança da taxa de lixo na conta de água, que passou a vigorar neste mês. O convite para a mobilização está sendo feito via redes sociais, inclusive com um abaixo-assinado online, o qual pede ao Ministério Público Estadual (MPBA) que anule a taxa.

Como este Blog publicou ontem (26), a população da cidade não viu com bons olhos a nova proposta do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Vale frisar que a cobrança da taxa de lixo na conta de água foi aprovada pelos vereadores do município, no final da gestão Isaac Carvalho.

O SAAE explicou a este Blog que, “além de cumprir o que determina a Lei, o objetivo é melhorar o serviço de limpeza, coleta e destinação dos resíduos sólidos aplicando o recurso arrecadado para esse fim, e a prefeitura possa também melhorar os serviços de saúde e de manutenção de praças”. Vale frisar que a cobrança da taxa de lixo era feita anualmente, através do IPTU. Com a mudança, a população vai pagar esse tributo mensalmente. (foto/reprodução Facebook)

Semana começa quente em Petrolina, mas previsões apontam possibilidade de chuva

As chuvas podem voltar a cair em Petrolina e região nos próximos dias. Isto é o que apontam as previsões meteorológicas do instituto Climatempo. No entanto, hoje (27) não deve chover e a temperatura fica entre 25° (mínima) e 36° (máxima).

De acordo com as previsões, de terça-feira (28) até o domingo (2/04) a região terá céu variando de parcialmente nublado a nublado, mas as altas temperaturas devem continuar.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br