fechar x

‘Marcha da Diversidade’ será realizada durante o desfile de 7 de Setembro em Juazeiro

marcha diversidade juazeiroJuazeiro realizará sua ‘Marcha da Diversidade’ no Dia da Independência do Brasil – 7 de setembro. A iniciativa partiu da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) por meio da Gerência da Diversidade, em parceria com o Projeto ‘Mães pela Diversidade’ e os Movimentos Organizados de apoio às causas do Movimento LGBT (Lésbicas-Gays-Bissexuais-Travestis) no Vale do São Francisco. O evento acontecerá no Desfile Oficial da Independência, às 9h.

A concentração para o evento acontecerá na Orla Nova da cidade. O objetivo, de acordo com a Sedis, é dar visibilidade e voz ao público LGBT da região, para que se faça valer o processo de inclusão nos diversos espaços sociais e a efetivação de seus direitos.

Agricultores de Juazeiro passam por formação em manejo de aves para impulsionar venda de ovos

formação IRPAA manejo de avesCriadores galinha das comunidades de Canoa, Oliveira e Saquinho, no distrito de Massaroca, zona rural de Juazeiro (BA), se reuniram com colaboradores do Instituto regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) para discutir o manejo de aves, principalmente a prevenção de doenças e verminoses que podem atingir a criação e a inclusão de alimentos alternativos – como plantas da caatinga, que possuem um menor custo.

Segundo o colaborador Clérison Belém, essas formações são importantes para as comunidades, devido à produção significativa com ovos de galinha, que chega a uma produção de mil ovos/dia. “São informações necessárias sobre alternativas no manejo sanitário e alimentar das aves, visando à comercialização de um bom produto, com ovos de qualidade e uma galinha caipira saudável, para que o consumidor fique satisfeito”, ressalta.

A partir de projetos dos governos federal e estadual executados pelo IRPAA nessas comunidades, os quais previam a construção de galinheiros, a produção de ovos foi impulsionada. Com o aumento da demanda, foi construído um entreposto de ovo de galinha para receber a produção, realizar o processo de seleção, a ovoscopia, embalagem e comercialização do produto. “O IRPAA busca legalizar a produção, com produtos circulando no mercado sem problemas de fiscalização, para que esses grupos acessem mercados para terem lucros e qualidade de vida ao povo do campo”, concluiu Clérison.

A criação de galinha-capoeira é uma prática antiga na vida dos agricultores dessas comunidades, que vinha se perdendo devido à introdução das galinhas de granja. Mas, de acordo com o IRPAA, a partir desses projetos as atividades estão sendo retomadas. (foto/divulgação)

Juazeiro pode ganhar fábrica de produtos têxteis

bocazulCom sede em Salvador, a empresa Bocazul Produtos Têxteis pode instalar em breve uma filial em Juazeiro. O diretor Antônio Martins esteve em Juazeiro analisando o potencial do município. “Inicialmente vamos ampliar o negócio em nível de comércio e depois montar uma indústria“, afirmou o empresário.

A Bocazul fabrica linhas e fios sintéticos e de algodão utilizados nas técnicas de tricô, crochê ou qualquer outra forma de artesanato, além de barbantes destinados a indústrias, como os utilizados na costura de sacaria e na fabricação de velas. Os produtos têm larga repercussão frente à cerealistas, armazéns, supermercados, lojas de embalagens, frigoríficos, indústrias de alimentos, agricultura, dentre outros. Ainda não há data para que a empresa chegue à cidade. (foto/reprodução)

Debate na Univasf com candidatos a prefeito de Juazeiro tem críticas, choro e promessas

debate univasf2

O debate com os candidatos a prefeito de Juazeiro (BA) promovido nesta terça-feira (30) pelo Projeto Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi marcado por críticas à atual gestão, choro e muitas promessas. Com ausência de Charles Leão (PP), Paulo Bomfim (PCdoB), Joseph Bandeira (SD) e Márcio Feitosa (PRP) debateram  as principais questões ambientais ligadas à região, entre elas a preservação do Velho Chico.  (mais…)

Joseph Bandeira tem coligação deferida pela Justiça Eleitoral

O candidato a prefeito de Juazeiro (BA), Joseph Bandeira (SD), e o vice Wank Medrado tiveram a coligação deferida e homologada pelo juiz Roberto Paranhos, da 47ª Zona Eleitoral. O deferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) foi publicado na tarde na segunda-feira (29). De acordo com a assessoria de Joseph Bandeira, fica confirmada a coligação da chapa 77, “A Cara de Juazeiro”.

Nesta terça-feira (30), Joseph está participando de um debate promovido pela Univasf, através do Projeto Escola Verde, com temas centrais “Educação e Meio Ambiente”, no auditório do Complexo Multieventos. Logo mais, às 18h, a ‘Caravana 77’ realiza uma caminhada no bairro bairro Codevasf. A concentração acontecerá em frente ao prédio da Codevasf, na Avenida Comissão do Vale.

Ausência de Charles Leão em debate na Univasf causa indignação de Joseph: “Uma ofensa à juventude”

bandeira 77

Promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o debate entre os candidatos à Prefeitura de Juazeiro (BA) começou com uma polêmica. Apenas três dos quatro postulantes ao cargo compareceram ao evento, que está sendo realizado nesta terça-feira (30) no auditório do Campus Juazeiro.

