Presidente da Associação Nacional dos Procuradores afirma: “Se ministro tivesse que cair, teria que cair toda a cúpula da PF”

jose-robalinho-associacao-dos-procuradores

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti (foto), deu uma declaração no mínimo polêmica em relação ao episódio envolvendo o ministro da Justiça Alexandre de Moraes, acerca da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal (PF), que prendeu na última segunda-feira (26) o ex-ministro da Fazenda no Governo Lula, Antonio Pallocci.

Moraes tinha dito, um dia antes, a integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) que “teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim”, referindo-se a novas operações da PF. Coincidência ou não, na segunda-feira Pallocci foi detido.

Em entrevista à Rádio Jornal, no Quadro ‘Passando a Limpo’ nesta quarta (28), José Robalinho admite que a declaração “foi infeliz, mas não comprometedora”. E disse mais: “se o ministro tivesse que cair, teria que cair toda a cúpula da Polícia Federal junto”.  (foto: ANPR/reprodução)

Jovem é detido com moto roubada próximo ao Bairro Antonio Cassimiro

moto-roubada

Policiais militares do Pelotão de Trânsito do 5°BPM prenderam na noite de ontem (27), nas proximidades do Bairro Antonio Cassimiro, zona norte de Petrolina, um jovem com uma motocicleta roubada. O suspeito é Leandro dos Santos Ferreira, de 20 anos.

Leandro foi abordado pela equipe do 5°BPM na Avenida da Redenção. Ele estava pilotando uma Honda CG-125 Fan, cor roxa. Segundo o boletim, os policiais perceberam que a placa do veículo, PEX-0014, tinha sido alterada com tinta preta para PEX-8814. Após consulta ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, os PMs constataram que a moto tinha restrições de roubo.

O suspeito, que reside no bairro João de Deus (zona oeste), justificou que teria pegado a moto emprestada de uma terceira pessoa, no seu trabalho. O efetivo se deslocou à procura do suposto dono da moto, porém sem êxito. Leandro foi apresentado na Delegacia de plantão, juntamente com a moto. Ele foi autuado em flagrante. (foto: 5°BPM/divulgação)

Iluminação precária na Praça Maria Auxiliadora gera medo e insegurança

praca-maria-auxiliadora

A sensação de medo e insegurança domina os pedestres que precisam circular pela Praça Maria Auxiliadora, em pleno Centro de Petrolina, depois das 18h. A pouca iluminação no local é o principal motivo, já que há mais de dois dias alguns postes estão apagados.

Pelo WhatsApp do Blog, informações dão conta de que os marginais estão se aproveitando para praticar assaltos na área.

Quem fica no ponto de ônibus próximo à praça também corre sério risco de ser a próxima vítima. Um perigo. Com a palavra, as autoridades responsáveis.

Comissão de Ética da Presidência da República vai investigar conduta de ministro da Justiça após declarações sobre Lava Jato

ministro justiça alexandreA Comissão de Ética da Presidência da República abriu ontem (27) um processo para investigar a conduta ética do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, após declarações deles no último domingo (25) em que antecipou a deflagração de uma nova fase da Operação Lava Jato.

De acordo com o presidente do colegiado, Mauro Menezes, os membros da comissão já estudavam analisar a conduta do ministro durante reunião nesta tarde, quando foram informados de uma denúncia sobre o mesmo assunto feita pelo líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA).

O processo, cuja votação para abertura foi unânime, já foi distribuído ao conselheiro Américo Lacombe, que solicitou informações a Alexandre de Moraes pelo prazo de dez dias corridos, que podem ser prorrogados.

No último domingo (25), ao participar de campanha eleitoral em Ribeirão Preto (SP) com o deputado federal e candidato a prefeito Duarte Nogueira (PSDB-SP), o ministro disse que “haveria mais Lava Jato” nesta semana. “Falam, falam, mas quinta-feira teve uma [operação], sexta teve outra, essa semana vai ter mais. Quando vocês virem esta semana vão se lembrar de mim”, afirmou a pessoas que participavam do evento eleitoral. No dia seguinte (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a 35ª fase de operação, que resultou na prisão do ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil, Antonio Palocci.

O presidente da Comissão de Ética afirmou que o episódio precisa ser analisado por causa do “manejo inadequado de informações privilegiadas” e também do ambiente eleitoral em que o pronunciamento de Alexandre de Moraes foi feito. (fonte: Agência Brasil/foto: Rovena Rosa/AgBr)

Homem tenta roubar moto na Avenida dos Tropeiros e se dá mal

revolver-apreendidoPoliciais militares do 5° Batalhão, em Petrolina, prenderam no final da manhã de ontem (26) um homem por tentativa de roubo. O fato aconteceu na Avenida dos Tropeiros, Bairro Jardim Amazonas, zona oeste da cidade.

O acusado é Jeanderson Ramos de Araújo, de 22 anos, residente em Casa Nova, no norte da Bahia. Ele foi detido no momento em que tentava roubar uma moto. A informação foi repassada à Central de Operações do 5°BPM, que acionou a equipe policial.

