Empregos gerados por Juazeiro em abril são sazonais, e não reais, diz Adevasf

dados emprego caged petrolina e juazeiro

O número de empregos gerados por Juazeiro (BA) em abril último, que deixou o município no topo dos que mais geram mão de obra no país – segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – representam apenas contratações sazonais. A informação, repassada ao Blog, é da Agência de Desenvolvimento Econômico do Vale do São Francisco (Adevasf).

A entidade nos enviou uma tabela do Caged, registrando o real crescimento no número de empregos entre a cidade baiana, comparando com Petrolina, entre os anos de 2002 e 2015. Confiram acima:

Em caso raro, cabra tem gestação com 5 filhotes na zona rural de Juazeiro

A  gestação de uma cabra na propriedade rural de um agricultor em Juazeiro (BA) vem chamando a atenção porque o animal pariu cinco filhotinhos de uma só vez, o que não é considerado comum pelos veterinários. Um dos filhotes não resistiu e morreu após o parto. Dos quatro cabritos, três são fêmeas. O caso aconteceu no distrito de Massaroca, zona rural.

A cabra leiteira da raça Saanen, do agricultor Gilson Gonçalves, já pariu seis vezes. Nas gestações anteriores nasceram dois ou três filhotes. Agora, moradores da região dizem que nunca tinham ouvido falar de um caso com tantos filhotes ao mesmo tempo.

De acordo com especialistas, o nascimento de mais de mais de três filhotes em caprinos não é normal e, nesses casos, os animais precisam de mais cuidados, principalmente com a alimentação. Por isso, o dono diz que capricha nas rações, mas afirma que está bastante satisfeito com a chegada dos novos filhotes. (foto/reprodução TV São Francisco)

 

Comunitária reclama de caos na coleta de lixo no Residencial Juazeiro I

lixo pedra linda AME2A coleta de lixo continua sendo alvo de reclamações da população. Desta vez, a bronca vem de moradores do Residencial Juazeiro I, que estão indignados com o lixo que permanece acumulado em frente aos pontos de coleta. Em contato com o Blog, a comunitária Laura Conceição chama atenção para o problema e diz que a situação causa risco à saúde dos moradores.

Acompanhem:

Estou indignada com a coleta de lixo feita no Residencial Juazeiro I,  do bairro Itaberaba, em Juazeiro. Aqui existem casas para depósito do lixo, porém como os animais rasgavam os lixos de dentro dessas casas, o carro da coleta não levava o lixo, causando mau cheiro dentro destas casas. A população revoltada trancou as portas, fazendo com que o lixo fosse depositado da porta da casa para fora.

Aqui nós temos a coleta, porém o carro leva apenas os lixos que estão em sacos, mas o lixo que ficou exposto, espalhado pelos animais, está se acumulando, deixando assim a nossa saúde comprometida, fazendo com que a comunidade fique vulnerável  ao mosquito da dengue, a moscas e á proliferação de baratas e ratos. 

Laura Conceição/Comunitária 

(foto/ilustração)

Juazeiro vacina 90% do público-alvo contra a gripe H1N1, mas campanha prossegue até próxima terça

Em Juazeiro (BA), a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi prorrogada até a próxima terça-feira (31). Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento cerca de 40 mil pessoas foram imunizadas, o que representa 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O público-alvo que necessita atingir a meta estabelecida são pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A meta é vacinar no mínimo 80% das 44 mil pessoas que pertencem a esses grupos.

A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana, e das 7h30 às 13h na zona rural. A vacina protege contra os três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano. São eles: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Ato de repúdio à violência contra a mulher será realizado hoje em Juazeiro

A histórica Praça Antonílio da França Cardoso, no centro de Juazeiro (BA), será palco para um ato de repúdio à violência contra a mulher. A manifestação acontecerá neste sábado (28), às 15h, e pretende reunir o máximo de pessoas da cidade, e também de Petrolina (PE).

Na convocação, feita via redes sociais, os organizadores, sob a liderança do Pastor Teobaldo Pedro, da Igreja Batista Yerushalaim, dizem que “não aceitarão manifestações político-partidárias e o evento é aberto para homens e mulheres das duas cidades.

Até o momento mais de 100 pessoas, de ambas as cidades, declararam a intenção de ir ao evento. Ainda no comunicado de convocação, os organizadores ressaltam que o ato é “em apoio às mulheres e em repúdio a toda forma de violência contra elas” e foi provocado a partir de um debate, ontem (27), na rede social Facebook, por conta da violência sexual que vem vitimando as mulheres, sobretudo após os recentes casos de estupros coletivos que vem ocorrendo no país – um no Piauí, semana passada, e outro no Rio de Janeiro, esta semana. Em ambos os casos, as vítimas foram, respectivamente, uma menor de 17 anos e outra de 16.

O curinga em novo desafio

Plinio

A aposta do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), para a saúde do município não poderia ser mais adequada. O convite para que o assessor especial Plínio Amorim assumisse a Secretaria de Saúde da prefeitura precede de apenas um erro: a demora na escolha.