Paulo Bomfim (PCdoB), Joseph Bandeira (SD) e Marcio Feitosa (PRP) estão debatendo, entre outros assuntos, a questão da educação e meio ambiente. Sobre a ausência do candidato Charles Leão (PPS), apenas Bandeira questionou o fato e classificou como uma “ofensa”. “A Univasf que faz hoje esse debate extraordinário, ao qual alguns candidatos deixam de comparecer, considero isso uma ofensa à juventude à classe estudantil”, disparou.

Vale frisar que o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Juazeiro, realizado no último sábado (27) por um curso particular da cidade, apenas Bandeira e Feitosa compareceram. Sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com a assessoria de Charles Leão, que ficou de enviar uma nota de esclarecimento.

PRF apreende carga de quase 7 toneladas de queijo em Senhor do Bonfim; produto seria transportado para Juazeiro

650x375_carga-de-queijo-apreendida_1662838

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase 7 toneladas de queijo sem procedência no KM 117 da BR-407, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Durante abordagem, que ocorreu a um caminhão com placas de Gouvelândia (Goiânia), na tarde do último sábado (27), os policiais verificaram que o veículo estava transportando uma carga de queijo. Foram solicitados os documentos da mercadoria, mas o condutor informou que não possuía nota fiscal e nenhum certificado de inspeção que garantia a procedência do produto de origem animal.

O condutor do caminhão informou que havia 7 mil quilos de queijos e que estava levando a mercadoria de Itiúba para Juazeiro. A PRF informou a Agência de Defesa Agropecuária do estado da Bahia (Adab) e a Secretária da Fazenda do estado da Bahia (Sefaz/BA). O motorista do caminhão, o veículo e a carga, foram encaminhados para a delegacia de polícia judiciária local. (fonte: A Tarde/foto PRF divulgação)

Charles Leão grava guia eleitoral e participa de caminhada no Novo Encontro nesta terça

A agenda eleitoral desta terça-feira (30) do candidato a prefeito de Juazeiro (BA), Charles Leão (PPS), começará no início da tarde, às 14h, com a gravação de guia eleitoral.

No final da tarde, às 17h, ele participará de uma caminhada no Bairro Novo Encontro. A concentração acontecerá na Rua Nova Juazeiro. Sua candidata a vice, Suzana Ramos (PSDB), deve acompanhá-lo durante a caminhada, além da militância.

Debate

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Projeto Escola Verde, realizará, às 8h de hoje, um debate com os candidato a prefeito de Juazeiro. No entanto, a assessoria de Leão não confirmou se ele participará. (foto/divulgação)

Na voz do cantor Renato Viana, música composta pelo juazeirense Manuca Almeida alcança paradas de sucesso em todo o Brasil

manuca almeida - foto- zelito rodrigues

Em poucos dias após seu lançamento, a música “Açúcar” – dos compositores Ivo Mozart, Lucas Santos e Manuca Almeida (foto) já conquistou o público e está nas paradas de sucesso das rádios do Brasil.

Na voz  do cantor Renato Vianna, vencedor da quarta edição do reality show ‘The Voice Brasil’, da TV Globo,  a música ganhou o gosto do público por seu romantismo e tem a divulgação  do famoso  escritório FS, da dupla Fernando e Sorocaba.

Antes do rádio, a canção se espalhou pela internet, atingiu em poucos dias  mais de um milhão de acessos  em três vídeos oficiais e fez  dezenas de covers  ficarem conhecidos cantando o sucesso mais ‘doce’ do momento. Ouça a música aqui.

Juazeiro: 9ª edição da Feira de Caprinos e ovinos de Pinhões vai começar com expectativas de recordes

feira de caprinos pinhões juazeiro

Consolidado como um evento que pode oferecer uma alternativa econômica viável, a Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro (BA), chega a sua 9ª edição com boas perspectivas dos criadores. O otimismo é reforçado pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira. “Acredito que teremos recordes de vendas com investidores de outras regiões como empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes e futuros criadores. Além de tudo, teremos uma programação rica e diversificada”, destacou.

A feira é realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceira com Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Curaçá (Aprovic). Também dão suporte ao evento a Adab, Sebrae, Univasf, Governo da Bahia, IRPAA, Cooafjur, Mineração Caraíba, Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Polícia Militar, Cesol, DNOCS, Uneb, STRJ, Rádio Juazeiro e governo federal.

A programação é a seguinte:

Sexta-feira (2/09)

16 h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;
18h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais
que irão participar do torneio leiteiro;
19h – Abertura Oficial da Feira;
19h30 – Apresentação cultural – Quadrilha junina (Escola Municipal
Raimundo Clementino de Souza);
21h – Coquetel;
21h às 00h – Show musical.

Sábado (3/09)

8h – Abertura do parque para a chegada dos animais;
8h15 – Abertura do parque ao público para visitação;
8h30 – Primeira ordenha do torneio leiteiro;
10h – Palestra sobre a reforma previdenciária e crédito rural (STRJ);
10h20 – Palestra sobre o programa Garantia Safra (SEAPA);
17h30 – Segunda ordenha do torneio leiteiro;
16h às 00h- Show musical.

Domingo (4/09)

8h30 – Terceira ordenha do torneio leiteiro;
8h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando
em consideração o sistema de criação, uniformidade dos animais,
rusticidade e adaptabilidade;
10h – Premiação das categorias vencedoras;
17h às 22h- Show musical.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br