Operação reforçará segurança durante Carnaval de Petrolina

O 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Guarda Municipal de Petrolina montaram um esquema de segurança para o Carnaval. A operação começará  neste sábado (25) e prosseguirá até a próxima  terça-feira (28). Durante os quatro dias de carnaval, o batalhão irá atuar com 100 policiais por dia. O policiamento será feito a pé, motorizado e através de patrulhas. O trabalho do 5°BPM  será feito em conjunto com a Polícia Civil.

Já a Guarda Municipal irá atuar com efetivo diário de 35 guardas, em parceria com cinco fiscais de postura e 22 agentes do Grupamento de Segurança Patrimonial (Gasp). Além disso, o planejamento definiu a realização de patrulhas ostensivas a pé no interior e entorno dos Polos Orla e Praça 21 de Setembro, no Centro da cidade.

Esse serviço da Guarda Municipal vai contar ainda com o apoio de três guarnições ordinárias (viaturas) e do Grupo Tático Motorizado (GTM), formado por um trio com motos, além de um trailer que será colocado em ponto estratégico. Uma central de operações será montada no prédio da prefeitura. Enquanto isso, nos polos não oficiais e tradicionais, localizados nos Bairros Areia Branca e Cohab VI/Rio Corrente, quatro guardas a bordo de uma viatura vão fazer a segurança em cada ponto.

Além das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, o Carnaval de Petrolina também vai contar com a presença do 4°Grupamento do Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), Samu, Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e agentes de proteção do Poder Judiciário. (foto/arquivo divulgação)

Fórum vai cobrar implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública em Petrolina

Uma das principais pautas do Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania, promovido pela Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), que acontecerá no próximo dia 10 de março, conforme divulgado pelo Blog, será a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Segundo o presidente da Cubape, Pedro Caldas, a implantação do conselho é uma das sugestões para que sociedade civil e o poder público constituído possam juntos buscar medidas para que Petrolina possa ser uma cidade mais tranquila e menos violenta.

“O primeiro passo estamos dando, que é a sociedade civil provocar as autoridades a discutir um tema recorrente e de urgência na nossa cidade e nosso Estado. Petrolina tem índices de violência preocupantes. Precisamos dispor de uma ferramenta para discutir essa violência exagerada. Já estamos provocando o prefeito Miguel Coelho, apresentamos para ele um projeto para ser encaminhado à Câmara de Vereadores para Petrolina conquistar esse conselho”, disse o presidente.

No fórum serão discutidos o pacto pelos municípios através do Ministério Público; a desigualdade social como contribuição para o aumento da violência, questão da violência contra a mulher e a crise da segurança e as drogas. “Após esse Fórum, iremos debater dentro dos comunidades esse temas para cobrar do governo do estado, a segurança que Petrolina tanto espera”, explicou.

Policiais civis aposentados voltarão a exercer funções administrativas em Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou nesta quinta-feira (23) o decreto 44.146, autorizando que policiais civis aposentados voltem a exercer funções administrativas. Desta forma, os que estão na ativa reforçarão as atividades fins da Polícia Civil (PC), como as investigações criminais. De acordo com o governador, a medida ajudará no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

O decreto prevê que os policiais civis aposentados possam desempenhar os cargos de comissário, agente e escrivão de polícia. Os servidores poderão atender ao público dentro das delegacias, lavrar boletins de ocorrência – entre outras atividades administrativas em geral. Até 800 servidores aposentados poderão ser chamados, após processo seletivo. O prazo para desempenhar as funções será de três anos, prorrogável por igual período. O decreto é regulamentado pela Lei Complementar no. 340, de 22 de dezembro de 2016. As informações são do Governo do Estado.

Dois ex-presidiários são assassinados em Petrolina

Dois homicídios foram registrados no dia de ontem (23) em Petrolina, aumentando os números da violência no início do ano na cidade. A primeira ocorrência aconteceu na área rural. Policiais do 5ºBPM localizaram na manhã de ontem o corpo de Wagner Pereira da Silva, de 26 anos. Ele estava numa estrada de terra entre o N-9 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho e o Vivendas, conforme uma ligação telefônica recebida pelo batalhão. No corpo havia marcas de tiros na cabeça.