Plínio é daquelas pessoas prontas para qualquer desafio. Dê-lhe um tempo, as planilhas e os links para programas e projetos da área interessada e pronto, vai acontecer.

Claro que a pasta de saúde é um drama nas administrações do país inteiro, um desafio complexo. Mas com organização, planejamento e gestão profissional seria menos sofrível. Isaac precisa lhe oferecer algo mais: autonomia. Dessa forma o próprio prefeito logrará mais êxito que ceder à chantagem de aliados, vereadores e interessados em apenas projetos pessoais, indicando ações ou protegidos sem competência para ocupar cargos vitais para que a engrenagem funcione.

Plínio corrompeu a alma jornalística deste blogueiro no último final de semana, quando revelou que recebera o convite. “Vou te dizer porque já está sacramentado, mas você não pode divulgar. A prerrogativa é do prefeito”, disse, na cara de pau, amparado na relação de irmandade que construímos ao longo de 20 anos de amizade. Ainda deu risada porque eu não poderia cumprir o meu ofício ou publicar o furo jornalístico.

Ele já havia aceito e, se me perguntasse antes, sabe que eu pediria para que dissesse ‘não’.

Não porque não está preparado, pois o texto afirma exatamente o contrário, mas porque talvez tenha pouco tempo para imprimir sua marca.

Como sou daqueles que acha que o copo com água ao meio está sempre meio cheio, vou acreditar que a gestão vai terminar bem avaliada na área de saúde. Afinal, é Plínio que está por lá.

É isso aí.

Isaac Carvalho e o sonho de se tornar deputado federal

É cada vez mais evidente o desejo de Isaac Carvalho (PCdoB), primeiro prefeito reeleito de Juazeiro (BA), de concorrer a um cargo federal. Prestes a encerrar seu segundo mandato, o gestor aproveitará os próximos meses para lançar seu sucessor: Carlos Neiva, Joaquim Neto ou Paulo Bonfim.

Isaac já garantiu que não vai sair da política, mas quer que o escolhido dos três pré-candidatos “honre o posto” que será deixado por ele. “Sair da política eu não vou, mas espero que o escolhido conduza bem, para eu não ter que voltar e ser prefeito de Juazeiro novamente”, disse o gestor, durante o Movimento Juazeiro no Rumo Certo, na última segunda-feira (23).

Isaac Carvalho ainda ressaltou que seu objetivo é “ir pra frente”, deixando a entender que caminha para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2018. “Eu quero ir pra frente, porque é pra frente que se anda. Nós temos que ocupar espaço no governo estadual, no governo federal, para, juntos, trazermos dias melhores para nossa cidade”, concluiu.

Juazeiro lidera geração de empregos no País, segundo Caged

Na contramão do país, Juazeiro (BA) segue com saldo positivo na geração de empregos e é o município que mais empregou no mês de abril último, em números relativos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Foram criados 1982 novos postos no mês anterior na cidade, colocando-a em primeiro lugar na geração de empregos em todo o Brasil. O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) atribuiu o momento positivo da economia local aos investimentos públicos e privados.

O município já tinha ganhado visibilidade em 2015, quando foi destaque por ter sido o município que mais gerou empregos de carteira assinada no Nordeste. Além disso, também em 2015, Juazeiro se destacou como o município que mais empregou na Bahia.

Passagem da Tocha Olímpica por Juazeiro marcada por protesto contra Temer

tocha1

Os moradores de Juazeiro (BA) puderam viver o clima do maior evento esportivo da humanidade: A Olimpíada. O ponto de partida aconteceu na Rodovia Lomanto Júnior, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O cortejo esportivo atraiu uma multidão e também foi marcado por protesto contra o presidente interino, Michel Temer.

Confira as imagens: (mais…)

Curtas-metragens produzidos por estudantes de Jornalismo serão exibidos em evento no Centro de Cultura João Gilberto

A 6ª edição da mostra “Curta na Uneb”, evento pela universidade baiana em Juazeiro, acontecerá no próximo dia 3 de junho no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 19h. Desta vez, a mostra exibirá curtas-metragens de até 10 minutos de duração, produzidos pelos alunos da disciplina de Laboratório de Vídeo e Arte do curso de Jornalismo em Multimeios. A coordenação é da professora Fabíola Moura, que também está à frente do evento. A mostra é resultado final da disciplina.

Os filmes mostram cenas do cotidiano. Segundo Fabíola Moura, a novidade dessa edição do Curta na Uneb é que pela primeira vez a mostra acontece fora da academia. “Quisemos levar a produção da universidade para outros espaços e socializá-las com a comunidade externa”, comenta.

Na programação, que é gratuita, além da exibição dos filmes, os espectadores poderão apreciar também apresentações culturais e participar de um momento de discussão com os produtores dos curtas. A primeira edição do evento foi em 2006, com a proposta de apresentar à comunidade o que é produzido em sala de aula no campo do audiovisual.

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br