Com Jeanderson os PMs encontraram um revólver calibre 32, mais munições. Após ser preso, ele foi conduzido para a Delegacia de plantão, onde foi autuado. (foto: 5°BPM/divulgação)

 

Após prisão de ex-ministro Palocci, senadores criticam “uso político” da Polícia Federal

PFA detenção do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, preso temporariamente hoje (26) na 35ª fase na Operação Lava Jato, repercutiu entre os senadores. Na semana passada, Guido Mantega, outro ministro da Fazenda nos governos do PT, também foi alvo da força-tarefa da Lava Jato.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu a convocação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para que compareça à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado para explicar o “uso político da Polícia Federal”, por ter antecipado, durante atividade de campanha eleitoral de um candidato do PSDB em Ribeirão Preto (SP) neste domingo (25), que “haveria mais Lava Jato” esta semana.

Vanessa disse considerar muito grave a declaração do ministro da Justiça em um comício partidário de que essa semana seria deflagrada nova fase da Operação Lava Jato. “E hoje fomos surpreendidos com a notícia da prisão do ex-ministro Palocci, que é exatamente da mesma cidade [Ribeirão Preto] em que ele [ministro da Justiça] se encontrava ontem. A Lava Jato está tropeçando nas próprias pernas. Para além do combate à corrupção, é uma operação de perseguição a determinadas figuras da política brasileira”.

Por meio de sua conta no Twitter, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) questionou a autonomia da PF pelo fato de o ministro da Justiça saber “com antecedência” as operações da PF na Lava Jato. Para a senadora, há seletividade nas operações da força-tarefa.

Notas

Em nota, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que, desde que assumiu o cargo, a PF vem tendo total apoio. “Em quase todas as semanas, houve operação e que, certamente, continuariam nessa semana, na próxima e enquanto houver necessidade”, informou o comunicado. Moraes reiterou que as investigações da Lava Jato são compromisso do governo federal e garantiu a continuidade da atuação independente da Polícia.

A PF também divulgou nota para esclarecer que somente as pessoas diretamente responsáveis pela investigação têm conhecimento de seu conteúdo. “Como já foi amplamente demonstrado em ocasiões anteriores, o Ministério da Justiça não é avisado com antecedência sobre operações especiais. No entanto, é sugerido ao seu titular que não se ausente de Brasília nos casos em que possam demandar sua atuação, não sendo informados a ele os detalhes da operação”, diz o comunicado. (fonte: Agência Brasil/foto reprodução)

Preso homem acusado de matar adolescente de 15 anos no Loteamento Geovana

jovem-morot-loteamenot-geovanaFoi preso na manhã de hoje (26), no Residencial Vivendas, um homem acusado de matar um adolescente de 15 anos no Loteamento Geovana, em Petrolina, no domingo (25). Segundo informações, Andailton da Silva, de 31 anos, ainda teria tentado fugir, mas foi capturado e encaminhado à Delegacia. O crime teria sido motivado por uma dívida de R$ 100 do adolescente com o acusado.

O corpo da vítima – Paulo Tawan de Souza Santana – foi encontrado num terreno baldio, com vários ferimentos na altura da cabeça. De acordo com o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), próximo ao corpo da vítima foram encontradas duas pedras grandes que estavam sujas de sangue. A Polícia Civil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. (foto/reprodução WhatsApp)

Homem é preso por estupro de adolescente em cidade do norte da Bahia

algemasEm Itiúba, no norte da Bahia, um homem de 20 anos foi preso por estuprar uma adolescente de 15. Segundo informações do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o fato aconteceu no domingo (25), no bairro do Cruzeiro.

Ainda segundo o 6º BPM, o acusado – Renilson Lima Pinto – foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade. Acompanhada de conselheiros tutelares, a vítima fez o reconhecimento do acusado.

Homem é morto com golpe de facão na zona rural de Dormentes

facãoUm homem foi assassinado com golpes de facão na noite de ontem (25), em Dormentes (PE), Sertão do São Francisco. O crime ocorreu no Sítio Baixa da Esperança, zona rural do município. Segundo informações do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a vítima é Francisco das Chagas Barbosa, de 27 anos.

O autor do homicídio é Hélio Laudemiro Nery, 40, mais conhecido por ‘Cachorrão’. Relatos da esposa dele, Doraci Maria da Silva, 44, dão conta de que Francisco a teria forçado a fazer sexo com ele.

Outra testemunha, Domingos Malan da Silva, contou à polícia que ‘Cachorrão’ foi até a casa da vítima, com outros dois homens. Eles teriam chamado a vítima, que dormia no quintal de sua residência e não acordou porque estaria provavelmente sob efeito de bebida alcóolica. O acusado, então, entrou e desferiu um golpe de facão no peito de Francisco, que morreu no local, fugindo em seguida.

A polícia isolou o local do crime até a chegada dos peritos. Diligências da PM e da Polícia Civil foram feitas na região na tentativa de prender os envolvidos. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil (DPC), em Petrolina.

Adolescente é encontrado morto no Loteamento Geovana

adolescente-morto

Um adolescente de 15 anos foi encontrado morto no Loteamento Geovana, em Petrolina, ontem(25). Segundo informações, a vítima – Paulo Thawan de Souza Santana – apresentava vários hematomas pelo corpo, aparentemente causados por pedradas.

Ainda não há informações sobre a motivação e autoria do crime. O corpo da vítima  foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil deve investigar o caso. (foto/reprodução WhatsApp)

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br