Após contato com os familiares da vítima, os policiais tomaram conhecimento que Wagner havia saído de sua residência, no Bairro Mandacaru, zona norte da cidade, por volta das 18h da última quarta (22), sem informar o destino. A vítima é ex-presidiário e já cumpriu pena na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes. Ele estava em regime semiaberto.

O outro homicídio também aconteceu na zona rural, na estrada de acesso ao Povoado de Uruás (canal do Pontal). A vítima foi identificada como sendo Everaldo da Silva Delmondes, 44. Quando os policiais chegaram ao local, já encontraram a vítima sem os sinais vitais. Everaldo, que também era ex-presidiário, teria sido assassinado a tiros – segundo familiares – por um indivíduo que não conseguiram identificar.

Superintendente da Codevasf solicita da PF providências contra invasões em áreas de perímetros irrigados de Petrolina

O superintendente da 3ª Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, esteve nesta quinta-feira, 23, na superintendência da Polícia Federal (PF) em Juazeiro (BA). O gestor foi solicitar providências sobre invasões de áreas nos perímetros irrigados localizados na principal cidade do Sertão pernambucano.

Segundo uma fonte do Blog, as invasões ocorrem especialmente no Perímetro Senador Nilo Coelho e no Pontal. Um mandado de segurança existe desde 2012 para que as terras, que são boa parte de reserva legal de preservação do bioma Caatinga, sejam desocupadas. O Blog apurou ainda que já chega a 709 hectares o total de área de reserva legal invadida e totalmente destruída. Nas invasões, conforme informações, pode-se ver carros como caminhonetes de luxo, estacionadas.

Além de invadir área de reserva legal nos perímetros, os invasores também causam prejuízos para os agricultores legalmente instalados nas terras. Um dos problemas é o rateio da água que vem sendo retirada para atender as áreas ocupadas, em detrimento dos ocupantes legais das áreas irrigadas.

Coordenador da Defesa Civil de Juazeiro é assassinado a tiros em sua residência

O coordenador da Defesa Civil de Juazeiro (BA), Adalberto de Carvalho Gonzaga, 54 anos, foi assassinado no começo da noite desta quinta-feira (23) na casa dele, no bairro Piranga. O portão da garagem  da casa da vítima encontrava- se derrubado.

De acordo com relatos de vizinhos,  o autor do crime estava em uma motocicleta Bros de cor preta, mas ninguém no bairro conseguiu anotar a placa, nem características do assassino.

Adalberto morava com a esposa e dois filhos de, respectivamente, 29 e 23 anos. Segundo outro filho da vítima, Marcos Rondinelli Silva Gonzaga, 25 anos, que não morava com o pai, ele desconhece os motivos para que alguém quisesse matar Adalberto.

Deficiente é assassinado e filhos menores ficam baleados em Salgueiro

Uma onda de violência tem assustado os moradores de Salgueiro (PE), no Sertão Central. Segundo informações, três homicídios foram registrados na cidade em menos de cinco dias. O último crime ocorreu na noite de ontem (22), próximo ao Ceasa. Um deficiente de 31 anos morreu e seus dois filhos, de 12 e 5 anos, foram baleados.

Ainda segundo informações, Janilson Ricarte Neto foi morto por dois homens numa motocicleta. Os elementos chegaram e efetuaram vários tiros contra as vítimas. Os filhos de Janilson foram socorridos, mas o estado de saúde deles não foi informado. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Ninguém foi preso.

Trânsito de Petrolina terá reforço de equipes da AMMPLA e do 5º BPM durante Carnaval

O trânsito de veículos durante os dias de Carnaval em Petrolina será reforçado. Para garantir a segurança dos foliões e evitar acidentes, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) montou um esquema especial de monitoramento, que inclui o apoio de agentes de trânsito.

A operação terá 40 agentes da AMMPLA e 30 policiais militares do Pelotão de Trânsito do 5º Batalhão.

Além disso, 35 policiais da Guarda Civil reforçarão a segurança durante os dias da festa.

Ruas interditadas

Desde ontem (21) a prefeitura, por meio da AMMPLA, iniciou a interdição das vias públicas nos focos de folia.

No Polo Centro, o bloqueio começou ontem. A Avenida Joaquim Nabuco (trecho da Avenida Cardoso de Sá até a Rua Coronel Rabelo Padilha) e a Rua Aristarco Lopes estão interditadas. Segue assim até o dia 25, às 14h.

No sábado (25), a partir das 14h até o dia 1º de março, às 14h, a interdição será realizada nos seguintes locais: Avenida Joaquim Nabuco (trecho da Cardoso de Sá até a Avenida Guararapes); Rua Aristarco Lopes; Ruas Cel. Rabelo Padilha, João Alfredo, Dr. João Pessoa, Manoel Clementino, Dr. Júlio de Melo e a rua lateral à Prefeitura, todas nas proximidades da Praça 21 de Setembro.

No Polo Rio Corrente, no sábado e domingo (26), a partir das 20h às 3h da manhã; a Avenida 2 (em frente ao Colégio Simão Durando); e as Ruas 5 e 6 serão interditadas.

No Polo Cohab VI, a partir de sábado, das 17h até a segunda-feira (27), às 2h da manhã, os locais interditados serão as Ruas do Sapoti (da Rua das Amélias até a Rua Maria Costa Reis); da Pitomba; do Umbu; da Seriguela; do Caqui; e do Coco Verde.

No Polo Loteamento Recife, a partir de sábado, das 18h até segunda de Carnaval, às 2h da manhã, acontecerá a interdição no cruzamento entre a Rua 31 e a Avenida 1.

E no Polo Areia Branca, apenas no domingo (26), das 14h até às 2h da manhã, a Avenida São Francisco (a partir da Rua do Juazeiro, no sentido oposto ao Bodódromo, e entrada do Bodódromo); Ruas da Amorosa; do Cacto; e do Umbuzeiro serão interditadas para a folia. (foto: Ascom PMP)

Homem é achado morto com os pés e mãos amarrados em Juazeiro

O corpo de um homem foi encontrado num matagal próximo ao Distrito Industrial de Juazeiro (BA), no final da manhã de hoje (22). Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima estava com os pés e as mãos amarrados e um pedaço de madeira introduzido no ânus, além de vários hematomas pelo corpo.

Ao lado do cadáver foi encontrado uma mochila e alguns pertences, que seriam da vítima. A PM também informou a este Blog que a vítima estava com uma camisa envolta do pescoço. O cadáver foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). A identidade do homem ainda é desconhecida, bem como a autoria do crime. (foto/reprodução WhatsApp)

Paulo Câmara dispensa Forças Armadas para Pernambuco

O governador Paulo Câmara (PSB) descartou durante coletiva de imprensa, na noite desta terça-feira (21) no Palácio do Campo das Princesas, o envio das Forças Armadas para Pernambuco, no intuito de ajudar a combater a violência que tem assustado a população nos últimos dias. De acordo com o governador, as polícias do Estado já estão empenhadas em prender os bandidos.

“Não há necessidade (das Forças Armadas). As polícias estão cumprindo o seu papel. Não vamos nos omitir. Sempre que precisar vamos convocar também as forças federais. Mas, nesse caso, agimos, evitamos um dano maior, nossa polícia respondeu com muita determinação, muita coragem e a gente sabe que tem uma nova etapa de prender essas pessoas”, afirmou Paulo Câmara, citando o assalto cinematográfico a uma empresa de valores da zona oeste do Recife, na madrugada de terça, que o fez interromper sua agenda em São Paulo.

O governador cobrou o envolvimento dos entes federativos no combate a esses grupos e ao tráfico de armas. “Já tinha visto isso em outros Estados. São marginais muito bem armados, com armas de controle exclusivo, que não são encontradas no Brasil. Temos que atuar de forma federativa e evitar a entrada de tantas armas no País. Do cunho que a gente viu hoje, fuzis e armas que podem derrubar, inclusive, helicóptero, pelo que me passou a polícia”, afirmou Paulo.

O socialista também condenou a atuação da bancada da oposição na Assembleia Legislativa, afirmando, inclusive, que alguns integrantes incitaram uma greve em dezembro. Nesta terça-feira (21), a bancada protocolou um documento em que defende que o Governo peça o envio da Força Nacional. “A oposição tem provocado, de alguma maneira, fatos que não são bons para a segurança pública”, frisou Câmara. O governador acrescentou que o esquema de policiamento no Carnaval sofreu um incremento de pessoal de 12% e que a população não deve se preocupar.

“Vamos ter a presença da polícia. Vamos garantir a paz”, registrou o governador. (Com informações do Portal da Folhape)

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br